UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - www.ppghis.inhis.ufu.br - ppghis@inhis.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminário de Pesquisa I

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH122

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Antônio de Pádua Bosi
Carla Miucci Ferraresi de Barros

Marcelo Lapuente Mahl

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e Subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades”; “Práticas Culturais e Relações de Poder”.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em andamento, subsidiando reflexões sobre percursos téorico-metodológicos, tratamento de fontes, técnicas de pesquisa e organização da escrita, considerando as especificidades das temáticas e as linhas de pesquisa às quais os projetos estão vinculados.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Organizar e subsidiar, com instrumental teórico-metodológico, reflexão crítica em conjunto com os discentes, sobre a validade e a coerência das articulações entre temática, bibliografia, metodologia, fontes e conceitos mobilizados pelos discentes em seus projetos de pesquisa, com o intuito de aprimorar os resultados e incorporá-los à estrutura da dissertação.

Objetivos Específicos:

- Refletir sobre os percursos bibliográficos e as possibilidades teórico-metodológicas na abordagem e no tratamento das fontes mobilizadas nas investigações apresentadas

- Proporcionar e fomentar, entre os discentes, docentes e pesquisadores convidados, reflexões e diálogos sobre os usos da bibliografia, da metodologia, de conceitos e mobilização de fontes, a fim de ampliar os repertórios individuais e contribuir para a escrita da dissertação

 

PROGRAMA

 Unidade I - Apresentação e apreciação dos projetos de pesquisa: apontamentos críticos

Semanas 1 a 10 - Apresentação e discussão, em conjunto, dos projetos de pesquisa de todas as linhas. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são:

Resumo

Metodologia de pesquisa

Fontes escolhidas e metodologia de tratamento

Percurso teórico conceitual

Bibliografia

Cronograma de atividades para o mestrado

 

Unidade II – Compartilhando experiências: pesquisa, tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais

Semanas 11 a 13 – Palestra de professores convidados para falar sobre suas pesquisas e compartilhar abordagens, metodologias no tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais possíveis no interior das seguintes temáticas:

- História e literatura (jornais, revistas, quadrinhos)

- História e mídias audiovisuais (cinema, jogos, internet, mídias sociais)

- História, política e movimentos-sociais

 

Unidade III - Leituras cruzadas e produções ampliadas

Semanas 14 a 17

- Orientação, produção e apresentação de pesquisa e/ou texto individual pós leituras críticas do projeto, no interior das linhas de pesquisa

 

METODOLOGIA

Atividades assíncronas

- aulas dedicadas à leitura crítica e orientação dos projetos de pesquisas dos discentes,

- aulas teóricas sobre abordagens metodológicas e tratamentos teórico/conceituais consonantes com as temáticas das pesquisas dos discentes

Atividades síncronas

- leitura dos projetos de pesquisas

- leitura de textos indicados

- fórum de discussão sobre usos de fontes, conceitos e metodologias de análise

- trabalho de pesquisa, organização e escrita da dissertação

 

AVALIAÇÃO

Especificação da Atividade Avaliativa

Valor atribuído

Critérios para realização e correção

Apresentação oral de projeto de pesquisa

25

- clareza na apresentação geral do projeto

- problematização da temática e do uso de fontes

- destaque de pontos sensíveis ou pouco articulados

- destaque de pontos positivos

- apresentação de ideias e argumentações no sentido enriquecer o trabalho

Entrega da Estrutura da Dissertação pós leituras críticas coletivas, discussões e orientações

55

O trabalho deve conter:

- Resumo

- Estrutura dos capítulos e subitens

- Apresentação das fontes e metodologia de análise

- Apontamentos sobre o percurso teórico/conceitual e bibliográfico

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, Vozes 2011.
CARDOSO, Ciro. Um historiador fala de teoria e metodologia. Ensaios. Bauru, SP:Edusc, 2005.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HARTOG, F. Evidência da História. O que os historiadores vêem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MALERBA, Jurandir Et. All. A história escrita : teoria e história da historiografia. São Paulo : Contexto, 2006.
MENESES, S. (org.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
OGASSAWARA, Juliana Sayuri; BORGES, Viviane Trindade. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública. Revista Brasileira de História, v. 39, n. 80, p. 37-59, 2019.
PINSKY, Carla Bassanezy. O Historiador e suas fontes. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
REVEL, Ja ques. História e historiografia : exercícios críticos. Curitiba : Ed. da UFPR, 2010
WHITE, Hayden. Meta-história : a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2995.

Complementar

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações EuropaAmérica, 1990.
BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (orgs.). Passados recompostos: Campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.) Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.
DOSSE, François. A História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
FONTANA, Josep. A História dos Homens. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas,sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. 4.ª ed. São Paulo: DIFEL, 1983.
GORBACH, Frida; RUFER, Mario. (In)disciplinar la investigación: archivo, trabajo de campo y escritura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016.
HARTOG, François (org.). A história de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
KOSSELECK, Reinhart et alii. O conceito de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LANGLOIS, Charles-Victor; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1944.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MALERBA, Jurandir (org.) História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogério Forastieri da (orgs.). Nova História em perspectiva, 2 vols. São Paulo: Cosac Naify, 2011-2013.
PARADA, Maurício (org.). Historiadores: clássicos da História, 4 vols. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2012-2018.
PESAVENTO, Sandra Jatahi. História e História Cultural. 3.ª ed. BeloHorizonte: Minas Gerais, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2.a ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
POMIAN, Krzysztof. Sobre la historia. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
REIS, José Carlos. A História, entre a Filosofia e a Ciência. 3.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
REVEL, Jacques. Proposições. Ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Editora UnB, 2007.
THOMPSON, Edward. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
WEHLING, Arno. A Invenção da História: Estudos sobre o Historicismo. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura. 2.ª ed. São Paulo: Edusp, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 06/05/2021

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades Síncronas

Datas

Atividades síncronas

Plataforma de TI e softwares a serem utilizados

Horário da atividade

Carga horária da atividade

08/03

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

15/03

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

22/03

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

29/03

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

05/04

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

12/04

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

19/04

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

26/04

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

03/05

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

10/05

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

17/05

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

31/05

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

07/06

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

14/06

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

21/06

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

28/06

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

05/07

Aula videoconferência

Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw

14h às 16h

2h

Carga horária total de atividades síncronas

34 horas

 

Atividades Assíncronas

Semana

Especificação da atividade assíncrona

Plataforma de TI e softwares a serem utilizados

Carga horária da atividade

Semana 1

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 2

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 3

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 4

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 5

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 6

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 7

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 8

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 9

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 10

Leitura critica dos projetos de pesquisa

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 11

Leitura textos indicados

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 12

Leitura textos indicados

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 13

Leitura textos indicados

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 14

Pesquisa, reestruturação e produção de texto

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 15

Pesquisa, reestruturação e produção de texto

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 16

Pesquisa, reestruturação e produção de texto

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Semana 17

Fórum de discussão

Google classroom - código da sala: ydf4m6y

1h

Carga horária total de atividades assíncronas

26 horas

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/05/2021, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antônio de Pádua Bosi, Usuário Externo, em 18/05/2021, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Lapuente Mahl, Membro de Comissão, em 18/05/2021, às 20:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2542291 e o código CRC 72E371E9.




Referência: Processo nº 23117.006353/2021-44 SEI nº 2542291