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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DAS REVOLUÇÕES NA AMÉRICA LATINA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Possibilitar a compreensão das principais revoluções latino-americanas ocorridas no século XX, bem como das batalhas da memória e dos revisionismos historiográficos que marcam, em diferentes tempos presentes, as diversas interpretações dessas experiências revolucionárias;
Contribuir para que os alunos compreendam os principais aspectos constitutivos – grupos insurgentes, plataformas de reivindicações, relações de poder, líderes dos movimentos, principais acontecimentos, etc. – dos processos revolucionários ocorridos na América Latina;
Possibilitar que os alunos problematizem os projetos políticos subjacentes nos usos políticos das revoluções latino-americanas por diversos atores sociais em diferentes temporalidades.
Ementa
Revoluções na América Latina: aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Usos do passado e produções simbólicas: as apropriações políticas das experiências revolucionárias no tempo presente. Os debates e revisionismos historiográficos acerca das revoluções latino-americanas.
PROGRAMA
Unidade 1- A história das revoluções latino-americanas: grupos insurgentes, plataforma de reivindicações e disputas de poder
Unidade 2- Usos do passado: as batalhas da memória e as estratégias de legitimação das experiências revolucionárias
Unidade 3- A historiografia das revoluções na América Latina: interpretações hegemônicas e perspectivas revisionistas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AGUILAR CAMÍN, Héctor. A sombra da revolução mexicana: história mexicana contemporânea, 1910-1989. São Paulo: EDUSP, 2000.
AZEVEDO, Cecilia; RAMINELLI, Ronald. (Org.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.
BETHELL, Leslie; ROXBOROUGH, Ian (Orgs.). A América Latina: entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: a América Latina após 1930 - Estado e política. V. 7. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2009.
______. História da América Latina: a América Latina após 1930 – ideias, cultura e sociedade. V. 8. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2011.
FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MISKULIN, Sílvia Cesar. Os intelectuais cubanos e a política cultural da Revolução (1961-1975). São Paulo: Alameda, 2009.
WASSERMAN, Claúdia (Org.) História da América Latina: cinco séculos – temas e problemas. 4. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2010.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254368 e o código CRC 1AD5CC23. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254368 |