UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

GEOMORFOLOGIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 horas

CH TOTAL:

 90 horas

 

OBJETIVOS

Compreender a interação entre os processos endógenos e exógenos na gênese e evolução do modelado terrestre. Introduzir o conhecimento de teorias, linhas de pesquisas, conceitos e técnicas da Geomorfologia e sua relação/contribuição para as Geociências. Orientar a observação, o registro dos fatos e a identificação das formas de relevo em diferentes documentos e em trabalhos de campo. Aplicar técnicas de mapeamentos geomorfológicos.

Ementa

Introdução ao conhecimento geomorfológico e as teorias clássicas geomorfológicas. Abordagens e linhas de pesquisas em Geomorfologia: vertentes, fluvial, climática, estrutural, costeira, ambiental e do quaternário. Reconhecimento das classificações e principais formas do relevo brasileiro e da região do Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba. Aplicação de metodologias de mapeamentos geomorfológicos a partir de cartas topográficas e imagens para fotointerpretação. Reambulação dos mapeamentos e aplicação do conhecimento geomorfológico em campo.

PROGRAMA

1. Introdução ao conhecimento geomorfológico: histórico do pensamento geomorfológico; Geomorfologia e Geociências; objeto de estudo; procedimentos metodológicos; escalas de abordagens.

2. Teorias clássicas geomorfológicas: filogênese da teoria geomorfológica (linhagens epistemológicas); o ciclo de erosão de Davis; as forças concomitantes e o recuo paralelo das vertentes de Penck; a pediplanção de King; o equilíbrio dinâmico de Hack; a etchplanação de Büdel.

3. Geomorfologia de vertentes: conceitos de vertente; o balanço morfogenético; fatores que controlam o balanço morfogenético; processos morfogenéticos; suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e enchentes e inundações (relação com a Geotecnia); relação vertente e sistema hidrográfico.

4. Geomorfologia fluvial: conceitos e elementos de um sistema hidrográfico; dinâmica do escoamento fluvial; padrões de canais; padrões de drenagens; perfil de equilíbrio e erosão regressiva; análise morfométrica de bacias hidrográficas; geomorfologia fluvial e evolução quaternária.

5. Mapeamento de unidades morfológicas (aplicado): reconhecimento de unidades morfológicas (padrões de formas semelhantes) com o uso de cartas topográficas; mapeamento de unidades morfológicas; reconhecimento de unidades morfológicas em trabalho de campo; contribuições do mapeamento de unidades morfológicas para o mapeamento geológico.

6. Geomorfologia climática: os sistemas morfoclimáticos do globo; o modelado em climas quentes e úmidos; o modelado em climas quentes e secos; o modelado em regiões glaciais e periglaciais; os Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos de Ab’Sáber; Pantanal Mato-Grossense, paisagem de exceção.

7. Geomorfologia estrutural: processos endogenéticos; as grandes unidades estruturais do globo; o relevo em bacias sedimentares; o relevo em estruturas dobradas; o relevo em escudos antigos; o relevo cárstico; estruturas geológicas do território brasileiro; megageomorfologia do Brasil.

8. Geomorfologia costeira: perfil litorâneo; fatores responsáveis pela morfogênese litorânea; forças marinhas atuantes; principais formas litorâneas; classificação de linhas de costa.

9. Mapeamento geomorfológico (aplicado): metodologias de mapeamentos geomorfológicos; os níveis de abordagem de Ab’Sáber (fisiologia da paisagem) e a proposta taxonômica de Ross; mapeamento geomorfológico; reambulação em trabalho de campo do mapeamento executado; contribuições do mapeamento geomorfológico para o mapeamento geológico.

10. O relevo brasileiro: propostas classificatórias do relevo brasileiro; classificação do relevo do Triângulo Mineiro/alto Paranaíba.

11. Geomorfologia ambiental e do quaternário: relevo e a compartimentação da paisagem (estudos de casos); relevo e coberturas superficiais/formações superficiais (estudos de casos).

12. - Trabalhos de campo: aplicação do conhecimento geomorfológico em campo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980. 188p.

  2. GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (org). Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. 11. ed.  Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. 472p.

  3. TORRES, F. T. P.; MARQUES NETO, R.; MENEZES, S. O. Introdução à geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 322p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. AB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003. 160p.

  2. CUNHA, S.B.; GUERRA, A.J.T. Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 345 p.

  3. FLORENZANO, T. G. Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 318p.

  4. GUERRA, A. T; GUERRA, A. J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 8. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 652p.

  5. IBGE. Manual técnico de geomorfologia. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. 182p.

  6. PENTEADO, M. M. Fundamentos de geomorfologia. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 186p.

  7. STEVAUX, J. C.; LATRUBESSE, E. M. Geomorfologia fluvial. São Paulo: Oficina de Textos, 2017. 336p.

  8. VIEIRA, B. C.; SALGADO, A. A. R.; SANTOS, L. J. C. Landscapes and landforms of Brazil. Dordrecht: Springer, 2015. 403p.

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2895592 e o código CRC A65E4D5C.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2895592