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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução à Lógica. Conjuntos. Vetores. Sistemas Lineares.
JUSTIFICATIVA
Um primeiro contato com temas tais como lógica matemática, conjuntos, sistemas lineares e vetores é de grande importância para o discente iniciar a jornada acadêmica de forma adequada, revisando conceitos vistos anteriormente e adquirindo novo conhecimentos e um novo olhar sobre conceitos matemáticos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Formalizar, com rigor matemático, o conceito de conjunto. Trabalhar com noções elementares de lógica de forma rigorosa. Propiciar ao aluno a compreensão do que é um teorema e o que é a demonstração do mesmo. Compreender o que é uma teoria matemática. Demonstrar propriedades de conjuntos. Estudar sistemas lineares. Estudar vetores no plano e no espaço. |
Objetivos Específicos: |
(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.) |
PROGRAMA
1. INTRODUÇÃO Á LÓGICA
1.1. Sentenças matemáticas.
1.2. Os conectivos.
1.3. Tabelas verdade.
1.4. Relações de implicação e de equivalência.
1.5. Definições e termos indefinidos.
1.6. Teoremas e proposições. Tipos de demonstração.
2. CONJUNTOS
2.1. Relação de pertinência.
2.2. Igualdade de conjuntos.
2.3. Subconjuntos.
2.4. Operações com conjuntos: complementar, intersecção, reunião, diferença.
2.5. Conjunto das partes de um conjunto.
3. MATRIZES E SISTEMAS LINEARES
3.1. Escalonamento.
3.2. Matrizes elementares: inversão de matrizes.
3.3. Determinantes: definição; regra de Laplace.
3.4. Utilização dos tópicos acima para resolução de sistemas lineares.
4. VETORES
4.1. Conceito de vetor.
4.2. Operações com vetores.
4.3. Vetores no plano e no espaço.
4.4. Produto escalar e ângulo entre vetores.
4.5. Produto vetorial.
4.6. Produto misto
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
As avaliações serão efetuadas da seguinte maneira:
Instrumento |
Valor |
Formato |
Data |
Horário |
1ª Avaliação |
20 |
Individual |
26/03/2021 |
20h50 – 22h30 |
2ª Avaliação |
20 |
Individual |
30/04/2021 |
20h50 – 22h30 |
3ª Avaliação |
20 |
Individual |
25/05/2021 |
20h50 – 22h30 |
4ª Avaliação |
20 |
Individual |
11/06/2021 |
20h50 – 22h30 |
Tarefas |
20 |
Individuais |
Período Letivo |
Período Letivo |
TOTAL DA NOTA DO CURSO (NC) |
100 |
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PROVA FINAL (PF) |
100 |
Individual |
18/06/2021 |
20h50 – 22h30 |
Em cada tópico da ementa haverá tarefas que o aluno deverá entregar e contabilizarão 20 pontos no total que deverão ser somados às notas das avaliações para cálculo da nota mínima de 60 pontos. Essa nota será chamada nota do curso (NC).
As avaliações, de múltiplas escolhas, serão realizadas pelo discente remotamente e online na plataforma Moodle gratuito UFU nos horários e datas previstas na tabela acima, as suas correções serão feitas automaticamente pela plataforma. Para o aluno que, por algum motivo justificado, perder alguma das quatro provas ao longo do semestre, deverá fazer a avaliação perdida em outro horário a combinar previamente com o professor. O aluno que não obter pelo menos 60 pontos no somatório final das quatro avaliações e das tarefas propostas, deverá fazer a Prova Final (PF) no valor de 100 pontos. A média final (MF) será calculada pela fórmula MF=(NC+PF)/2, e deverá ser maior do que 60 pontos para aprovação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] CALLIOLI, C. A. et al. Álgebra linear e suas aplicações. São Paulo: Atual, 1990.
[2] IEZZI, G. E.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed. São Paulo:
Atual, 2004. v. 1.
[3] STEINBRUCH, A. E.; WINTERLE, P. Geometria analítica. São Paulo: Makron Books do
Brasil, 1987.
Complementar
[4] BOULOS, P. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo:
Prentice Hall Brasil, 2005.
[5] HALMOS, P. R. Teoria ingênua dos conjuntos. Tradução de Lázaro Coutinho.
Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
[6] IEZZI, G. E.; HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed.
São Paulo: Atual, 2004. v. 4.
[7] LIMA, E. L. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, 2000. v. 1.
[8] STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Álgebra linear. São Paulo: Makron Books, 1987.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Coordenador(a), em 12/05/2021, às 12:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2764759 |