UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Ata de Reunião

 

ATA DA 2ª REUNIÃO Do ano de 2019 DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 10 de maio de 2019, às 11h10min, no Laboratório 1C 205, no Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG, teve início a 2ª Reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação do ano em curso, sob a presidência do Professor Fábio Vincenzi Romualdo da Silva, estando presentes os seguintes membros, previamente convocados: os professores Daniel Pereira de Carvalho, Josué Silva de Morais e Marcelo Barros de Almeida. Ausência dos professores Márcio José Da Cunha e Renato Ferreira Fernandes Júnior. PAUTA DA REUNIÃO: 1. Análise dos resultados do questionário aplicado aos alunos. O Prof. Marcelo iniciou apresentando os resultados do questionário aplicado aos alunos, o qual possuía perguntas que abrangiam os pontos fracos apontados pelo 1º Relatório Parcial de 2018 da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da UFU, referentes ao Curso de Engenharia de Controle e Automação. Foram obtidas 64 respostas, sendo que os alunos poderiam optar entre Muito bom, Bom, Razoável, Ruim, Muito ruim e Não sei opinar, lembrando que "Não sei opinar" é voltada para os discentes que ainda não haviam cursado as disciplinas questionadas. As perguntas e suas respectivas respostas estão descritas a seguir, sendo que em parênteses podem-se encontrar os resultados obtidos quando retirado, de cada questionamento, o percentual das respostas “Não sei opinar”, facilitando assim a análise: I) Como você avalia os professores do básico do curso de Controle e Automação? Obs.: professores de cálculo, álgebra, estatística, etc. A parte relacionada à fundamentação matemática e física do curso – 7,8% (7,9%) Muito bons, 26,6% (27%) Bons, 54,7% (55,6%) Razoáveis, 6,3% (6,3%) Ruins, 3,1% (3,2%) Muito ruins, 1,5% Não sei opinar; II) Como você avalia os professores do profissionalizante do curso de Controle e Automação? Obs.: professores de circuitos, eletrônica, etc. A parte relacionada à engenharia elétrica como um todo - 12,5% (14,5%) Muito bons, 39,1% (45,5%) Bons, 26,6% (30,9%) Razoáveis, 7,8% (9,1%) Ruins, 14,1% Não sei opinar; III) Como você avalia os professores do específico do curso de Controle e Automação? Obs.: professores de controle, redes industriais, etc. A parte relacionada somente a controle e automação - 35,9% (50,0%) Muito bons, 29,7% (41,3%) Bons, 6,3% (8,7%) Razoáveis, 28,1% Não sei opinar; IV) Qual sua avaliação sobre a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? 3,1% (16,7%) Muito boa, 4,7% (25%) Boa, 6,3% (33,3%) Razoáveis, 3,1% (16,7%) Ruins, 1,5% (8,3%) Muito Ruim, 81,3% Não sei opinar. Além de múltipla escolha, os alunos tinham a opção de deixar algum comentário. Referente ao TCC alegaram que seria interessante preparar os alunos com antecedência, ensinando a metodologia correta, mostrando exemplos de outros trabalhos, deixando assim o discente mais preparado para quando realmente fosse fazer a disciplina, a qual tem duração de apenas um semestre letivo.  O TCC deveria ser menos burocrático, além de ter um suporte maior do orientador, o qual poderia propor temas para a realização do TCC que trouxessem um conhecimento maior quanto ao que se exige no mercado de trabalho. Referente ao Estágio, os discentes mencionaram sobre a dificuldade de encontrar oportunidades e que seria importante a atuação da coordenação referente a isso. Mencionaram também que as disciplinas específicas do curso poderiam ser ofertadas no início do curso, não apenas as básicas, e por fim, a importância de aproximar as empresas privadas com a instituição de ensino, seja por meio de parcerias ou projetos que possam ser desenvolvidos na universidade. Com os resultados apresentados, os presentes confirmaram que a problemática maior está nas disciplinas do básico, as quais apresentaram níveis de satisfação baixos com a maioria optando por “razoáveis” ou “bons”, resultado completamente diferente do apresentado pelos professores específicos do curso, os quais são vistos, majoritariamente, como “muitos bons” e “bons”. Quanto às disciplinas