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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A escola como espaço de reflexão. Fontes de pesquisa em educação Caracterização do contexto e das relações de trabalho na escola; levantamento do ambiente educativo das escolas, mediante a elaboração de instrumentos de pesquisa e de categorias de análise que permitam ao futuro professor realizar um primeiro estudo de caracterização do seu contexto de trabalho: gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.
JUSTIFICATIVA
Na ficha original não há justificativas para a disciplina PIPE II.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica; |
Objetivos Específicos: |
Diagnosticar, analisar e interpretar a escola em suas múltiplas dimensões. |
PROGRAMA
Unidade I: Fontes de pesquisa em educação.
Unidade II: A escola como espaço de reflexão.
Unidade III: Contexto e relações de trabalho na escola.
Unidade IV: Gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.
METODOLOGIA
A metodologia da disciplina PIPE II Será baseada em atividades síncronas e assíncronas.
Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.
Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios) e produção de materiais didáticos.
Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.
É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.
CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina PIPE II possui 45 horas de carga horária prática, que serão realizadas por meio de trabalhos. PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.
PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link
meet.google.com/cda-yswz-ugm
Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358
ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas e os discentes podem agendar reuniões particulares ou em grupo por quais quer ferramentas já descritas.
AVALIAÇÃO
Serão utilizados 5 instrumentos de Avaliação, todo trabalhos acadêmicos, cada qual valendo 20 pontos, com entrega exclusivamente por e-mail.
O professor deixará vídeos explicativos no site da disciplina e a partir da leitura do vídeo e leitura dos textos, os alunos produzirão e entregarão os trabalhos acadêmicos
consulte o site
https://sites.google.com/site/geographise
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALARCÃO, Isabel. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2008.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007
IMBERNÓN, Francisco. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LÜDKE, Menga. (Coord.) O professor e a pesquisa. Campina: Papirus, 2007
Complementar
ALVES, Nilda & SGARBI, Paulo. Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ANDRÉ, Marli. Ensinar a pesquisar... como e para que? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006. ENDIPE. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ESTEBAN, Teresa e ZACCUR, Edwiges. (Orgs.) Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
TORRES, Rosa Maria. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2845922 e o código CRC 215621D5. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2845922 |