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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Professor(A): |
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EMENTA
Operação e aplicações de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. Fornecer aos alunos os conceitos teóricos básicos a respeito de transformadores e de máquinas elétricas rotativas preparando-os para aprofundamentos futuros sobre esses assuntos.
JUSTIFICATIVA
Preparar os estudantes de Engenharia Elétrica sobre os fenômenos elétricos e magnéticos que fundamentam o princípio de funcionamento de transdutores eletromecânicos e das máquinas elétricas estáticas e rotativas. Desenvolver/Aprimorar táticas de ligação de máquinas elétricas em uma instalação elétrica, assim como, entender o seu comportamento. Além disso, o desenvolvimento de práticas pertencentes ao núcleo básico de conhecimento, necessário aos profissionais destas áreas da Engenharia. Ressalta-se que as experiências vivenciadas no ambiente laboratorial desta disciplina, além de promover o contato do estudante com os diversos equipamentos de medição e elementos de transdutores e máquinas, associados às práticas profissionais, irão alicerçar o aprendizado de grande parte das disciplinas técnicas obrigatórias à formação dos engenheiros destas áreas de conhecimento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno a compreender os princípios básicos da transformação e conversão de energia por meio de conceitos apresentados em aulas práticas. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: 1. Identificar, analisar, comparar e especificar transdutores, transformadores e máquinas elétricas a partir de suas conceituações; 2. Solucionar problemas e propor aplicações que envolvam os princípios de funcionamento de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. 3. Realizar a ligação de máquinas elétricas em instalações elétricas. |
PROGRAMA
1. FENÔMENOS FÍSICOS;
2. CICLO DE HISTERESE E CORRENTE A VAZIO;
3. POLARIDADE DE TRANSFORMADORES;
4. ENSAIO A VAZIO E DE CURTO CIRCUITO EM TRANSFORMADORES;
5. RENDIMENTO E REGULAÇÃO EM TRANSFORMADORES;
6. BALANÇO DE ENERGIA;
7. MÁQUINAS ELÉTRICAS;
METODOLOGIA
Técnicas de Ensino
Diante da situação que a sociedade se encontra e respeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Governo Federal, e ainda, atendendo a RESOLUÇÃO Nº 25/2020, do CONGRAD, serão adotadas aulas apenas de caráter remoto em duas modalidades a se saber:
A primeira modalidade é a assíncrona, ou seja, aulas contendo a gravação em vídeo da montagem dos experimentos no laboratório ou vídeo aulas ilustrativas, bem como roteiros, guia para composição de relatório e documentos afins. Embora seja uma disciplina de conteúdo prático, simuladores computacionais serão utilizados para reprodução da montagem experimental, interpretação e análise dos resultados. Esta modalidade compreenderá aulas extras para ajuda com as ferramentas computacionais e gravação de experimentos em laboratório.
Já a segunda modalidade é a síncrona (Online em plataforma Google Meet ou Microsoft Teams). Esta modalidade tem como foco principal sanar as dúvidas dos estudantes quanto ao conteúdo apresentado via aulas assíncronas, complementar o conteúdo abordado, além de dar suporte para a composição dos relatórios propostos. A modalidade ao vivo, ocorrerá de 15 em 15 dias (quinzenal), na terça-feira das 14h50 às 16h30.
Ao todo serão 15 horas, sendo 10 (cinco) horas na modalidade Síncrona e 5 (dez) horas na modalidade assíncrona.
Para atendimento em outros horários entrar em contato por e-mail.: giordannitr.93@ufu.br.
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo:
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AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas serão distribuídas da seguinte forma:
1) Estudo de Caso (total de 40 pontos):
O Estudo de Caso será composto dos conteúdos abordados nos relatórios, bem como de desafios práticos e de modelagem computacional dos assuntos correlatos à disciplina.
P1 – Valor de 40 pontos
2) Relatórios (total de 60 pontos):
Os relatórios devem ser enviados até as 23h59min das datas estipuladas no cronograma para o e-mail giordannitr.93@ufu.br e compreendem a seguinte pontuação a se saber.
RE01 – Valor de 10 pontos
RE02 – Valor de 10 pontos
RE03 – Valor de 10 pontos
RE04 – Valor de 10 pontos
RE05 – Valor de 10 pontos
RE06 – Valor de 10 pontos
As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
Roteiro de laboratório disponibilizado pelo professor;
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6. ed. Bookman, 2006.
STEPHEN J. CHAPMAN. Fundamentos de Máquinas Elétricas. McgrawHill. 2013
DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, c1994.
BOFFI, L. V. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.
Complementar
SIMONE, G.A. e CREPPE, R.C. “Conversão Eletromecânica de Energia - Uma Introdução ao Estudo”. São Paulo: Editora Érica, 1999.
ELLISON, A. J. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Polígono, 1972.
KOSOW, I. L. Máquinas Elétricas e Transformadores. Tradução de Felipe Luiz Ribeiro Daiello e Percy Antonio Pinto Soares. 6a edição. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
NASCIMENTO JR, G.C. Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. São Paulo: Editora Érica, 4ª Edição, 2011.
BIRD, J. – “Circuitos elétricos-Teoria e tecnologia”, 3ª. edição, Elsevier Ltda, 2009.
BOYLESTAD, R.L. – “Introdução à análise de circuitos, 10ª. edição, PrenticeHall, 2004;
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giordanni Silva Troncha, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 25/06/2021, às 16:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2863669 |