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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e demográfica. As particularidades do espaço agrário. Políticas de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro. Classes sociais e Estado. Questões socioambientais e políticas. Especificidades dos espaços intrarregionais. As funções da região Nordeste no contexto contemporâneo.
JUSTIFICATIVA
A região conhecida como Nordeste no escopo da divisão territorial do Brasil se constituí como ponto de partida para o processo de ocupação humana e econômica como primeira zona de povoamento, privilegiada pela presença de condições naturais, uma faixa litorânea bastante recortada, ideal para a navegação de cabotagem e o relevo plano próximo ao mar. Base da economia colonial, o Nordeste se constrói enquanto região ao longo dos séculos XIX e XX, como uma região problema, resultado de uma conjunção entre problemas naturais, ambientais, sociais e políticos que culminou na expressão de uma intensa desigualdade social que permanece ao longo do século XXI. Entender o Nordeste, como problema e como questão regional é de suma importância para a compreensão dos processos de formação do território brasileiro.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Nordeste do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. ESTRUTURAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL: NATUREZA E SOCIEDADE
1.1 - Aspectos fisiográficos da região Nordeste
1.2 - A formação territorial do Nordeste e a questão regional
1.3. A regionalização do espaço nordestino
1.4. A questão Nordeste: o "problema" da seca
2. DINÂMICAS ECONÔMICAS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL
2.1. A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.
2.2. A questão agrária: coronelismo e conflitos fundiários
2.3. A questão macroeconômica regional
3. ESPECIFICIDADES DOS ESPAÇOS INTRAREGIONAIS E REGIONALISMO
3.1. Desigualdades interregionais: onde se encontra o Nordeste?
3.2. Desigualdades intrarregionais: entre a pobreza e a riqueza, o meio-ambiente
4. POLÍTICAS PÚBLICAS E O PAPEL DO ESTADO NA REGIÃO NORDESTE
4.1. A questão regional e o planejamento
4.2. As experiências de planejamento
4.2.1. O combate a seca: o papel do Dnocs
4.2.2. O Rio São Francisco como espaço de intervenção
4.2.3. O GTDN e a Sudene: as escalas de intervenção
4.2.4. A crise do planejamento e a NOVA SUDENE
5. NORDESTE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
5.1 - O Nordeste e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.
5.2 - Economia, política, gestão e funções.
5.3 - Inserção no meio técnico-cientifico informacional
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado no formato remoto, referente ao período 1º semestre de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020;
Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorreram todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas e os materiais de aula (textos, slides, vídeos, etc);
O link de acesso a sala virtual é: https://cutt.ly/PklgYbD
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quartas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).
O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, ulizando seu email instucional (@ufu.br).
As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf
Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo estas orientações: https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
Após a matrícula aprovada, o discente deverá preencher o seguinte cadastro: https://forms.gle/CzyD5vNW3JXfQgzN9 até às 18 horas do dia 26 de fevereiro de2021.
A carga horária da disciplina será integralmente ofertada de forma remota, na modalidade síncrona, seguindo o cronograma abaixo:
DATA |
HORÁRIO |
CONTEÚDO |
PLATAFORMA |
---|---|---|---|
01/03 |
08h - 11h30m |
Apresentação da disciplina e dinâmica de trabalho e avaliações |
Microsoft Teams |
08/03 |
08h - 11h30m |
1.2. A formação territorial do Nordeste e a questão regional |
Microsoft Teams |
15/03 |
08h - 11h30m |
1.3. A regionalização do espaço nordesno |
Microsoft Teams |
22/03 |
08h - 11h30m |
2.1. A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população. |
Microsoft Teams |
29/03 |
08h - 11h30m |
2.3. A questão macroeconômica regional |
Microsoft Teams |
05/04 |
08h - 11h30m |
3.1. Desigualdades interregionais: onde se encontra o Nordeste? |
Microsoft Teams |
12/04 |
08h - 11h30m |
AVALIAÇÃO PARCIAL |
Microsoft Teams |
19/04 |
08h - 11h30m |
4.1. A questão regional e o planejamento |
Microsoft Teams |
26/04 |
08h - 11h30m |
4.2.2. O Rio São Francisco como espaço de intervenção |
Microsoft Teams |
03/05 |
08h - 11h30m |
4.2.3. O GTDN e a Sudene: as escalas de intervenção |
Microsoft Teams |
10/05 |
08h - 11h30m |
4.2.4. A crise do planejamento e a NOVA SUDENE |
Microsoft Teams |
17/05 |
08h - 11h30m |
5.1 - O Nordeste e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil. |
Microsoft Teams |
24/05 |
08h - 11h30m |
DEBATE DA OBRA "VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos" |
Microsoft Teams |
31/05 |
08h - 11h30m |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS |
Microsoft Teams |
07/06 |
08h - 11h30m |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS |
Microsoft Teams |
14/06 |
08h - 11h30m |
AVALIAÇÃO FINAL |
Microsoft Teams |
A aferição do aproveitamento e da assiduidade será realizada no ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido, pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento será medido conforme disposto no item a seguir, 7. AVALIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO TEMÁTICO
1. o trabalho poderá ser realizado, individual ou em dupla.
2. a entrega de um texto do trabalho é obrigatório e as orientações especificas serão apresentadas posteriormente
3. a apresentação será virtual, no formato de slides e o tempo será dividido de acordo com a quantidade de trabalhos
4. os temas dos trabalhos deverão estar de acordo com o conteúdo da disciplina
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO |
ATIVIDADE |
VALOR |
1 |
Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo referente aos itens 1.1 a 3.2 |
20,0 |
2 |
Debate da obra "Vidas Secas" - apresentação de questões e resumos |
20,0 |
3 |
Apresentação dos trabalhos temáticos |
20,0 |
4 |
Avaliação de questões objetivas sobre o conteúdo total da disciplina |
40,0 |
BIBLIOGRAFIA
OBSERVAÇÃO: Toda a bibliografia estará disponível na Plataforma Microsoft Teams
Básica
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Ensaios sobre desenvolvimento brasileiro: Heranças e urgências. Rio de janeiro: REVAN, 2000
FURTADO, Celso. Uma política de desenvolvimento para o Nordeste. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, v. 1, 1, dez. P. 12-19. 1981
GRUPO DE TRABALHO DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1959. 97 p.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma (re)ligião. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Editora Record, 2005
Complementar
ARAÚJO, Tânia Bacelar de. Nordeste, nordestes: Que nordeste? Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte013.html
CASTRO, Iná Elias de. O mito da necessidade: Discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992
SUDENE. I Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1961-1963. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.
SUDENE. II Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1963-1965. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.
SUDENE. III Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1966-1968. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.
SUDENE. IV Plano diretor de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, 1969-1973. Recife: Sudene. Divisão de Documentação. 1961.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2021, às 23:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2546525 e o código CRC C387A278. |
Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 | SEI nº 2546525 |