UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria e Método em Geografia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO31105

Período/Série:

1º Período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sérgio Gonçalves

Ano/Semestre:

1º Semestre 2020, 1ª fase AARE

Observações:

Equivalente para os discentes 2007-2019 à disciplina GGO003 - Teoria e método em Geografia.

Total de vagas: 50

 

EMENTA

O conhecimento como processo. Os diferentes tipos de conhecimento. O conhecimento científico. A Ciência Geográfica. Correntes teórico-metodológicas e a Geografia. Principais conceitos geográficos.

JUSTIFICATIVA

Teoria e Método é uma disciplina que permite aos discentes compreender a construção do conhecimento científico e os diferentes ramos da Ciência e seus elementos, sobretudo os Métodos Científicos, fazendo as vinculações necessárias para dimensionar as características da Ciência Geográfica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas de diversos métodos nesta ciência.

Objetivos Específicos:

Apreender a inter-relação ciência e método filosófico na perspectiva da Geografia. 

Analisar as características e especificidades dos referenciais teóricos e metodológicos da Geografia.

 

PROGRAMA

1. O conhecimento como processo.

1.1.  A construção do conhecimento.

1.2. Diferentes tipos de conhecimento: do senso comum ao conhecimento científico.

1.3. Principais elementos do conhecimento científico: paradigmas, métodos, leis, teorias, conceitos.

 

2. Correntes teórico-metodológicas e Geografia.

2.1. Caracterização da Ciência geográfica.

2.2. Positivismo e Geografia.

2.3. Neopositivismo e Geografia.

2.4.Marxismo e Geografia.

2.5. Fenomenologia e Geografia.

 

3. Principais conceitos geográficos

3.1. Espaço Geográfico

3.2. Paisagem

3.3. Território

3.4. Lugar

3.5. Região

 

METODOLOGIA

A metodologia será baseada em atividades síncronas e assíncronas.

Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.

Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios).

Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.

 É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.

A disciplina terá 3 módulos:

- Módulo 1, realizado entre os dias 11 a 25 de agosto, serão tratados os elementos teóricos do ítem 1 (O conhecimento como processo) do programa da disciplina.

- Módulo 2 – será trabalhado o ítem 2 do programa da disciplina (Correntes teórico-metodológicas e Geografia), com atividades entre os dias 01 e 15 de setembro;

- Módulo 3 – será trabalhado o ítem 3 (Principais conceitos geográficos) do programa da disciplina, com atividades  entre os dias 22 de setembro e 06 de outubro.

No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades propostas:

 

Fase

 

Dia

Módulo

Atividades Assíncronas

 

Atividades Síncronas

 

 

1

Terças-feiras

11, 18 e

25 de agosto

1 - O Conhecimento como processo

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 1, clicando nesse link encurtador.com.br/CEFLW

 

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 11, 18 e 25 de agosto, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/ube-tqow-dzt

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

2

01, 08 e 15 de setembro

2 - Correntes teórico-metodológicas

 e Geografia

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 2, clicando nesse link encurtador.com.br/euEW9

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 01, 08 e 15 de setembro, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/ube-tqow-dzt

Total de 06 horas de atividades síncronas. A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

3

22 e 29 de setembro

e 6 de outubro

3 - Principais conceitos geográficos

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Ou direto no link da pasta da Fase 3, clicando nesse link encurtador.com.br/fCEPW

Total – 18 horas de atividades assíncronas

Nos dias 22 e 29 de setembro, e 06 de outubro, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 19:50h às 21:40h da noite. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse  meet.google.com/ube-tqow-dzt

Total de 06 horas de atividades síncronas.A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos na sequência.

 

Total – 72 horas aula

54 horas aula

18 horas aula

PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.

CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina Teoria e Método não possui carga horária prática. 

PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link  meet.google.com/ube-tqow-dzt . Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358

ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados dois instrumentos de Avaliação, divididos em 1 – Trabalhos Acadêmicos e 2 - Quiz.

No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/, Fase 1 encurtador.com.br/CEFLW, Fase 2 encurtador.com.br/euEW9, Fase 3 encurtador.com.br/fCEPW.

Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1: 25 de agosto, Trabalho 2: 15 de setembro e Trabalho 3: 06 de outubro. Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br. O documento pode ser digitado pelo aluno ou uma foto das páginas escritas em folhas de caderno, desde que legível o seu conteúdo para aferição de nota.

Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.

O trabalho 1 tem valor de 20 pontos. O trabalho 2, 20 pontos. O trabalho 3, 30 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 70 pontos.

Quis - é a avaliação baseada em um conjunto de questões de múltipla escolha, realizados na plataforma https://www.proprofs.com/quiz-school, calcado em uma série de questões de múltipla escolha enviado aos discentes. O quiz será realizado nos 3 encontros síncronos dos dias 25 de agosto, 15 de setembro e 06 de outubro.

Cada quis terá 10 questões de múltipla escolha, relacionadas aos conteúdos trabalhados nos ambientes virtuais e nos materiais da disciplina. Como os alunos já terão realizado trabalhos e assistido aula, será posto a prova a capacidade de responder questões simples com base no conhecimento adquirido. Cada resposta certa no quiz valerá um ponto, sendo que o conjunto comporá 30 pontos na prova final, perfazendo os 100 pontos totais da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica: da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2004.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.

Complementar

CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

LENCIONI, S. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 1999.

QUAINI, M. A construção da geografia humana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: HUCITEC, 1980.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, l997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/07/2020, às 20:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2152844 e o código CRC DD272471.




Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2152844