UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA 2

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31903

Período/Série:

8o

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

30

Total:

90

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alcimar Barbosa Soares (T)

Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira (P)

Ano/Semestre:

2023/02

Observações:

 

 

EMENTA

Instrumentação clínico-laboratorial; Sistemas de imagens médicas; Dispositivos terapêuticos e protéticos.

JUSTIFICATIVA

Preparar os estudantes de Engenharia Biomédica para o desenvolvimento de temas pertencentes ao núcleo específico de conhecimento, necessário aos profissionais destas áreas da Engenharia. Ressalta-se que as técnicas aprendidas nesta disciplina, além de estimular o raciocínio lógico para solução de problemas sobre o tema, irão alicerçar o aprendizado de grande parte das disciplinas técnicas obrigatórias à formação dos estudantes.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

Identificar conceitos e características importantes relativos ao projeto e desenvolvimento de equipamentos eletromédicos.

Demonstrar capacidade de dedução, raciocínio lógico e de promover abstrações.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:Projetar e construir equipamentos (hardware e software) clínico-laboratoriais e terapêuticos.

Demonstrar conhecimento básico a respeito das normas nacionais e internacionais para segurança e integridade física das pessoas.

PROGRAMA

Biosensores químicos

· Estudar os elementos componentes dos biosensores clássicos.

· Estudar os principais tipos de sensores para biosensores diversos.

Instrumentação clínico-laboratorial

Estudar os princípios de funcionamento, unidades componentes e sistemas de hardware e software para instrumentação laboratorial voltada para:

i. Espectrofotometria

ii. Analisadores químicos automatizados

iii. Cromatografia

Pressão sanguínea e sons cardíacos

· Estudar o sistema circulatório, do coração aos vasos sanguíneos e mecanismos de controle de pressão.

· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de pressão e sons cardíacos.

· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.

Medições de fluxo e volume de sangue

· Estudar o sistema circulatório e os mecanismos de controle de fluxo e volume sanguíneo.

· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de fluxo e volume sanguíneo.

· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.

Medições do sistema respiratório

· Estudar o sistema respiratório e os mecanismos de controle de fluxo e volume respiratório.

· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de fluxo e volume respiratório.

· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.

Dispositivos terapêuticos e protéticos

· Estudar os princípios de funcionamento, unidades componentes e sistemas de hardware e software para dispositivos terapêuticos, como Equipamentos de Hemodiálise e Litotripsia, Ventiladores, e Dispositivos de infusão intravenosa.

Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.

 

Plano de desenvolvimento DO PROGRAMA

PARTE TEÓRICA

Semana

Conteúdo

1

Módulo T1 - INTRODUÇÃO

Apresentação do professor

Apresentação do conteúdo programático

Apresentação dos critérios de avaliação

Apresentação das datas de entrega das avaliações

Apresentação dos horários para atendimento aos estudantes

1-4

MODULO T2 - BIOSENSORES QUÍMICOS

 

Sensores eletroquímicos

Fibrosensores químicos

Monitoramento não invasivo de gases no sangue

Sensores de glicose do sangue

5-6

MODULO T3 - INSTRUMENTAÇÃO CLÍNICO-LABORATORIAL

 

Espectrofotometria

Analisadores químicos automatizados

Cromatografia

7-9

MODULO T4 - Pressão sanguínea e sons cardíacos

 

Medições diretas

Sons cardíacos

Cateterização cardíaca

Medições indiretas

 

10-12

MODULO T5 - MEDIÇÕES DE FLUXO E VOLUME DE SANGUE

Métodos de diluição do indicador

Fluxômetros eletromagnéticos

Fluxômetros ultrasônicos

Pletismografia sanguínea

 

13

MODULO T6 - MEDIÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

Modelagem do sistema respiratório

Medição de pressão

Medição de fluxo de gases

Volume pulmonar

Pletismografia respiratória

 

14

MODULO T7 - DISPOSITIVOS TERAPÊUTICOS E PROTÉTICOS

 

Dispositivos de infusão intravenosa

Hemodiálise

Litotripsia

 

15

Recuperação de Aprendizagem (ver item “Avaliação”, a seguir):

Revisão geral, a cargo do estudante, que poderá agendar horário com o professor para sanar dúvidas.

