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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31602 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E MÍDIAS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Participar dos debates teóricos em torno dos conceitos e experiências da chamada Cultura de Massa, Indústria Cultural, cultura popular, produção/recepção, apropriação, hegemonia, codificação/decodificação, modernidade e pós-modernidade e fomentar a criação de projetos de pesquisa e/ou materiais de ensino no âmbito da relação entre a história e as diferentes mídias contemporâneas.
Objetivos Específicos:
Analisar a diversidade de linguagens, experiências e valores sócio-culturais constitutivas da produção, circulação e consumo das mídias modernas.
Discutir a relação entre cultura popular, indústria cultural, cultura material, lazeres e sociabilidades.
Compreender diferentes processos de produção de novas linguagens, suportes de reprodução de mídias, comportamentos e valores socioculturais na contemporaneidade.
Estimular reflexões de caráter teórico metodológico e atividades práticas no âmbito da cultura audiovisual, tomando este campo como objeto detentor de historicidade e abordando as relações entre História e mídias a partir da utilização de imagens e sons gravados como fontes, temas, objetos e/ou materiais de pesquisa e ensino.
Ementa
Debates históricos acerca da constituição e transformação de processos comunicativos no mundo contemporâneo. Análise temática de questões sócio-culturais relevantes da sociedade atual. Experimentação de diferentes suportes e linguagens no processo de produção de material midiático.
PROGRAMA
A disciplina está fundamentada na realização de estudos atualizados acerca das diversas problemáticas sócio-culturais do mundo contemporâneo, sob o olhar da historiografia, em diálogo com as demais áreas das ciências humanas, apreendendo diferentes linguagens e práticas culturais constitutivas das tensões entre oralidades/letramento/mídias eletrônicas, cultura popular/cultura erudita, moderno/arcaico, metrópole/interior, campo/cidade, globalização/regionalização.
1- Mídias e História Contemporânea: processos, conceitos e abordagens.
1.1- Culturas e processos comunicativos: tradições, linguagens e tensões entre o erudito e o popular.
1.2- Modernidade e cultura material nas mídias contemporâneas: os processos de reprodução e transmissão de sons, imagens e textos.
2- A Estetização do cotidiano
2.1- Estilo de vida nas cidades do século XX e XXI
2.2. Estética pós–moderna e cultura de consumo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUÍ, Marilena de Souza. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006. 142 p.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. (Col. Trans).
Martin-Barbero, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de janeiro: UFRJ, 1997.
PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Ed. 34, 1993. 300 p.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719730 |