UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Conversão de Energia e Máquinas Elétricas

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT36501P

Período/Série:

Turma:

T1, T2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

15

Total:

15

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Giordanni da Silva Troncha

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

A disciplina será ministrada em conformidade com as Resoluções N° 25/2020 e 11/2021 do CONGRAD.

 

EMENTA

Operação e aplicações de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. Fornecer aos alunos os conceitos teóricos básicos a respeito de transformadores e de máquinas elétricas rotativas preparando-os para aprofundamentos futuros sobre esses assuntos.

JUSTIFICATIVA

Preparar os estudantes de Engenharia Elétrica sobre os fenômenos elétricos e magnéticos que fundamentam o princípio de funcionamento de transdutores eletromecânicos e das máquinas elétricas estáticas e rotativas. Desenvolver/Aprimorar táticas de ligação de máquinas elétricas em uma instalação elétrica, assim como, entender o seu comportamento. Além disso, o desenvolvimento de práticas pertencentes ao núcleo básico de conhecimento, necessário aos profissionais destas áreas da Engenharia.  Ressalta-se que as experiências vivenciadas no ambiente laboratorial desta disciplina, além de promover o contato do estudante com os diversos equipamentos de medição e elementos de transdutores e máquinas, associados às práticas profissionais, irão alicerçar o aprendizado de grande parte das disciplinas técnicas obrigatórias à formação dos engenheiros destas áreas de conhecimento.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a compreender os princípios básicos da transformação e conversão de energia por meio de conceitos apresentados em aulas práticas.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

1. Identificar, analisar, comparar e especificar transdutores, transformadores e máquinas elétricas a partir de suas conceituações;

2. Solucionar problemas e propor aplicações que envolvam os princípios de funcionamento de transdutores, transformadores e máquinas elétricas.

3. Realizar a ligação de máquinas elétricas em instalações elétricas.

PROGRAMA

1. FENÔMENOS FÍSICOS;

2. CICLO DE HISTERESE E CORRENTE A VAZIO;

3. POLARIDADE DE TRANSFORMADORES;

4. ENSAIO A VAZIO E DE CURTO CIRCUITO EM TRANSFORMADORES;

5. RENDIMENTO E REGULAÇÃO EM TRANSFORMADORES;

6. BALANÇO DE ENERGIA;

7. MÁQUINAS ELÉTRICAS;

METODOLOGIA

Técnicas de Ensino

Diante da situação que a sociedade se encontra e respeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Governo Federal, e ainda, atendendo a RESOLUÇÃO Nº 25/2020, do CONGRAD, serão adotadas aulas apenas de caráter remoto em duas modalidades a se saber:

A primeira modalidade é a assíncrona, ou seja, aulas contendo a gravação em vídeo da montagem dos experimentos no laboratório ou vídeo aulas ilustrativas, bem como roteiros, guia para composição de relatório e documentos afins.  Embora seja uma disciplina de conteúdo prático, simuladores computacionais serão utilizados para reprodução da montagem experimental, interpretação e análise dos resultados. Esta modalidade compreenderá aulas extras para ajuda com as ferramentas computacionais e gravação de experimentos em laboratório.

Já a segunda modalidade é a síncrona (Online em plataforma Google Meet ou Microsoft Teams). Esta modalidade tem como foco principal sanar as dúvidas dos estudantes quanto ao conteúdo apresentado via aulas assíncronas, complementar o conteúdo abordado, além de dar suporte para a composição dos relatórios propostos. A modalidade ao vivo, ocorrerá de 15 em 15 dias (quinzenal), na terça-feira das 14h50 às 16h30.

Ao todo serão 15 horas, sendo 10 (cinco) horas na modalidade Síncrona e 5 (dez) horas na modalidade assíncrona.

Para atendimento em outros horários entrar em contato por e-mail.: giordannitr.93@ufu.br.

Cronograma de desenvolvimento do conteúdo:

Semana

CONTEÚDO

13/07/2021

Apresentação do curso

Fenômenos Físicos

Atendimento – relatório 1

Entrega do relatório 1

Histerese e corrente à vazio

Atendimento – relatório 2

Entrega do relatório 2

Ensaio a vazio e em curto-circuito

Atendimento – relatório 3

Entrega do relatório 3

Rendimento e Regulação de transformadores

Atendimento – relatório 4

Entrega do relatório 4

Balanço energético

10ª

Atendimento – relatório 5

11ª

Entrega do relatório 5

11ª

Campo magnético girante nas máquinas elétricas

12ª

Atendimento – relatório 6

13ª

Entrega do relatório 6

13ª

Máquinas de corrente contínua

14ª

Atendimento – relatório 7

15ª

Entrega do relatório 7

16ª

Atendimento – Estudo de Caso

26/10/2021

Estudo de Caso e vista das atividades

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas serão distribuídas da seguinte forma:

1) Estudo de Caso (total de 40 pontos):

O Estudo de Caso será composto dos conteúdos abordados nos relatórios, bem como de desafios práticos e de modelagem computacional dos assuntos correlatos à disciplina.

P1 – Valor de 40 pontos

2) Relatórios (total de 60 pontos):

Os relatórios devem ser enviados até as 23h59min das datas estipuladas no cronograma para o e-mail giordannitr.93@ufu.br e compreendem a seguinte pontuação a se saber.

RE01 – Valor de 10 pontos

RE02 – Valor de 10 pontos

RE03 – Valor de 10 pontos

RE04 – Valor de 10 pontos

RE05 – Valor de 10 pontos

RE06 – Valor de 10 pontos

As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

Roteiro de laboratório disponibilizado pelo professor;

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6. ed. Bookman, 2006.

STEPHEN J. CHAPMAN. Fundamentos de Máquinas Elétricas. McgrawHill. 2013

DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, c1994.

BOFFI, L. V. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.

Complementar

SIMONE, G.A. e CREPPE, R.C. “Conversão Eletromecânica de Energia - Uma Introdução ao Estudo”. São Paulo: Editora Érica, 1999.

ELLISON, A. J. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Polígono, 1972.

KOSOW, I. L. Máquinas Elétricas e Transformadores. Tradução de Felipe Luiz Ribeiro Daiello e Percy Antonio Pinto Soares. 6a edição. Rio de Janeiro: Globo, 1986.

NASCIMENTO JR, G.C. Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. São Paulo: Editora Érica, 4ª Edição, 2011.

BIRD, J. – “Circuitos elétricos-Teoria e tecnologia”, 3ª. edição, Elsevier Ltda, 2009.

BOYLESTAD, R.L. – “Introdução à análise de circuitos, 10ª. edição, PrenticeHall, 2004;

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giordanni Silva Troncha, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 25/06/2021, às 16:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2863669