UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGEC034

COMPONENTE CURRICULAR:

Mecânica dos Fluidos Ambiental

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Engenharia Civil

SIGLA:

FECIV

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Identificar os principais fenômenos relacionados aos processos turbulentos de transferência de massa em meios fluidos, manuseando as equações fundamentais que governam o transporte de poluentes na água e no ar. Nesse sentido, pretende-se que o aluno tenha conhecimento sobre os procedimentos analíticos e numéricos de solução, podendo ainda distinguir sobre quais situações cada tipo de solução deve ser aplicada. A disciplina também visa esclarecer, num âmbito mais geral, a importância do uso de modelos matemáticos nos estudos (diagnósticos e estimativas) relacionados à poluição e ao saneamento ambiental.

 

Ementa

Conceitos de poluição e de contaminação ambiental, noções de turbulência nos fluidos, mecanismos de transporte de massa (advecção e difusão), equações fundamentais do transporte de massa em fluidos, noções de programação em Visual Basic for Applications, mapeamento de plumas de poluentes, estimativa da geração de poluentes em zonas urbanas, modelagem e simulação do transporte de poluentes em corpos de água superficiais, modelagem e simulação do transporte de poluentes no ar. 

 

PROGRAMA

1- Introdução: conceitos de poluição e de contaminação, noções de turbulência.

2- Equação de Advecção-Difusão: Lei de Fick, Princípio de Conservação de Massa, introdução à programação em Visual Basic for Applications, construção e implementação de algoritmos de cálculo, uso de ferramentas de visualização espacial de resultados.

3 - Modelagem da poluição difusa urbana: noções de hidrologia, precipitação, influência do uso do solo no escoamento superficial, transformação chuva-vazão, estimativa de cargas poluidoras.

4 - Modelagem do transporte de poluentes em cursos de águas superficiais: soluções numéricas e analíticas.

5 - Modelagem da poluição do ar: perfis verticais de temperatura e sua influência na dispersão de poluentes, estabilidade atmosférica, plumas gaussianas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FISCHER, U.; LIST, J.; KOH, C.; IMBERGER, J.; BROOKS, N., Mixing in inland and coastal waters. Accademic Press Inc., New York, USA, 1979.

SCHULZ, H. E., O essencial em fenômenos de transporte. Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2003.

SILVEIRA NETO, A., Turbulência nos fluidos aplicada. Apostila – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Uberlândia, Brasil, 2003.

  ROSMAN, P.C.C.; MASCARENHAS, F.C.B.; MIGUEZ, M.G.; CAMPOS, R.O.G., EIGER, S.  Métodos numéricos em recursos hídricos 5. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Recursos Hídricos,     2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 POLETO. C.; CASTILHO, Z.C.  Impacto por poluição difusa de sedimentos em bacias urbanas. In:  POLETO, C. (org.) Ambiente e sedimentos. Porto Alegre, Ed. ABRH, p.193-227, 2008.

 

aprovação

 

Alexandre Rossi

Coordenador do Curso

Paulo Roberto Cabana Guterres

Diretor(a) da FECIV

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Rossi, Coordenador(a), em 10/01/2024, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Cabana Guterres, Diretor(a), em 10/01/2024, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4933158 e o código CRC 9A55C5A1.




Referência: Processo nº 23117.077194/2023-24 SEI nº 4933158