UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34203

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Hugo de Souza Rodrigues/ Antônio Carlos Ferreira da Silva

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

A disciplina será realizada presencialmente, para 15 semanas letivas, em conformidade com a resolução: 30/2022 do CONSUN e na forma de AARE (assíncrona), para 3 semanas letivas, conforme resolução 25/2020 do CONGRAD. Horário da disciplina: Quarta-feira: 19 às 22h30min.

 

EMENTA

  1. Gases.

  2. Cinética Química.

  3. Equilíbrio Químico.

  4. Equilíbrio ácido-base.

  5. Termoquímica.

  6. Termodinâmica Química.

  7. Eletroquímica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina permite que o aluno tenha um contato inicial com diferentes tópicos da química. Importante para estabelecer as bases da química que serão importantes para as disciplinas subsequentes.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar com o discente uma visão geral da Química, através de seus conceitos básicos e aplicações.

Objetivos Específicos:

Propiciar e estimular o discente a desenvolver o raciocínio químico em gases, em cinética química, em equilíbrio químico, em termodinâmica e em eletroquímica

PROGRAMA

  1. Gases: Características dos gases; pressão; as leis dos gases; gás perfeito; misturas gasosas e pressões parciais; aplicações; gases reais.

  2. Cinética Química: Velocidades das reações químicas; fatores que afetam a velocidade das reações químicas; concentração e velocidade; variação da velocidade com o tempo; temperatura e velocidade; mecanismos de reação; catalise.

  3. Equilíbrio Químico: Conceito de equilíbrio; constante de equilíbrio; equilíbrios heterogêneos; cálculos da constante de equilíbrios; aplicações; princípio de Le Châtelier.

  4. Equilíbrio ácido-base: Conceito de ácido-base; acido e bases de Bronsted-Lowry; auto-ionização da água; escala de pH; ácidos e bases fortes e fracos; relação entre Ka e Kb; propriedades ácido-base de soluções de sais; comportamento ácido-base e estrutura química; ácido base de Lewis.

  5. Termoquímica: A natureza da energia; a primeira lei da termodinâmica; entalpia; entalpia da reação; calorimetria; Lei de Hess; entalpia de formação.

  6. Termodinâmica: Processos espontâneos; Entropia e a segunda lei da termodinâmica; interpretação molecular da entropia; variações da entropia nas reações químicas; energia livre de Gibs; energia livre e temperatura; energia livre e constante de equilíbrio.

  7. Eletroquímica: Reações de oxirredução; balanceamento de equações de oxirredução; células voltaicas; FEM de pilhas; espontaneidade de reações redox; efeito da concentração na FEM da pilha; baterias; corrosão; eletrólise.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será ministrado, presencialmente, por meio de aulas expositivas utilizando datashow e quadro branco. As aulas expositivas envolverão a apresentação e discussão do conteúdo, resolução de exercícios e discussão de vídeos, além de atividades em grupo. As atividades assíncronas serão disponibilizadas em arquivos na plataforma equipe Plataforma Microsoft Teams, sendo orientadas e discutidas pelo docentes junto aos discentes. Um cronograma com datas e respectiva distribuição dos conteúdos programáticos e avaliações será discutido e ajustado pelo docente junto aos discentes na primeira semana de aula. 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através do somatório das notas de 3 conjuntos avaliativos denominados de avaliações PA, PB, e T ; considerando-se os conteúdos ministrados, sendo:

 

PA (valor = 0 à 30 pontos) = resolução de prova dissertativa.

PB (valor = 0 à 30pontos) = resolução de prova dissertativa.

T (valor = 0 à 40 pontos) = resolução de questões (tarefas) referente ao conteúdo programático.

 

A nota final será (NF) será determinada por: NF = PA +PB +T

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota M ≥ 60.

Os alunos com nota NF < 60 poderão fazer uma prova de recuperação (PR) que substituirá a menor nota obtida em PA ou PB, sendo refeito o calculo na equação NF. Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota NF ≥ 60.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.

[2] KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M. Química geral e reações químicas. São Paulo: Pioneira, 2005. 2 v.

[3] RUSSEL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Ed. Pearson, 1994. v. 1.

 

Complementar

[1] ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006

[2] ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EDUfscar, 2006.

[3] MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Pearson Education, 2007.

[4] BRADY, J. E.; RUSSELL, J. W.; HOLUM, J. R. Química: a matéria e suas transformações. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 2 v.

[5] MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: um curso universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2022, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3524827