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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Dispositivos e técnicas de acionamento de motores elétricos.
JUSTIFICATIVA
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre o comportamento dos motores elétricos em função das necessidades mecânicas de conjugado e velocidade, das perturbações elétricas da fonte supridora de energia e das condições ambientais adversas, bem como estabelecer critérios para selecionar, de acordo com o regime de trabalho e características específicas de cada acionamento, o tipo e a potência do motor mais adequado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
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Objetivos Específicos: |
Dispositivos e Diagramas de Comando e Proteção de Motores Elétricos
Dinâmica dos Acionamentos Elétricos
Características Mecânicas de Motores de Corrente Alternada
Seleção e Aplicação de Motores Elétricos
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PROGRAMA
METODOLOGIA
Técnicas de Ensino:
Aulas síncronas dialogadas e expositivas, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos da disciplina. A plataforma previamente escolhida e preparada é o Microsoft Teams; caso haja necessidade, haverá troca da plataforma.
Aulas práticas serão realizadas na forma assíncrona em forma de estudos dirigidos, simulações e trabalhos de pesquisa;
Atividades em grupo envolvendo simulações computacionais e resolução de exercícios
Cronograma de Desenvolvimento do Programa
Aulas Teóricas Síncronas
no das Aulas |
Conteúdo |
01 |
Introdução: Apresentação do plano de ensino e do sistema de avaliação |
02 |
Simbologia e diagramas de comando de motores elétrico |
03 |
Dispositivos de comando e proteção de motores elétricos |
04 |
Dispositivos de partida de motores elétricos |
05 |
Características mecânicas de diversas cargas |
06 |
Redução de conjugados ao eixo do motor |
07 |
Cálculo aproximado de tempo de partida |
08 |
Características de conjugado dos motores de indução trifásicos |
09 |
Cálculo aproximado dos parâmetros do circuito equivalente através dos dados nominais |
10 |
Análise de desempenho dos motores de indução trifásicos sob alimentação desequilibrada |
11 |
Frenagem regenerativa em MIT aplicação no acionamento de elevadores |
12 |
Frenagem com injeção de corrente contínua, reversão de velocidade |
13 |
Perdas de energia no motor devido aos processos transitórios |
14 |
Regimes de trabalho normalizados para os motores elétricos, dimensionamento para o regime permanente. |
15 |
Aquecimento e arrefecimento dos motores elétricos, efeito da temperatura ambiente e efeito de altitude |
16 |
Dimensionamento de motores elétricos considerando partidas e frenagens elétricas |
17 |
Avaliação escrita: Valor: 20,0 pontos |
18 |
Avaliação na forma de apresentação: Valor: 20,0 pontos |
Aulas práticas assíncronas
no das Aulas |
Conteúdo |
01 |
Dispositivo eletromagnético de partida de MIT e Partida direta |
02 |
Partida direta com reversão do MIT |
03 |
Chave estrela triângulo convencional sem reversão |
04 |
Chave estrela triângulo automática com reversão |
05 |
Chave estrela triângulo automática com reversão utilizando CLP |
06 |
Dispositivo eletrônico de partida suave para MIT “SOFTSTARTER” |
07 |
Conversor eletrônico de tensão e frequência PWM |
08 |
Avaliação prática – síncrona: Valor: 10,0 pontos |
09 |
Avaliação prática – síncrona: Valor 10,0 pontos |
AVALIAÇÃO
Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
1 Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas (aulas teóricas + aulas práticas) que será verificada através de verificação oral ou listagem da aula síncrona no Microsoft Teams.
2 Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
· Duas avaliações da parte teórica da disciplina, em datas marcadas nos primeiros dias de aulas, sendo atribuído à primeira prova o valor de 20 pontos, à segunda o valor de 20 pontos;
· Prova de habilidade técnica individual envolvendo aplicação de comandos elétricos em sistemas de acionamentos de motores elétricos – valor 10 pontos;
· Apresentação de 05 (cinco) relatórios técnicos sobre chaves de partida do motor de indução trifásico apresentadas nos roteiros de laboratório assíncrono – valor 10 pontos cada;
Datas das avaliações marcadas no dia 26/10/2020:
Avaliação teórica escrita: 07/12/2020 Apresentação: 08 a 22/12/2020
Apresentação prática: 09 a 23/12/2020
Datas das entregas dos trabalhos práticos
Os relatórios deverão ser entregues na semana subsequente à entrega dos roteiros.
Observações:
1 Avaliações da parte teórica, dividida em duas partes:
· Primeira: A avaliação será feita online com a duração de duas horas-aula (100 minutos) para a elaboração da solução. O arquivo deverá ser enviado para a área de arquivos da plataforma Microsoft Teams (20,0 pontos);
· Segunda: Uma questão será sorteada e o estudante deverá apresentar na plataforma Microsoft Teams (20,0 pontos).
2 Relatórios das atividades práticas avaliativas
· Os relatórios deverão ser escritos de acordo com os padrões usuais para relatórios técnicos e entregues na aula subsequente à relativa ao relatório.
3 Avaliação prática de habilidade técnica
· Esta avaliação consiste da aplicação prática de conhecimentos de acionamentos elétricos utilizando o software de simulação de comandos e aplicação prática da solução.
5 As datas e horários das provas são marcados no início do curso e poderão ser mudados, desde que 100% dos alunos matriculados no curso estejam de acordo
Todas as comunicações e divulgações de notas serão feitas na área de chat do Microsoft Teams para esta disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Bibliografia Básica:
1. BIM, EDSON – Maquinas Elétricas e Acionamento 2a ed., Campus, Elsevier, Rio de Janeiro 2012
2. MAMEDE FILHO, J. Instalações Elétricas Industriais – 7ª ed., LTC, Rio de Janeiro, 2007
3. VAZQUEZ, J. R. Maniobra, Mando y Control Electricos, Ediciones CEAC, Barcelona, Espanha, 1982.
4. FITZGERALD, A. E. Electrical Machinery, McGraw-Hill, New York, EUA, 1992.
5. FRANCHI, C. M. Acionamentos Elétricos – 4a ed., Editora Érica, São Paulo, 2008
6. LANDER, C. W. Eletrônica Industrial, Makron Books São Paulo, 1997.
7. Catálogos de Fabricante: WEG, SIEMENS, TELEMECANIQUE e outros
Complementar
1. SISKIND, C. S. Electric Control Systems in Industry, McGraw-Hill, New York, EUA, 1980.
2. CHILIKIN, M. Accionamientos Electricos, Editorial Mir, Barcelona, Espanha, 1978.
3. KOSOV, I. L. Control de Máquinas Electricas, Reverté S. A, Barcelona, Espanha, 1977.
4. LYSHEVSKI, S. E. Electromechanical Systems, Electric Machines, and Applied Mechatronics, CRC Press, 1999.
5. DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas, Prentice-Hall do Brasil, São Paulo, 1994.
6. GRAY, C. B. Electrical Machines and Drive Systems, John Wiley & Sons, New York, EUA, 1988.
7. NASAR, S. A. Electromechanics and Electric Machines, John Wiley & Sons, New York, EUA, 1984.
8. MURPHY, J. M. D.; TURNBULL, F. G. Power Electronic Control of AC Motor, McGraw-Hill, New York, EUA, 1985.
9. https://www.youtube.com/channel/UCc39T86eiy5k_Hi3Al5nDEw
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Luciano Coutinho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2287376 |