básicas, com a Reforma Curricular, elas serão ofertadas de forma unificada, com isso, por exemplo, o Cálculo passará de 3 para 4 disciplinas, e isso será bom para o aprendizado dos alunos, mas será importante fazer um acompanhamento para verificar se essas alterações serão realmente favoráveis aos discentes. Ainda com a Reforma Curricular, algumas disciplinas específicas estarão nos primeiros períodos, sendo mais atrativo para os alunos. Quanto ao TCC, os professores têm observado que a realização do Estágio tem atrapalhado o rendimento dos discentes no curso, mesmo possuindo uma quantidade mínima de horas cursadas, é importante que o coordenador de estágio oriente bem os alunos deixando claro as dificuldades que irão enfrentar ao conciliar as disciplinas com o Estágio Obrigatório. Além disso, às vezes o ideal seria que a disciplina de TCC fosse dividida em dois semestres, deixando os alunos mais preparados, conforme comentado nas respostas do questionário. Por fim, referente a dificuldade dos discentes em encontrar vagas de estágio foi visto a necessidade de entrar em contato com as empresas ligadas na área de Controle e Automação para estreitar os laços, montando assim um cadastro com dados básicos das mesmas, como o contato direto com a área de Recursos Humanos. 2. Análise das novas áreas de Estágio e linhas de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. Conforme acordado na reunião anterior e por meio de um arquivo que foi compartilhado, os professores de Controle e Automação especificaram quais seriam as novas áreas possíveis de atuação para que o Estágio seja considerado como obrigatório, sendo elas: Infraestrutura de Redes Industriais e/ou Comerciais, Gestão de Projetos Industriais, Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Domótica, Manutenção Elétrica, Desenvolvimento de Sistemas Eletroeletrônicos, Projeto e Sintonia de Malhas de Controle, Identificação e Modelagem de Sistemas Dinâmicos, Conversores Estáticos, IoT aplicado à Indústria/Aplicações Indústria 4.0, e Energia Renovável. O prof. Josué ficou responsável por verificar as atribuições dadas aos alunos do curso pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para que possam analisar se está faltando a menção de mais alguma área. Quanto ao TCC, os professores também preencheram, nesse mesmo arquivo, uma planilha informando quais alunos estão orientando, além da área e do tema, sendo esses dados importantes para que haja um controle do quantitativo de orientações por semestre, as quais devem ser em torno de 3 alunos pro professor, além disso, listaram possíveis temas de TCC para que se tenham uma qualidade mínima dos trabalhos a serem desenvolvidos. As informações quanto aos temas de TCC podem ser disponibilizadas aos alunos no mural do curso ou mesmo através do site. Além disso, foi levantada a importância dos presentes esclarecerem e definirem os eixos do TCC, tanto acadêmico quanto profissional, trazendo tais informações na próxima reunião. O Prof. Josué também irá verificar com o Prof. Carlos Augusto Bissochi Júnior o que as normas da UFU exigem quanto ao TCC e verificar se o novo Projeto Pedagógico do Curso dá margens para futuras alterações. Nada mais havendo a relatar, às 12h05min, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, vai assinada por mim, Ariane Ferreira Novato, na qualidade de Secretária, pelo Senhor Presidente, e pelos demais membros do NDE do Curso. Uberlândia, 10 de maio de 2019. 

 


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Barros de Almeida, Membro de Núcleo, em 04/06/2019, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Vincenzi Romualdo da Silva, Presidente, em 05/06/2019, às 07:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ariane Ferreira Novato, Secretário(a), em 18/06/2019, às 13:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Membro de Núcleo, em 18/06/2019, às 13:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Daniel Pereira de Carvalho, Membro de Núcleo, em 20/09/2019, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1298629 e o código CRC BF0B8341.




Referência: Processo nº 23117.039020/2019-87 SEI nº 1298629