UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I).

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO.

Código:

GHS028

Período/Série:

Turma:

Geovanna1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15hs

Prática:

45hs

Total:

60hs

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Este plano segue a resolução CONGRAD 25/2020. A Carga Horária Teórica e Prática serão realizadas via Ensino Remoto. Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e ConferenceWeb. Os alunos devem se inscrever na plataforma Microsoft Teams disponibilizada pela UFU. Atendimento aos discentes será na sexta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

A disciplina é um componente curricular obrigatório, em que estimula o discente para a construção do conhecimento, na perspectiva de mobilizar e articular a teoria e a prática no campo da história mediante a elaboração de um trabalho acadêmico ao longo do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar subsídios teóricos e metodológicos para elaboração do PROJETO DE PESQUISA do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • Planejar e elaborar um Projeto de Pesquisa de TCC.

 

PROGRAMA

I – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.

II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

Semana I: Apresentação do conteúdo da disciplina. Plano de Ensino.

Semana II: O projeto de pesquisa: suas funções e partes constitutivas.

Semana III: Temas/Problemática do projeto de pesquisa.

Semana IV: A pesquisa em História: os objetos, a problemática, as escolhas metodológicas.

Semana V: As fontes para a pesquisa histórica.

Semana VI: O campo da história no século XX e XXI.

Semana VII: Os historiadores e os acervos.

Semana VIII: Partes constitutivas de um projeto: Introdução; Objetivos; Justificativa; Referencial Bibliográfico; Referencial Metodológico; Cronograma e Referências.

Semana IX: Escrita da Introdução e os Objetivos.

Semana X: Apresentação da primeira versão do projeto: Introdução e Objetivos.

Semana XI: Escrita da Justificativa e do Referencial Bibliográfico.

Semana XII: Apresentação da segunda versão do projeto: Justificativa e Referencial Bibliográfico.

Semana XIII: Escrita do Referencial Metodológico e apresentação textual.  

Semana XIV: Elaboração do Cronograma/Revisão da versão final do Projeto.

Semana XV: Apresentação da Primeira Versão do Projeto/Fechamento da disciplina.

METODOLOGIA

A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas (Ensino Remoto). A disciplina será ofertada no sábado. Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 1h40m e ocorrerão todo sábado, com início às 8h00 e com o término às 9h40. (serão realizadas via plataformas Microsoft Teams e/ou ConferênciaWeb - RNP). Utilizaremos o Whatsapp da disciplina denominado ‘TCC I’ para comunicação, como também o grupo do Telegram para a postagem de materiais.

Atividades assíncronas: os discentes deverão desenvolver outras atividades semanais da disciplina distribuídas em leituras, análise de fontes de pesquisa, bibliografia sobre o tema, leitura de materiais diversos, atendimentos individuais, dentre outras atividades via Plataforma Moodle e/ou Microsoft Teams. Nesse sentido, os alunos deverão disponibilizar a carga horária de 4 e 5hs semanais para a realização/acompanhamento das atividades assíncronas referente à disciplina (leituras; atividades e redação do projeto).

Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Teams e Moodle, como também e-mail, WhatsApp e Telegram.

Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados/compartilhados via Telegram e/ou e-mail da docente.

AVALIAÇÃO

A avaliação e distribuição dos pontos da disciplina se darão mediante a entrega dos seguintes itens:

Redação da Introdução (Valor: 10,0 pontos);

Redação da Justificativa (Valor: 10,0 pontos);

Redação dos Objetivos (Valor: 10,0 pontos);

Caminhos teóricos metodológicos (Valor: 10,0 pontos);

Redação do Cronograma (Valor: 10,0 pontos).

Projeto de pesquisa (Valor: 50,0 pontos).

Critérios de Avaliação: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma, cumprimento dos prazos, lógica e adequação do trabalho científico às normas da instituição e ABNT. A avaliação que o professor fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nas respectivas unidades, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas do Trabalho de Conclusão de Curso. Os discentes deverão fazer os ajustes recomendados pela docente a fim de cumprir os prazos finais propostos pelo curso de História.

A assiduidade será validada mediante a participação nos encontros síncronos e a realização das atividades assíncronas.

O controle de frequência será feito através do Microsoft Teams (disponibilizado nos encontros síncronos), na participação dos debates dos encontros síncronos, na entrega das atividades. A entrega do projeto será feita via e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARROS, José D’Assunção. “Da História pré-científica à constituição de uma nova matriz disciplinar: algumas considerações”. In: Recôncavo. Revista de História da UNIABEU, ano 1, nº 1, agosto – dezembro, 2011.Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321016584_Da_Historia_pre-cientifica_a_constituicao_de_uma_nova_matriz_disciplinar_algumas_consideracoes Acesso: 05/06/2021.

MACHADO, Maria Helena P. T. “Maria Firmina dos Reis: escrita íntima na construção do si mesmo”. In: Estudos Avançados, v. 33, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000200091 Acesso: 07/06/2021.

MALERBA, Jurandir. “História da historiografia e perspectiva global: um diálogo possível?” In: Esboços (UFSC), v. 26, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019.e65419 Acesso: 07/06/2021.

Complementar

DOS SANTOS, Wagner. G. “A crítica historiográfica no Brasil nos anos 1990 e o espectro do linguistic turn: embates entre “modernos” e “pós-modernos””. In: História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 12, n° 30, 2019. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1458 Acesso: 09/06/2021.

ESPADA LIMA, Henrique. “O global e seus paradoxos: a construção imaginada de um campo historiográfico”. In: Esboços, v. 26, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019.e66255/41017 Acesso: 09/06/2021.

MALERBA, Jurandir. “O que narram os historiadores? Para uma genealogia da questão narrativa em história”. In: Topoi: Revista de História, v. 17, p. 399-418, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/topoi/v17n33/2237-101X-topoi-17-33-00399.pdf Acesso: 15/06/2021.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização estrutural e os Desafios para redigir o Trabalho de Conclusão. In: Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, nº 1, jan-jul, 2015. Disponível em: http://www.uniesp.edu.br/fnsa/revista Acesso: 16/06/2021.

TREINTA, Fernanda Tavares; FARIAS FILHO, José Rodrigues; SANT’ANNA, Annibal Parracho; RABELO, Lúcia Mathias. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. In: Production, v.24,  no3, São Paulo, July/Sept. 2014 Epub Oct 01, 2013.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132014000300002&script=sci_arttext Acesso: 16/06/2021.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 21:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3165989