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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Inicio: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Quinta-feira das 08 h às 11:30 h Turma G: Quinta-feira das 19 h às 22:30 h |
EMENTA
Os diferentes tipos de saberes e os paradigmas da ciência moderna. Diferentes posturas de método no conhecimento científico e geográfico. O espaço como objeto de análise na ciência geográfica. Categorias de análise e epistemologia dos conceitos – Paisagem, região, lugar e território.
JUSTIFICATIVA
A formação do geógrafo (licenciado ou bacharel) requer sólido embasamento dos fundamentos científicos, tanto da ciência em geral, como, e principalmente, da geografia em particular. Assim, a disciplina Teoria e Método da Geografia é oportuna para a construção de conhecimentos referentes à natureza própria da ciência geográfica, enfocando suas particularidades metodológicas, as transformações de seu objeto e dos seus conceitos analíticos, bem como para o debate dos desafios atuais impostos à renovação da disciplina.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Contribuir na formação de um intelectual que detenha os referenciais método, da forma como aparecem e se consolidam na Ciência Geográfica. Compreender o espaço geográfico como objeto de estudo, bem como as principais categorias de análise da Geografia em suas diferentes conceituações. Auxiliar na construção dos conhecimentos que conferem especificidade e personalidade própria à ciência Geográfica, permitindo assim dialogar com os diferentes saberes e ciências. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Os diferentes tipos de saberes e os paradigmas da ciência moderna
- Do conhecimento tradicional/popular ao científico.
- Limites do cientificismo e a renovação da ciência no século XX.
2. Diferentes posturas de método no conhecimento científico e geográfico
- As perspectivas positivistas na chamada “Geografia Tradicional”.
- O Positivismo Lógico e a emergência da “New Geography”.
- Apropriação da Fenomenologia e suas expressões na Geografia: uma Geografia Humanista.
- A incorporação do materialismo dialético e a Geografia Crítica.
3. O espaço como objeto de análise na ciência geográfica
- A “longa” procura por um objeto de análise na geografia.
- O espaço geográfico: organização, produção, uso e ordenamento.
4. Categorias de análise e epistemologia dos conceitos
- Paisagem: da dimensão do visível às perspectivas recentes nos estudos geográficos
- A região e as diferenciações espaciais na geografia.
- Da dimensão locacional ao lugar: singularidades e resistências.
- Território: entre poder e política.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( X ) NÃO
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METODOLOGIA
A metodologia de ensino envolve práticas de aulas expositivas/dialogadas, na qual se espera a participação dos discentes a partir de leitura prévia de textos que serão indicados e disponibilizados pelo docente, bem como participação em debates com elaboração de questões e sínteses sobre os textos e realização de avaliações (provas). Os recursos didáticos envolvem o emprego de textos acadêmicos, quadro e giz e recursos audiovisuais (data-show).
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova |
Segunda quinzena de fevereiro |
35 |
Prova |
Primeira quinzena de abril |
35 |
Trabalhos de pesquisa - Métodos e categorias de análise |
Ao longo do semestre |
20 |
Autoavaliação |
Primeira quinzena de abril |
10 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova |
18/04/2024 |
Até 100 pontos, aproveitando apenas o suficiente para aprovação |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
AMORIN FILHO, O. B. A evolução do pensamento geográfico e a fenomenologia. Sociedade & Natureza. Uberlândia, 11 (21 e 22) p.67-87, 1999. Disponível em: htp://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/28472/pdf_110
LA BLACHE, P. V. As características próprias da Geografia. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1985. Disponível em: https://www.ułf.br/nugea/files/2010/09/as-caracteristicas-proprias-da-geografia-La-Blache1.pdf
SANTOS, M. A totalidade do diabo: como as formas geográficas difundem o capital e mudam as estruturas sociais. In: Economia espacial. Críticas e alternativas. São Paulo: Hucitec, 1977. p. 31-42.Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/08/A-TOTALIDADE-DO-DIABO-como-as-formas-geograficasdifundem_MiltonSantos1977.pdf
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4553745/mod_resource/content/1/texto3B_msantos_1988.pdf
Complementar
CERON; A. O. Distância do mercado e intensidade do uso da terra como fatores da localização da força de trabalho agrícola no estado de São Paulo. Boletim Paulista de Geografia. n.50, p.143-158, 1976. Disponível em: http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/aricle/view/1124/986
GOTTMANN, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia. Campinas, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012. Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/download/86/2012v2n3_Gottmann/
PEREIRA, M. F. V. Espaço e território – organização, ordenamento e uso: notas teórico-epistemológicas. Boletim Goiano de Geografia. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/58066
SANTOS, M. O retorno do território. OSAL : Observatorio Social de América Latina. Año 6 no. 16 (jun. 2005- ). Buenos Aires : CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf
SILVEIRA, M. L. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Território, Rio de Janeiro, ano 4, n. 6, p. 21-28, jan./jun.1999. Disponível em: http://www.laget.eco.br/pdf/06_3_silveira.pdf
SILVEIRA, Maria Laura. O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. GEOUSP: Espaço e Tempo, São Paulo, n. 19, p. 81-91, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73991
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024.
Documento assinado eletronicamente por Mirlei Fachini Vicente Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015319 |