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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Instrumentação clínico-laboratorial; Sistemas de imagens médicas; Dispositivos terapêuticos e protéticos.
JUSTIFICATIVA
Preparar os estudantes de Engenharia Biomédica para o desenvolvimento de temas pertencentes ao núcleo específico de conhecimento, necessário aos profissionais destas áreas da Engenharia. Ressalta-se que as técnicas aprendidas nesta disciplina, além de estimular o raciocínio lógico para solução de problemas sobre o tema, irão alicerçar o aprendizado de grande parte das disciplinas técnicas obrigatórias à formação dos estudantes.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: Identificar conceitos e características importantes relativos ao projeto e desenvolvimento de equipamentos eletromédicos. Demonstrar capacidade de dedução, raciocínio lógico e de promover abstrações. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:Projetar e construir equipamentos (hardware e software) clínico-laboratoriais e terapêuticos. Demonstrar conhecimento básico a respeito das normas nacionais e internacionais para segurança e integridade física das pessoas. |
PROGRAMA
Biosensores químicos
· Estudar os elementos componentes dos biosensores clássicos.
· Estudar os principais tipos de sensores para biosensores diversos.
Instrumentação clínico-laboratorial
Estudar os princípios de funcionamento, unidades componentes e sistemas de hardware e software para instrumentação laboratorial voltada para:
i. Espectrofotometria
ii. Analisadores químicos automatizados
iii. Cromatografia
Pressão sanguínea e sons cardíacos
· Estudar o sistema circulatório, do coração aos vasos sanguíneos e mecanismos de controle de pressão.
· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de pressão e sons cardíacos.
· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.
Medições de fluxo e volume de sangue
· Estudar o sistema circulatório e os mecanismos de controle de fluxo e volume sanguíneo.
· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de fluxo e volume sanguíneo.
· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.
Medições do sistema respiratório
· Estudar o sistema respiratório e os mecanismos de controle de fluxo e volume respiratório.
· Apresentar os mecanismos de funcionamento e projeto de sensores para medição de fluxo e volume respiratório.
· Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.
Dispositivos terapêuticos e protéticos
· Estudar os princípios de funcionamento, unidades componentes e sistemas de hardware e software para dispositivos terapêuticos, como Equipamentos de Hemodiálise e Litotripsia, Ventiladores, e Dispositivos de infusão intravenosa.
. Desenvolver protótipos de equipamentos em laboratório.
Plano de desenvolvimento DO PROGRAMA
PARTE TEÓRICA
Semana |
Conteúdo |
1 |
Módulo T1 - INTRODUÇÃO • Apresentação do professor • Apresentação do conteúdo programático • Apresentação dos critérios de avaliação • Apresentação das datas de entrega das avaliações • Apresentação dos horários para atendimento aos estudantes |
1-4 |
MODULO T2 - BIOSENSORES QUÍMICOS
• Sensores eletroquímicos • Fibrosensores químicos • Monitoramento não invasivo de gases no sangue • Sensores de glicose do sangue |
5-6 |
MODULO T3 - INSTRUMENTAÇÃO CLÍNICO-LABORATORIAL
• Espectrofotometria • Analisadores químicos automatizados • Cromatografia |
7-9 |
MODULO T4 - Pressão sanguínea e sons cardíacos
Medições diretas Sons cardíacos Cateterização cardíaca Medições indiretas
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10-12 |
MODULO T5 - MEDIÇÕES DE FLUXO E VOLUME DE SANGUE Métodos de diluição do indicador Fluxômetros eletromagnéticos Fluxômetros ultrasônicos Pletismografia sanguínea
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13 |
MODULO T6 - MEDIÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Modelagem do sistema respiratório Medição de pressão Medição de fluxo de gases Volume pulmonar Pletismografia respiratória
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14 |
MODULO T7 - DISPOSITIVOS TERAPÊUTICOS E PROTÉTICOS
Dispositivos de infusão intravenosa Hemodiálise Litotripsia
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15 |
Recuperação de Aprendizagem (ver item “Avaliação”, a seguir): • Revisão geral, a cargo do estudante, que poderá agendar horário com o professor para sanar dúvidas. • Avaliação de recuperação. |
25/04 – 09/05 |
Período destinado a outras atividades acadêmicas Leitura de artigos científicos a serem definidos pelo professor. |
PARTE PRÁTICA
Semana |
Conteúdo |
1 |
MODULO P1. INTRODUÇÃO • Apresentação do conteúdo programático da parte prática da disciplina. • Apresentação do modelo de trabalho nas aulas experimentais, com definição de projetos por grupo, estratégias de avaliação, etc. • Apresentação dos critérios de avaliação. • Apresentação das datas de entrega das avaliações. • Apresentação dos horários para atendimento aos estudantes. |
2-15 |
MODULO P2 • Conforme definido com o professor no Módulo P1 |
25/04 – 09/05 |
Período destinado a outras atividades acadêmicas Leitura de artigos científicos a serem definidos pelo professor. |
METODOLOGIA
O curso será ofertado na modalidade presencial com a sequência descrita acima.
