UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

LABORATÓRIO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE FÍSICA

Código:

IINFIS39025

Período/Série:

PERÍODO

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60 horas

Total:

60 horas

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lucio Pereira Neves

Ano/Semestre:

2022/01

Observações:

 

 

EMENTA

1. Produção de Raios X, 2. Interação da radiação com a matéria, 3. Contador Geiger-Müller, 4. Estatística de contagem e distribuição de Poisson, 5. Lei de decaimento radioativo

JUSTIFICATIVA

Discplina obrigatória do PERÍODO.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudar experimentalmente alguns dos conceitos envolvidos em física das radiações, e introduzir experiências sobre dosimetria das radiações.

Objetivos Específicos:

1. Produção de raios X; 2.  Interação da radiação com a matéria; 3. O contador Geiger-Müller; 4. Estatística de contagem e distribuição de Poisson; 5. Lei de decaimento radioativo.

PROGRAMA

1. Produção de raios X

1.1 Ionização do ar

1.2 Fluorescência de raios X

2.  Interação da radiação com a matéria

2.1 Lei de atenuação do feixe

2.2 Princípios físicos da formação de imagens

3. O contador Geiger-Müller

3.1 Determinação da voltagem de operação do contador

3.2 Determinação do tempo morto do contador

4. Estatística de contagem e distribuição de Poisson

5. Lei de decaimento radioativo

5.1 Determinação do tempo de meia-vida

5.2 Relação de equilíbrio entre radioisótopos pai-filho

METODOLOGIA

As aulas serão apresentadas na forma de seminários, empregando data-show e quadro. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.

Em cada aula, os alunos têm a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre os alunos e o professor. Serão discutidos temas práticos, com aplicações no cotidiano dos alunos.

Disponibilização de material didático e listas de exercícios: Serão disponibilizados para os alunos arquivos PDF por meio de uma pasta criada no canal Microsoft TEAMS. Esta plataforma será usada como auxiliar do curso.

Atividades Complementares Assíncronas: Listas de exercícios e roteiros de estudos passados aos alunos por plataforma eletrônica de ensino (Microsoft TEAMS).

Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):

1.      Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;

2.      Acesse: http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br

3.      Siga as instruções de cadastro;

4.     Envie um e-mail para o docente da disciplina (lucio.neves@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS.

No total, serão ministradas 68 horas-aula presenciais e 4 horas-aula assíncronas (considerando as 17 semanas de aulas, conforme calendário acadêmico aprovado pela Resolução 56/2022 do CONGRAD (3846669)).

AVALIAÇÃO

Serão empregados os seguintes métodos de avaliação:

1. Relatórios entregues semanalmente.

2. Duas provas, a serem realizadas e momentos distintos do curso.

3. A nota final (NF) será calculada como a média aritmética simples dos relatórios semanais, com peso de 30%, e a média aritmética simples das provas, com peso de 70%.

4. Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA), conforme o disposto no Art. 141. da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022:

Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

5. Caso o discente realize a AARA, a nova nota final (NF2) será calculada como a média aritmética simples entre a NF e a AARA.

BIBLIOGRAFIA

Básica

HELENE, O.A.M.; VANIN, V.R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. 2.ed. São Paulo: E. Blucher, 1991.

JOHNS, H.E.; CUNNINGHAM, J.R. The physics of radiology. 4.ed. Springfield, Illinois: C. C. Thomas, 1983.

KNOLL, G.F. Radiation detection and measurement. 4.ed. Hoboken, N.J.: John Wiley, 2010.

Complementar

ATTIX, F. H. Introduction to radiological physics and radiation dosimetry. Weinheim, GE: Wiley-VCH, 2004. 

EISEBERG, R.; RESNICK, R. Física quântica: átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

MARTIN, J. E. Physics for radiation protection. 2.ed. Weinheim, GE: Wiley-VCH. 2006.

MELISSINOS, A. C.; NAPOLITANO, J. Experiments in modern physics. 2.ed. San Diego: Academic, 2003.

TAYLOR, J.R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucio Pereira Neves, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/09/2022, às 19:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060094/2022-88 SEI nº 3888522