UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31602

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA E MÍDIAS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

30h

CH TOTAL:

90h

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

 

Objetivos Específicos:

 

Ementa

Debates históricos acerca da constituição e transformação de processos comunicativos no mundo contemporâneo. Análise temática de questões sócio-culturais relevantes da sociedade atual. Experimentação de diferentes suportes e linguagens no processo de produção de material midiático.

 

PROGRAMA

A disciplina está fundamentada na realização de estudos atualizados acerca das diversas problemáticas sócio-culturais do mundo contemporâneo, sob o olhar da historiografia, em diálogo com as demais áreas das ciências humanas, apreendendo diferentes linguagens e práticas culturais constitutivas das tensões entre oralidades/letramento/mídias eletrônicas, cultura popular/cultura erudita, moderno/arcaico, metrópole/interior, campo/cidade, globalização/regionalização.

1- Mídias e História Contemporânea: processos, conceitos e abordagens.

1.1- Culturas e processos comunicativos: tradições, linguagens e tensões entre o erudito e o popular.

1.2- Modernidade e cultura material nas mídias contemporâneas: os processos de reprodução e transmissão de sons, imagens e textos.

2- A Estetização do cotidiano

2.1- Estilo de vida nas cidades do século XX e XXI

2.2. Estética pós–moderna e cultura de consumo.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHAUÍ, Marilena de Souza. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006. 142 p.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2000.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. (Col. Trans).

Martin-Barbero, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de janeiro: UFRJ, 1997.

PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Ed. 34, 1993. 300 p.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1719730 e o código CRC FB85E50E.




Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 SEI nº 1719730