UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Desenvolvimento de Novos Produtos

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Engenharia Química

SIGLA:

FEQUI

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

45 horas

 

OBJETIVOS

Compreender o desenvolvimento de novos produtos; compreender as interfaces: mercado, pesquisa, desenvolvimento, lançamento de produto; elaborar projetos de novos produtos alimentícios; desenvolver pesquisa de mercado com foco em desenvolvimento de um novo produto; elaborar a formulação do novo produto; selecionar embalagens; selecionar fornecedores; adaptar o processo industrial para a produção do novo produto; levantar e analisar custos; elaborar programas de controle de qualidade; elaborar estratégias de marketing.

 

Ementa

Desenvolvimento de Novos Produtos: Etapas de desenvolvimento do produto. Estudos e pesquisas de mercado. Concepção e conceito de produto. Projeto de embalagem. Criação de fórmula do produto. Seleção e Quantificação dos fornecedores. Registros nos órgãos competentes. Ensaios industriais. Custo do projeto, importância e avaliação. Esquema de monitoramento da qualidade. Produção e lançamento. Cronograma de desenvolvimento. Desenvolvimento de projeto aplicado ao produto.

 

PROGRAMA

1. Concepção e conceito de produto

1.1. Estudo de conceitos pré-determinados e novos conceitos de produtos, concepção de um novo produto.

2. Etapas de desenvolvimento do produto

    2.1. Elaboração de projeto, desenvolvimento da ideia e conceitos.

3. Cronograma de desenvolvimento

    3.1. Planejamento prévio, elaboração de cronograma, previsão de etapas do cronograma, possíveis imprevistos.

    3.2. Estudos e pesquisas de mercado:

         3.2.1. Tendências para o desenvolvimento de produtos alimentícios.

         3.2.2. Métodos de pesquisa para obtenção de dados, abordagem ao consumidor alvo, coleta de dados.

    3.3. Criação de fórmula do produto. Formulação, o papel dos ingredientes em uma receita de produto, aditivos básicos de grande importância, a influência de ingredientes sobre as características físico-químicas e sensoriais do produto.

    3.4. Seleção e Quantificação dos fornecedores. Definição de fornecedores, fornecedor idôneo, logística de fornecimento de matérias primas, disponibilidade regional, nacional e internacional.

    3.5. Projeto de embalagem. Tipos de embalagens, funções básicas das embalagens, a embalagem como atrativo, design básicos.

    3.6. Ensaios industriais, ensaios piloto, padronização de produção, adaptação de processos industriais ao novo produto.

    3.7. Custo do projeto, importância e avaliação: análises de custos, avaliação de custos de produção, relação custo benefício.

4. Esquema de monitoramento da qualidade.

    4.1. Programas básicos de controle e monitoramento de qualidade.

5. Registros nos órgãos competentes.

    5.1. Processos básicos de registro e legislação pertinente da área.

6. Marketing em novos produtos.

    6.1. Desenvolvimento da estratégia de marketing. Criação da marca. Definição e tipos de patentes e marcas.

    6.2. Estratégia de Marketing: de produto, de preço, logísticas, de canal de promoção e propaganda,

de gerenciamento, de vendas, internacional, de supermercado.

7. Desenvolvimento de projeto aplicado ao produto

    7.1. Desenvolvimento do projeto, monitoramento do progresso do produto projeto do produto, encerramento de etapas do projeto, finalização do projeto.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. 344 p.

GOBE, A.C.; MOREIRA, J.C.T.; PEREZ, M.C.; CARRAMENHA, P.R.C.; PASQUALE, P.P. Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004. 258 p.

ROZENFELD, H; FORCELLINI, F.A.; TOLEDO, J.C.; AMARAL, D.C.; ALLIPRANDINI, D.H.; SACLICE, R.K.;TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; Gestão do Desenvolvimento de produtos. Uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 577 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GURGEL, F.A. Administração do produto. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007. 537 p.

KAMINSK, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000. 148 p.

KOTLER, P. Administração de marketing. 12. ed., São Paulo: Person, 2006. 776 p.

CHENG, L. C. QFD: Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2010. 539 p.

ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product design and development. 6 ed. Boston: Irwin McGraw-Hill, 2015. 448 p.

 

aprovação

 

JADER CONCEIÇÃO DA SILVA

Coordenador do Curso de Graduação

em Engenharia de Alimentos

RICARDO AMÂNCIO MALAGONI

Diretor da Faculdade de Engenharia Química


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Amâncio Malagoni, Diretor(a), em 11/11/2021, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jader Conceição da Silva, Coordenador(a), em 11/11/2021, às 16:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057913/2021-29 SEI nº 3018460