UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História I

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH125

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

Sim

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Jean Luiz Neves Abreu

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teóricometodológicas de pesquisas em História.

JUSTIFICATIVA

A disciplina pretende desenvolver reflexões sobre os aspectos ligados ao território, à cultura e ao poder. A proposta está em consonância com a linha de Pesquisa “Territorialidades, Cultura e poder” e pretende propor uma análise teórica dos usos do território e de conceitos vizinhos, como espaço e região; as relações
de mútua dependência entre espaço, cultura e poder. Examina as práticas sociais que forjam identidades, alteridades, territórios, espacialidades traduzidas nas expressões culturais atravessadas pelas diversas formas de territorialização e desterritorialização e nas formas como os sujeitos sociais assumem seu lugar
no mundo. As investigações históricas e historiográficas reunidas nesta linha privilegiam as relações sociais, seus agentes e ações, nas diferentes dimensões da política, considerando as interações inter e intragrupos, identificando, no espaço e no tempo, as relações de poder como inerentes a qualquer forma de relação
social.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

propor uma análise teórica dos usos do território e de conceitos vizinhos, como espaço e região, de modo a identificar as relações de mútua dependência entre espaço, cultura e poder.

Objetivos Específicos:

- Compreender o conceito de território a partir de um diálogo com as ciências sociais.
- Analisar as possibilidades dos usos e apropriações do conceito pela história e historiografia
- Possibilitar um diálogo entre as perspectivas sobre território, espaço e região e os objetos de pesquisa da linha
“Territorialidades, Cultura e poder”

PROGRAMA

I- O conceito de espaço
II- Território: as múltiplas faces de um conceito
III- Território e poder
IV- Território, cultura e identidade: usos e apropriações

METODOLOGIA

Aulas expositivias com base na bibliografia selecionada. Os textos serão o ponto de partida para as análises e interpretações dos conceitos e problemáticas discutidas sobre território cultura e poder

 

SEMANA

UNIDADE/EIXO
TEMÁTICO (QUANDO
HOUVER)

ATIVIDADES
PREVISTAS

CARGA HORÁRIA

22/08- semana 1

Apresentação do curso

Aula expositiva

4 ha

29/08- semana 2

Espaço como palavra
chave

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

05/09 -semana 3

O conceito de território e suas
possibilidades para a
história

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

12/09 -semana 4

Território e poder

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

19/09- semana 5

Território e poder

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

26/09- semana 6

Território e
multiterritorialidade

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4ha

03/10- semana 7

Território, cultura e
circulação

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

10/10 -semana 8

A região como objeto

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 h

17/10 semana 9

A região como
constelação de
conceitos

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

24/10 semana 10

Identidades, contextos
e lugares

Aula expositiva com base na bibliografia a
ser indicada

4 ha

31/10 semana 11

Seminário

Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o
projeto de pesquisa.

4 ha        

07/11 – semana 12

Seminário

Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o
projeto de pesquisa.

4 ha

14/11 – semana 13

Seminário

Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o
projeto de pesquisa.

4 ha

21/11 – semana 14

Seminário

Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o
projeto de pesquisa.

4 ha

28/11 – semana 15

Finalização do curso

Avaliação do curso

4 ha

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será dividida em três procedimentos A) avaliação da participação nas aulas (35,0 pontos), B) Avaliação do seminário (30,0 pontos) e C) avaliação do trabalho escrito (35,0 pontos). Os seminários se pautarão pela apresentação de um texto ou tema que permita exercitar o diálogo entre as
questões teóricas discutidas na disciplina e o projeto de pesquisa do discente. O trabalho final (35,0) consistirá em desenvolver um texto dissertativo que configure um diálogo entre as questões discutidas durante o curso e as possíveis interfaces com o projeto de pesquisa (mínimo de 7 e máximo de 10 páginas).
A data de entrega do trabalho escrito será estipulada posteriormente.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão popular, 2013.

Complementar

CLAVAL, P. O Território na transição Pós-Modernidade. GEOgraphia, 1(2), 7-26, 2009. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia1999.v1i2.a13349
GOTTMANN J. The significance of territory. Charlottesville: University Press of Virginia, 1973.
HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, v. 9, n. 17, 8 fev. 2010.
HARVEY, D. Space as a keyword. In: Castree, N. e Gregory, D. (org.) David Harvey: a critical reader. Malden e Oxford: Blackwell, 2006
RAj, Kapil. “Beyond Postcolonialism... and Postpositivism. Circulation and the Global History of Science”, Isis, n. 104, p. 337-347, 2013
RAJ, Kapil. « Conexões, cruzamentos, circulações », Cultura [Online], Vol. 24 | 2007: http://journals.openedition.org/cultura/877 ; DOI : 10.4000/cultura.877.
10.5216/bgg.v21i1.4733. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 09–50, 2008. DOI: 10.5216/bgg.v21i1.4733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4733. Acesso em: 13 jun. 2023.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023

Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Luiz Neves Abreu, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/10/2023, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 SEI nº 4909120