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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
A redação de um trabalho monográfico é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado do levantamento, pesquisa e análise de fontes históricas que o graduando torna-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Capacitar o aluno para o desenvolvimento do trabalho monográfico em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico - metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e da análise das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Escrever os primeiros capítulos do trabalho de conclusão de curso desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. - Refletir sobre temas e problemáticas encontradas nas fontes pesquisadas que podem ter desdobramentos em trabalhos posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino. |
PROGRAMA
Unidade I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
Unidade II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.
Unidade III – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
METODOLOGIA
Reuniões periódicas com os alunos. Apontamentos e correção dos projetos de pesquisa.
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pela participação nas reuniões (I) e pela redação ao final do curso de uma versão da introdução e do primeiro capítulo do TCC (II). Cada uma das avaliações (I e II) terá o valor total de cinquenta (50) pontos. A média aritmética entre as pontuações obtidas comporá o resultado final.
No tocante à avaliação de recuperação, @s discentes poderão vir a apresentar seminários individuais (valendo de 0,00 a 50,0), para substituir a nota mais baixa.
Ressaltamos que apenas @s discentes que não atingiram a nota mínima para ser aprovado na disciplina é que terão direito à recuperação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004.
DOSSE, François. A história. Bauru/SP, EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
Complementar
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
OMNES, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
VAINFAS, R.; CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Coordenador(a), em 14/05/2022, às 04:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3598912 |