UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1V - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4522 - ppgac@iarte.ufu.br - www.iarte.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 7° REUNIÃO/2022 DA(O) COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 26 de setembro de 2022, às 14 horas e 10 minutos, através da plataforma Teams, teve início a 7° reunião ordinária do Colegiado, estando presentes os Professores José Eduardo de Paula, Jarbas Siqueira Ramos, Fernando Manoel Aleixo e Renata Meira, os representantes discentes Alexandre Roiz e Whander Alípio, e a secretaria Aline Oliveira da Cruz. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes: 1.1. Resultado da avaliação da quadrienal. Está liberado para consulta dos PPG's e para ampla divulgação, desde o dia 16/09/2022, o resultado da avaliação CAPES da quadrienal 2017 - 2020; o PPGAC-IARTE/UFU se manteve com nota 3. 1.2. Assinaturas das atas pelos PPG's/IARTE. Em reunião ocorrida em 23/08/2022 com os Coordenadores do PPGMU e do ProfArtes, os Profs Daniel Luis Barreiro e Rosimeire Gonçalves dos Santos, compartilhamos os procedimento adotados para as assinaturas das atas das reuniões de colegiado; foi informado que as atas do PPGMU são assinadas ao término de cada reunião; no ProfArtes, as atas são assinadas no mês consecutivo, dado o caráter nacional e de vínculo com outras IES's; tais informações indicam que o procedimento adotado no PPGAC, qual seja, de assinar as atas assim que estiverem finalizadas, apreciadas e aprovadas pelos membros do colegiado e demais participantes, serão assinadas imediatamente para os processos dela decorrentes possam ter o devido andamento. 2. Pontos de Pauta: 2.1. Espaço físico para as secretarias e coordenações dos programas. O Prof. Eduardo apresentou ao Colegiado o arranjo definido entre os demais coordenadores de pós-graduação do IARTE acerca da reformulação do espaço físico da seguinte forma: PPGMU - sala 5/Bloco 1V; PPGAC - sala 202A/Bloco 5M; ProfArtes - sala “das coordenações”/Bloco 1V; a Prof. Renata Meira trouxe a memória da construção do Bloco 5M, o qual, em seu projeto, definia o uso do prédio para pesquisa e propôs um debate acerca da temática; após debates e, considerando que a proposta representa uma busca das coordenações para otimização e aprimoramento do espaço físico destinado a gestão e administração dos programas, o Colegiado se manifestou favorável a proposta de manutenção e ocupação da secretaria e coordenação do programa na sala 202 do Bloco 5M, por 4 votos, com uma abstenção; o Colegiado definiu, ainda, que esta decisão seja encaminhada às instâncias superiores para a devida formalização. 2.2. Atas de qualificação. Emerson Douglas Alves de Lira 23117.052442/2022-43), Hellen Cristina B. Souza (23117.048771/2022-90), Leandro Alves (23117.053623/2022-97). Após apreciação, as atas foram aprovadas por unanimidade. 2.3. Requerimento de banca de defesa. Hellen Cristina B Souza (23117.068312/2022-22). Aprovado por unanimidade. 2.4. Aprovação dos planos de ensino. 2.4.1. Requerente: José Eduardo de Paula e Juliana Soares Bom-Tempo. Considerando que o plano ainda está em fase de elaboração, o Colegiado, por unanimidade, indefere o pedido de aprovação e solicita que seja encaminhado para apreciação na próxima reunião. 2.4.2. Requerente: Jarbas Siqueira. Após apreciação, o plano foi aprovado por unanimidade; 2.4.3. Requerente: Mara Leal. Após apreciação, o plano de ensino foi aprovado por unanimidade. 2.5. Aprovação dos ad referendum: 2.5.1. Ata de exame de qualificação de Sâmara Batista Almeida (SEI/PPGAC 23117.021635/2022-52); 2.5.2. Requerimento de constituição de banca de qualificação Leandro Alves (SEI/PPGAC23117.053623/2022-97); após apreciação, os ad referendum foram aprovados por unanimidade. 2.6. Parecer da Comissão de Ranqueamento para distribuição de bolsas/PPGAC acerca do pedido de reclassificação do discente  Washington de Paula e Silva; o ponto de pauta resta prejudicado, uma vez que não foi encaminhado o parecer da comissão, devendo ser submetido na próxima reunião. 2.7. Solicitação de apoio para compra de passagens aéreas  para participar da XI Reunião Científica da ABRACE, que acontecerá em Rio Branco, AC, de 12 a 15 de novembro deste ano. Requerente: Prof. Daniele Pimenta. Considerando a importância da representação de um docente do Programa no evento da Abrace - evento de maior relevância da área - e levando em consideração o período do evento e a verba disponível no PROAP do PPGAC, o Colegiado, por unanimidade, autoriza a disponibilização de auxílio no valor de 03 (três) diárias e orienta que as passagens sejam pleiteadas junto a PROPP. 2.8. Requerimentos de estágio de docência na Graduação. Requerentes: Whander Alípio e Julia. Após análise, os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Entretanto, considerando o descompasso entre os calendários da Pós-Graduação e da Graduação, destaca-se que as disciplinas serão ofertadas e disponibilizadas no histórico das discentes no próximo semestre (2023/1). 2.9. Pedido de apoio financeiro para participação na 11° Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas e 2° Colóquio de Pesquisa em Artes nas escolas (UFPP), entre os dias 03 e 05 de novembro de 2022. Requerente: Camila Amuy, por intermédio da representação discente (SEI/PPGAC 23117.072559/2022-43). Considerando a importância de incentivo à produção e participação discente do Programa nesses eventos, o Colegiado deferiu por unanimidade a concessão do valor de duas (02) diárias a título de apoio. 2.10. Elaboração da pauta para a Assembleia PPGAC de 17/10/2022. Após debates, ficou definida a seguinte pauta para a Assembleia. (1) apresentar o resultado da avaliação quadrienal 2017 - 2020/CAPES, (2) contextualizar a elaboração dos relatórios e a forma de preenchimento da plataforma, (3) acolher as proposições da assembleia, (4) Indicação de nomes para: (4.1) Comissão Permanente de Autoavaliação do Programa e Planejamento Estratégico; (4.2) Subcomissões para coleta de dados e preenchimento da plataforma Sucupira (ano base 2021). Às 17h10 foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Aline Oliveira da Cruz, pelo Prof José Eduardo De Paula, na qualidade de Presidente, e pelos demais membros participantes.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Eduardo de Paula, Presidente, em 28/09/2022, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernando Manoel Aleixo, Membro de Colegiado, em 28/09/2022, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Renata Bittencourt Meira, Membro de Colegiado, em 03/10/2022, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Membro de Colegiado, em 29/11/2022, às 22:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3949429 e o código CRC EA197E06.




Referência: Processo nº 23117.071162/2022-34 SEI nº 3949429