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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teóricometodológicas de pesquisas em História.
JUSTIFICATIVA
A disciplina pretende desenvolver reflexões sobre os aspectos ligados ao território, à cultura e ao poder. A proposta está em consonância com a linha de Pesquisa “Territorialidades, Cultura e poder” e pretende propor uma análise teórica dos usos do território e de conceitos vizinhos, como espaço e região; as relações
de mútua dependência entre espaço, cultura e poder. Examina as práticas sociais que forjam identidades, alteridades, territórios, espacialidades traduzidas nas expressões culturais atravessadas pelas diversas formas de territorialização e desterritorialização e nas formas como os sujeitos sociais assumem seu lugar
no mundo. As investigações históricas e historiográficas reunidas nesta linha privilegiam as relações sociais, seus agentes e ações, nas diferentes dimensões da política, considerando as interações inter e intragrupos, identificando, no espaço e no tempo, as relações de poder como inerentes a qualquer forma de relação
social.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
propor uma análise teórica dos usos do território e de conceitos vizinhos, como espaço e região, de modo a identificar as relações de mútua dependência entre espaço, cultura e poder. |
Objetivos Específicos: |
- Compreender o conceito de território a partir de um diálogo com as ciências sociais. |
PROGRAMA
I- O conceito de espaço
II- Território: as múltiplas faces de um conceito
III- Território e poder
IV- Território, cultura e identidade: usos e apropriações
METODOLOGIA
Aulas expositivias com base na bibliografia selecionada. Os textos serão o ponto de partida para as análises e interpretações dos conceitos e problemáticas discutidas sobre território cultura e poder
SEMANA |
UNIDADE/EIXO |
ATIVIDADES |
CARGA HORÁRIA |
22/08- semana 1 |
Apresentação do curso |
Aula expositiva |
4 ha |
29/08- semana 2 |
Espaço como palavra |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
05/09 -semana 3 |
O conceito de território e suas |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
12/09 -semana 4 |
Território e poder |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
19/09- semana 5 |
Território e poder |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
26/09- semana 6 |
Território e |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4ha |
03/10- semana 7 |
Território, cultura e |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
10/10 -semana 8 |
A região como objeto |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 h |
17/10 semana 9 |
A região como |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
24/10 semana 10 |
Identidades, contextos |
Aula expositiva com base na bibliografia a |
4 ha |
31/10 semana 11 |
Seminário |
Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o |
4 ha |
07/11 – semana 12 |
Seminário |
Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o |
4 ha |
14/11 – semana 13 |
Seminário |
Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o |
4 ha |
21/11 – semana 14 |
Seminário |
Apresentação de discussão sobre os temas da disciplina em diálogo com o |
4 ha |
28/11 – semana 15 |
Finalização do curso |
Avaliação do curso |
4 ha |
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será dividida em três procedimentos A) avaliação da participação nas aulas (35,0 pontos), B) Avaliação do seminário (30,0 pontos) e C) avaliação do trabalho escrito (35,0 pontos). Os seminários se pautarão pela apresentação de um texto ou tema que permita exercitar o diálogo entre as
questões teóricas discutidas na disciplina e o projeto de pesquisa do discente. O trabalho final (35,0) consistirá em desenvolver um texto dissertativo que configure um diálogo entre as questões discutidas durante o curso e as possíveis interfaces com o projeto de pesquisa (mínimo de 7 e máximo de 10 páginas).
A data de entrega do trabalho escrito será estipulada posteriormente.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão popular, 2013.
Complementar
CLAVAL, P. O Território na transição Pós-Modernidade. GEOgraphia, 1(2), 7-26, 2009. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia1999.v1i2.a13349
GOTTMANN J. The significance of territory. Charlottesville: University Press of Virginia, 1973.
HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, v. 9, n. 17, 8 fev. 2010.
HARVEY, D. Space as a keyword. In: Castree, N. e Gregory, D. (org.) David Harvey: a critical reader. Malden e Oxford: Blackwell, 2006
RAj, Kapil. “Beyond Postcolonialism... and Postpositivism. Circulation and the Global History of Science”, Isis, n. 104, p. 337-347, 2013
RAJ, Kapil. « Conexões, cruzamentos, circulações », Cultura [Online], Vol. 24 | 2007: http://journals.openedition.org/cultura/877 ; DOI : 10.4000/cultura.877.
10.5216/bgg.v21i1.4733. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 09–50, 2008. DOI: 10.5216/bgg.v21i1.4733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4733. Acesso em: 13 jun. 2023.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023
Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros
Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Jean Luiz Neves Abreu, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/10/2023, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 | SEI nº 4909120 |