Durante as aulas haverá apresentação e discussão dos conteúdos do Programa.
A plataforma Microsoft TEAMS será utilizada como canal de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para envio de tarefas e recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.
O atendimento ao estudante será realizado de forma assíncrona, presencial ou remota, pelas plataformas TEAMS ou GOOGLE MEETs, mediante agendamento prévio, realizado por email direcionad ao professor - “ alcimar@ufu.br”.
AVALIAÇÃO
A avaliação da parte teórica se dará na forma de provas a serem resolvidas de forma individual. O desenvolvimento de um projeto de curso será adotado como modelo para avaliação da parte prática da disciplina – o projeto será avaliado em etapas de desenvolvimento, conforme definido pelo professor.
Para a parte teórica estão previstas duas atividades de avaliação, no valor até de 30 pontos cada.
Para a parte prática estão previstas as seguintes avaliações: a) Relatórios e Trabalhos periódicos, Apresentação (seminário e demonstração prática) e Relatório final, no valor total de 40 Ptos.
As provas, trabalhos periódicos e apresentações deverão explorar e reforçar conceitos abordados nos vários módulos da disciplina, oferecendo a oportunidade para que o estudante consolide conceitos, trabalhe em grupo, e adquira habilidades relacionadas aos temas do curso.
A nota final do curso será calculada como o somatório das notas das atividades da parte teórica e da parte prática.
Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem
O estudante com pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência na disciplina, e que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos), poderá realizar uma atividade de recuperação, nos seguintes termos:
i. A atividade se dará por meio de uma prova individual, sem consulta, com valor máximo igual a 100%;
ii. A nota obtida substituirá a pior nota (em termos percentuais da nota total da avaliação) obtida pelo discente em uma das 4 avaliações originais (duas teóricas e duas práticas) - a substituição ocorrerá mesmo que a nota obtida na prova de recuperação seja menor que a nota original;
iii. O estudante que realizar esta atividade terá sua nota final limitada a 60 pontos;
iv. A matéria da prova corresponderá a todo o conteúdo programático do curso.
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
A frequência será verificada por meio de chamada nominal, presencial. A presença mínima para aprovação na disciplina é de 75% da carga horária descrita no cronograma.
BIBLIOGRAFIA
Básica
John E., Susan B. Bronzino J., Introduction to Biomedical Engineering, Academic Press, Boston, USA, c2005.
Webster, J G (Editor). Encyclopedia of Medical Devices & Instrumentation. Hoboken, NJ : Wiley, c2006.
GEDDES, L.A. & BAKER, L.E. Principles of Applied Biomedical Instrumentation. Third Edition. John Wiley & Sons, New York, 1989.
Complementar
Clark, John W. Medical Instrumentation. Application and Design, Editor, third edition, John Wiley & Sons, Inc., New York, c1998.
Jack M. W., Molly F. S. Medical instrumentation : accessibility and usability considerations. Boca Raton : CRC Press, c2007.
Webster, John G. Medical instrumentation: application and design. 3rd ed. New York: J. Wiley, c1998.
Hunt, Diana. The doctors guide for buying X-ray equipment & accessories. Anaheim: Pace, 1981.
Possari, Francisco J. Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. São Paulo: Iátria, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alcimar Barbosa Soares, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 11:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5097538 e o código CRC AF1C05D4. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5097538 |