|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e Subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades”; “Práticas Culturais e Relações de Poder”.
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em andamento, subsidiando reflexões sobre percursos téorico-metodológicos, tratamento de fontes, técnicas de pesquisa e organização da escrita, considerando as especificidades das temáticas e as linhas de pesquisa às quais os projetos estão vinculados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Organizar e subsidiar, com instrumental teórico-metodológico, reflexão crítica em conjunto com os discentes, sobre a validade e a coerência das articulações entre temática, bibliografia, metodologia, fontes e conceitos mobilizados pelos discentes em seus projetos de pesquisa, com o intuito de aprimorar os resultados e incorporá-los à estrutura da dissertação. |
Objetivos Específicos: |
- Refletir sobre os percursos bibliográficos e as possibilidades teórico-metodológicas na abordagem e no tratamento das fontes mobilizadas nas investigações apresentadas - Proporcionar e fomentar, entre os discentes, docentes e pesquisadores convidados, reflexões e diálogos sobre os usos da bibliografia, da metodologia, de conceitos e mobilização de fontes, a fim de ampliar os repertórios individuais e contribuir para a escrita da dissertação
|
PROGRAMA
Unidade I - Apresentação e apreciação dos projetos de pesquisa: apontamentos críticos
Semanas 1 a 10 - Apresentação e discussão, em conjunto, dos projetos de pesquisa de todas as linhas. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são:
Resumo
Metodologia de pesquisa
Fontes escolhidas e metodologia de tratamento
Percurso teórico conceitual
Bibliografia
Cronograma de atividades para o mestrado
Unidade II – Compartilhando experiências: pesquisa, tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais
Semanas 11 a 13 – Palestra de professores convidados para falar sobre suas pesquisas e compartilhar abordagens, metodologias no tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais possíveis no interior das seguintes temáticas:
- História e literatura (jornais, revistas, quadrinhos)
- História e mídias audiovisuais (cinema, jogos, internet, mídias sociais)
- História, política e movimentos-sociais
Unidade III - Leituras cruzadas e produções ampliadas
Semanas 14 a 17
- Orientação, produção e apresentação de pesquisa e/ou texto individual pós leituras críticas do projeto, no interior das linhas de pesquisa
METODOLOGIA
Atividades assíncronas
- aulas dedicadas à leitura crítica e orientação dos projetos de pesquisas dos discentes,
- aulas teóricas sobre abordagens metodológicas e tratamentos teórico/conceituais consonantes com as temáticas das pesquisas dos discentes
Atividades síncronas
- leitura dos projetos de pesquisas
- leitura de textos indicados
- fórum de discussão sobre usos de fontes, conceitos e metodologias de análise
- trabalho de pesquisa, organização e escrita da dissertação
AVALIAÇÃO
Especificação da Atividade Avaliativa |
Valor atribuído |
Critérios para realização e correção |
Apresentação oral de projeto de pesquisa |
25 |
- clareza na apresentação geral do projeto - problematização da temática e do uso de fontes - destaque de pontos sensíveis ou pouco articulados - destaque de pontos positivos - apresentação de ideias e argumentações no sentido enriquecer o trabalho |
Entrega da Estrutura da Dissertação pós leituras críticas coletivas, discussões e orientações |
55 |
O trabalho deve conter: - Resumo - Estrutura dos capítulos e subitens - Apresentação das fontes e metodologia de análise - Apontamentos sobre o percurso teórico/conceitual e bibliográfico |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, Vozes 2011.
CARDOSO, Ciro. Um historiador fala de teoria e metodologia. Ensaios. Bauru, SP:Edusc, 2005.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HARTOG, F. Evidência da História. O que os historiadores vêem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MALERBA, Jurandir Et. All. A história escrita : teoria e história da historiografia. São Paulo : Contexto, 2006.
MENESES, S. (org.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
OGASSAWARA, Juliana Sayuri; BORGES, Viviane Trindade. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública. Revista Brasileira de História, v. 39, n. 80, p. 37-59, 2019.
PINSKY, Carla Bassanezy. O Historiador e suas fontes. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
REVEL, Ja ques. História e historiografia : exercícios críticos. Curitiba : Ed. da UFPR, 2010
WHITE, Hayden. Meta-história : a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2995.
Complementar
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações EuropaAmérica, 1990.
BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (orgs.). Passados recompostos: Campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.) Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.
DOSSE, François. A História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
FONTANA, Josep. A História dos Homens. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas,sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. 4.ª ed. São Paulo: DIFEL, 1983.
GORBACH, Frida; RUFER, Mario. (In)disciplinar la investigación: archivo, trabajo de campo y escritura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016.
HARTOG, François (org.). A história de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
KOSSELECK, Reinhart et alii. O conceito de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LANGLOIS, Charles-Victor; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1944.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MALERBA, Jurandir (org.) História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogério Forastieri da (orgs.). Nova História em perspectiva, 2 vols. São Paulo: Cosac Naify, 2011-2013.
PARADA, Maurício (org.). Historiadores: clássicos da História, 4 vols. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2012-2018.
PESAVENTO, Sandra Jatahi. História e História Cultural. 3.ª ed. BeloHorizonte: Minas Gerais, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2.a ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
POMIAN, Krzysztof. Sobre la historia. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
REIS, José Carlos. A História, entre a Filosofia e a Ciência. 3.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
REVEL, Jacques. Proposições. Ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Editora UnB, 2007.
THOMPSON, Edward. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
WEHLING, Arno. A Invenção da História: Estudos sobre o Historicismo. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura. 2.ª ed. São Paulo: Edusp, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 06/05/2021
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História
ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades Síncronas
Datas |
Atividades síncronas |
Plataforma de TI e softwares a serem utilizados |
Horário da atividade |
Carga horária da atividade |
08/03 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
15/03 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
22/03 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
29/03 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
05/04 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
12/04 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
19/04 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
26/04 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
03/05 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
10/05 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
17/05 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
31/05 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
07/06 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
14/06 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
21/06 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
28/06 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
05/07 |
Aula videoconferência |
Google meet https://meet.google.com/hnz-aqhp-ykw |
14h às 16h |
2h |
Carga horária total de atividades síncronas |
34 horas |
Atividades Assíncronas
Semana |
Especificação da atividade assíncrona |
Plataforma de TI e softwares a serem utilizados |
Carga horária da atividade |
Semana 1 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 2 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 3 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 4 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 5 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 6 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 7 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 8 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 9 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 10 |
Leitura critica dos projetos de pesquisa Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 11 |
Leitura textos indicados |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 12 |
Leitura textos indicados |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 13 |
Leitura textos indicados |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 14 |
Pesquisa, reestruturação e produção de texto |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 15 |
Pesquisa, reestruturação e produção de texto |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 16 |
Pesquisa, reestruturação e produção de texto |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Semana 17 |
Fórum de discussão |
Google classroom - código da sala: ydf4m6y |
1h |
Carga horária total de atividades assíncronas |
26 horas |
Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/05/2021, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Antônio de Pádua Bosi, Usuário Externo, em 18/05/2021, às 16:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Lapuente Mahl, Membro de Comissão, em 18/05/2021, às 20:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2542291 e o código CRC 72E371E9. |
Referência: Processo nº 23117.006353/2021-44 | SEI nº 2542291 |