UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROGRAMAÇÃO SCRIPT

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades dos discentes em programação de computadores para resolução de problemas em suas rotinas pessoais e profissionais através do emprego de linguagens de script.

 

Objetivos Específicos:

  1. Desenvolver a compreensão de conceitos fundamentais de programação e de computação;

  2. Desenvolver as habilidades dos discentes tanto em trabalhar em grupo, gerenciar projetos e documentá-los quanto em produzir códigos de qualidade através da adoção de boas práticas de programação e de Test-Driven Development (TDD);

  3. Desenvolver a consciência, a autonomia e a responsabilidade dos discentes;

  4. Tornar prazerosa para os discentes a atividade de programar computadores.

Ementa

Desenvolvimento de aplicações práticas em linguagens de script, com abordagem algorítmica e conceitos de avaliação de valores e de expressões; constantes, variáveis, strings, arrays e objetos; controle de fluxo de execução de código (sequência, instruções condicionais, laços, funções, encapsulamento). Noções de estrutura de dados, interpretadores, análise de algoritmos, computabilidade e complexidade. Conceitos de computação nas nuvens. Noções de empreendedorismo e de inovação.

 

PROGRAMA

1. Introdução
1.1. Programação de computadores
1.2. Linguagens de Script e Interpretadores
1.3. Repositórios (Github) e plataformas de desenvolvimento (servidores e computação nas nuvens)
1.4. Aplicativos e inovação

2. Programação Web
2.1. HTML e CSS
2.2. Primitivas, tipos de dado e estruturas: constantes, variáveis, strings, arrays
2.3. Instruções condicionais, laços, funções
2.4. Estrutura de dados composta: objeto JSON
2.5. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade
2.6. Rapid application development (RAD): Node-RED, Django
2.7. Desenvolvimento de aplicações

3. Linguagem Python
3.1. Primitivas, tipos de dado e estruturas: variáveis, strings, arrays
3.2. Instruções condicionais, laços, funções, recursão
3.3. Estruturas de dados compostas: Listas, arquivos, dicionários, classes
3.4. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade
3.5. Tópicos avançados, desenvolvimento de aplicações em nuvem

4. Cursos online abertos e massivos
4.1. HTML & CSS: https://www.codecademy.com/learn/learn-html-css
4.2. Javascript:
4.2.1. https://br.udacity.com/course/javascript-basics--ud804/
4.2.2. https://www.codecademy.com/learn/learn-javascript
4.3. Python:
4.3.1. https://br.udacity.com/course/programming-foundations-with-python--ud036/
4.3.2. https://www.codecademy.com/pt-BR/learn/python
 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. PERKOVIC, Ljubomir. Introdução à computação usando Python: um foco no desenvolvimento de aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2016. E-book. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788521630937. Acesso em: 7 fev. 2023.

2. SHAW, Zed A. Aprenda Python 3 do jeito certo: uma introdução muito simples ao incrível mundo dos computadores e da codificação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. E-book. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788550809205. Acesso em: 7 fev. 2023.

3. MATTHES, Eric. Curso intensivo de Python: uma introdução prática baseada em projetos à programação. Tradução: Lúcia A. Kinoshita. São Paulo: Novatec, 2016.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. BANIN, Sérgio Luiz. Python 3: conceitos e aplicações: uma abordagem didática. São Paulo: Erica, 2018. E-book. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788536530253. Acesso em: 7 fev. 2023.

2. MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2010.

3. LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

4. Mark Lutz, David Ascher. Aprendendo Python; tradução: João Tortello. (2013) ISBN 9788577800131.

5. LUTZ, Mark.  ASCHER, David.  Aprendendo Python. Porto Alegre: Bookman, 2007. 

6. MCKINNEY, Wes. Python para análise de dados: tratamento de dados com Pandas, Numpy e Ipython. São Paulo: Novatec, 2018. 

 

aprovação

Prof. Dr. Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Coordenador(a), em 03/05/2023, às 12:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 04/05/2023, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4410316 e o código CRC EF17EF11.




Referência: Processo nº 23117.080333/2022-16 SEI nº 4410316