Avaliação de recuperação.

25/04 – 09/05

Período destinado a outras atividades acadêmicas

Leitura de artigos científicos a serem definidos pelo professor.

 

PARTE PRÁTICA

Semana

Conteúdo

1

MODULO P1. INTRODUÇÃO

Apresentação do conteúdo programático da parte prática da disciplina.

Apresentação do modelo de trabalho nas aulas experimentais, com definição de projetos por grupo, estratégias de avaliação, etc.

Apresentação dos critérios de avaliação.

Apresentação das datas de entrega das avaliações.

Apresentação dos horários para atendimento aos estudantes.

2-15

MODULO P2

Conforme definido com o professor no Módulo P1

25/04 – 09/05

Período destinado a outras atividades acadêmicas

   Leitura de artigos científicos a serem definidos pelo professor.

 

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade presencial com a sequência descrita acima.

Durante as aulas haverá apresentação e discussão dos conteúdos do Programa.

A plataforma Microsoft TEAMS será utilizada como canal de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para envio de tarefas e recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.

O atendimento ao estudante será realizado de forma assíncrona, presencial ou remota, pelas plataformas TEAMS ou GOOGLE MEETs, mediante agendamento prévio, realizado por email direcionad ao professor - “ alcimar@ufu.br.

AVALIAÇÃO

A avaliação da parte teórica se dará na forma de provas a serem resolvidas de forma individual. O desenvolvimento de um projeto de curso será adotado como modelo para avaliação da parte prática da disciplina – o projeto será avaliado em etapas de desenvolvimento, conforme definido pelo professor.

Para a parte teórica estão previstas duas atividades de avaliação, no valor até de 30 pontos cada.

Para a parte prática estão previstas as seguintes avaliações: a) Relatórios e Trabalhos periódicos, Apresentação (seminário e demonstração prática) e Relatório final, no valor total de 40 Ptos.

As provas, trabalhos periódicos e apresentações deverão explorar e reforçar conceitos abordados nos vários módulos da disciplina, oferecendo a oportunidade para que o estudante consolide conceitos, trabalhe em grupo, e adquira habilidades relacionadas aos temas do curso.

A nota final do curso será calculada como o somatório das notas das atividades da parte teórica e da parte prática.

Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem

O estudante com pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência na disciplina, e que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos), poderá realizar uma atividade de recuperação, nos seguintes termos:

 

i. A atividade se dará por meio de uma prova individual, sem consulta, com valor máximo igual a 100%;

ii. A nota obtida substituirá a pior nota (em termos percentuais da nota total da avaliação) obtida pelo discente em uma das 4 avaliações originais (duas teóricas e duas práticas) - a substituição ocorrerá mesmo que a nota obtida na prova de recuperação seja menor que a nota original;

iii. O estudante que realizar esta atividade terá sua nota final limitada a 60 pontos;

iv. A matéria da prova corresponderá a todo o conteúdo programático do curso.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

A frequência será verificada por meio de chamada nominal, presencial. A presença mínima para aprovação na disciplina é de 75% da carga horária descrita no cronograma.

BIBLIOGRAFIA

Básica

John E., Susan B. Bronzino J., Introduction to Biomedical Engineering, Academic Press, Boston, USA, c2005.

Webster, J G (Editor). Encyclopedia of Medical Devices & Instrumentation. Hoboken, NJ : Wiley, c2006.

GEDDES, L.A. & BAKER, L.E. Principles of Applied Biomedical Instrumentation. Third Edition. John Wiley & Sons, New York, 1989.

Complementar

Clark, John W. Medical Instrumentation. Application and Design, Editor, third edition, John Wiley & Sons, Inc., New York, c1998.

Jack M. W., Molly F. S. Medical instrumentation : accessibility and usability considerations. Boca Raton : CRC Press, c2007.

Webster, John G. Medical instrumentation: application and design. 3rd ed. New York: J. Wiley, c1998.

Hunt, Diana. The doctors guide for buying X-ray equipment & accessories. Anaheim: Pace, 1981.

Possari, Francisco J. Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. São Paulo: Iátria, 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alcimar Barbosa Soares, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 11:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5097538