UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICA EDUCATIVA II- PIPE

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO012

Período/Série:

2º Período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sérgio Gonçalves

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

A escola como espaço de reflexão. Fontes de pesquisa em educação Caracterização do contexto e das relações de trabalho na escola; levantamento do ambiente educativo das escolas, mediante a elaboração de instrumentos de pesquisa e de categorias de análise que permitam ao futuro professor realizar um primeiro estudo de caracterização do seu contexto de trabalho: gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.

JUSTIFICATIVA

Na ficha original não há justificativas para a disciplina PIPE II.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica;

Objetivos Específicos:

Diagnosticar, analisar e interpretar a escola em suas múltiplas dimensões.

PROGRAMA

Unidade I: Fontes de pesquisa em educação.

Unidade II: A escola como espaço de reflexão. 

Unidade III: Contexto e relações de trabalho na escola.

Unidade IV: Gestão e funcionamento das escolas de Educação Básica.

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina PIPE II Será baseada em atividades síncronas e assíncronas.

Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.

Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios) e produção de materiais didáticos.

Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.

 É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.


CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina PIPE II possui 45 horas de carga horária prática, que serão realizadas por meio de trabalhos. PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.

PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link 

 meet.google.com/cda-yswz-ugm

 

Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358

ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas e os discentes podem agendar reuniões particulares ou em grupo por quais quer ferramentas já descritas.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados 5 instrumentos de Avaliação, todo trabalhos acadêmicos, cada qual valendo 20 pontos, com entrega exclusivamente por e-mail.

O professor deixará vídeos explicativos no site da disciplina e a partir da leitura do vídeo e leitura dos textos, os alunos produzirão e entregarão os trabalhos acadêmicos

consulte o site  

 

https://sites.google.com/site/geographise

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALARCÃO, Isabel. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2008.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007

IMBERNÓN, Francisco. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LÜDKE, Menga. (Coord.) O professor e a pesquisa. Campina: Papirus, 2007

Complementar

ALVES, Nilda & SGARBI, Paulo. Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

ANDRÉ, Marli. Ensinar a pesquisar... como e para que? In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006. ENDIPE. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

ESTEBAN, Teresa e ZACCUR, Edwiges. (Orgs.) Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

TORRES, Rosa Maria. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2845922