UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H01
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TEORIA E MÉTODO DA GEOGRAFIA

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31201

Período/Série:

2º período

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

MIRLEI FACHINI VICENTE PEREIRA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Inicio: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quinta-feira das 08 h às 11:30 h

Turma G: Quinta-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Os diferentes tipos de saberes e os paradigmas da ciência moderna. Diferentes posturas de método no conhecimento científico e geográfico. O espaço como objeto de análise na ciência geográfica. Categorias de análise e epistemologia dos conceitos – Paisagem, região, lugar e território.

 

JUSTIFICATIVA

A formação do geógrafo (licenciado ou bacharel) requer sólido embasamento dos fundamentos científicos, tanto da ciência em geral, como, e principalmente, da geografia em particular. Assim, a disciplina Teoria e Método da Geografia é oportuna para a construção de conhecimentos referentes à natureza própria da ciência geográfica, enfocando suas particularidades metodológicas, as transformações de seu objeto e dos seus conceitos analíticos, bem como para o debate dos desafios atuais impostos à renovação da disciplina.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir na formação de um intelectual que detenha os referenciais método, da forma como aparecem e se consolidam na Ciência Geográfica. Compreender o espaço geográfico como objeto de estudo, bem como as principais categorias de análise da Geografia em suas diferentes conceituações. Auxiliar na construção dos conhecimentos que conferem especificidade e personalidade própria à ciência Geográfica, permitindo assim dialogar com os diferentes saberes e ciências.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a natureza e a particularidade da geografia no conjunto das ciências.

  • Compreender as características dos diferentes referenciais de método na Geografia ao longo do desenvolvimento da disciplina.

  • Conhecer e apropriar-se dos conceitos analíticos fundamentais da ciência geográfica.

PROGRAMA

1. Os diferentes tipos de saberes e os paradigmas da ciência moderna
- Do conhecimento tradicional/popular ao científico.
- Limites do cientificismo e a renovação da ciência no século XX.

2. Diferentes posturas de método no conhecimento científico e geográfico
- As perspectivas positivistas na chamada “Geografia Tradicional”.
- O Positivismo Lógico e a emergência da “New Geography”.
- Apropriação da Fenomenologia e suas expressões na Geografia: uma Geografia Humanista.
- A incorporação do materialismo dialético e a Geografia Crítica.

3. O espaço como objeto de análise na ciência geográfica
- A “longa” procura por um objeto de análise na geografia.
- O espaço geográfico: organização, produção, uso e ordenamento.

4. Categorias de análise e epistemologia dos conceitos
- Paisagem: da dimensão do visível às perspectivas recentes nos estudos geográficos
- A região e as diferenciações espaciais na geografia.
- Da dimensão locacional ao lugar: singularidades e resistências.
- Território: entre poder e política.

 

TRABALHO DE CAMPO: (   ) SIM*     (  X  ) NÃO

 

 

 

METODOLOGIA

A metodologia de ensino envolve práticas de aulas expositivas/dialogadas, na qual se espera a participação dos discentes a partir de leitura prévia de textos que serão indicados e disponibilizados pelo docente, bem como participação em debates com elaboração de questões e sínteses sobre os textos e realização de avaliações (provas). Os recursos didáticos envolvem o emprego de textos acadêmicos, quadro e giz e recursos audiovisuais (data-show). 

 

AVALIAÇÃO

 

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova

Segunda quinzena de fevereiro

35

Prova

Primeira quinzena de abril

35

Trabalhos de pesquisa - Métodos e categorias de análise

Ao longo do semestre

20 

Autoavaliação

Primeira quinzena de abril

10

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova

18/04/2024

Até 100 pontos, aproveitando apenas o suficiente para aprovação 

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica   

AMORIN FILHO, O. B. A evolução do pensamento geográfico e a fenomenologia. Sociedade & Natureza. Uberlândia, 11 (21 e 22) p.67-87, 1999. Disponível em: htp://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/28472/pdf_110

LA BLACHE, P. V. As características próprias da Geografia. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1985. Disponível em: https://www.ułf.br/nugea/files/2010/09/as-caracteristicas-proprias-da-geografia-La-Blache1.pdf

SANTOS, M. A totalidade do diabo: como as formas geográficas difundem o capital e mudam as estruturas sociais. In: Economia espacial. Críticas e alternativas. São Paulo: Hucitec, 1977. p. 31-42.Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/08/A-TOTALIDADE-DO-DIABO-como-as-formas-geograficasdifundem_MiltonSantos1977.pdf

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4553745/mod_resource/content/1/texto3B_msantos_1988.pdf

 

Complementar   

CERON; A. O. Distância do mercado e intensidade do uso da terra como fatores da localização da força de trabalho agrícola no estado de São Paulo. Boletim Paulista de Geografia. n.50, p.143-158, 1976. Disponível em: http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/aricle/view/1124/986

GOTTMANN, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia. Campinas, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012. Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/download/86/2012v2n3_Gottmann/

PEREIRA, M. F. V. Espaço e território – organização, ordenamento e uso: notas teórico-epistemológicas. Boletim Goiano de Geografia. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/58066

SANTOS, M. O retorno do território. OSAL : Observatorio Social de América Latina. Año 6 no. 16 (jun. 2005- ). Buenos Aires : CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osal16/D16Santos.pdf

SILVEIRA, M. L. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Território, Rio de Janeiro, ano 4, n. 6, p. 21-28, jan./jun.1999. Disponível em: http://www.laget.eco.br/pdf/06_3_silveira.pdf

SILVEIRA, Maria Laura. O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. GEOUSP: Espaço e Tempo, São Paulo, n. 19, p. 81-91, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73991

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024.

 


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Documento assinado eletronicamente por Mirlei Fachini Vicente Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015319