UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Matemática - Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos de Matemática Elementar III

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP33104

Período/Série:

Turma:

MN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Moisés Rodrigues Cirilo do Monte

Ano/Semestre:

2020-1

Observações:

Oferta de disciplina para o semestre de 2020/01, a ser cumprido no período de 01/03/2021 até 19/06/2021.

 

EMENTA

Introdução à Lógica. Conjuntos. Vetores. Sistemas Lineares.

JUSTIFICATIVA

Um primeiro contato com temas tais como lógica matemática, conjuntos, sistemas lineares e vetores é de grande importância para o discente iniciar a jornada acadêmica de forma adequada, revisando conceitos vistos anteriormente e adquirindo novo conhecimentos e um novo olhar sobre conceitos matemáticos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Formalizar, com rigor matemático, o conceito de conjunto. Trabalhar com noções elementares de lógica de forma rigorosa. Propiciar ao aluno a compreensão do que é um teorema e o que é a demonstração do mesmo. Compreender o que é uma teoria matemática. Demonstrar propriedades de conjuntos. Estudar sistemas lineares. Estudar vetores no plano e no espaço.

Objetivos Específicos:

(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.)

PROGRAMA

1. INTRODUÇÃO Á LÓGICA

1.1. Sentenças matemáticas.

1.2. Os conectivos.

1.3. Tabelas verdade.

1.4. Relações de implicação e de equivalência.

1.5. Definições e termos indefinidos.

1.6. Teoremas e proposições. Tipos de demonstração.

2. CONJUNTOS

2.1. Relação de pertinência.

2.2. Igualdade de conjuntos.

2.3. Subconjuntos.

2.4. Operações com conjuntos: complementar, intersecção, reunião, diferença.

2.5. Conjunto das partes de um conjunto.

3. MATRIZES E SISTEMAS LINEARES

3.1. Escalonamento.

3.2. Matrizes elementares: inversão de matrizes.

3.3. Determinantes: definição; regra de Laplace.

3.4. Utilização dos tópicos acima para resolução de sistemas lineares.

4. VETORES

4.1. Conceito de vetor.

4.2. Operações com vetores.

4.3. Vetores no plano e no espaço.

4.4. Produto escalar e ângulo entre vetores.

4.5. Produto vetorial.

4.6. Produto misto

METODOLOGIA

 

AVALIAÇÃO

As avaliações serão efetuadas da seguinte maneira:

Instrumento

Valor

Formato

Data

Horário

1ª Avaliação

20

Individual

26/03/2021

20h50 – 22h30

2ª Avaliação

20

Individual

30/04/2021

20h50 – 22h30

3ª Avaliação

20

Individual

25/05/2021

20h50 – 22h30

4ª Avaliação

20

Individual

11/06/2021

20h50 – 22h30

Tarefas

20

Individuais

Período Letivo

Período Letivo

TOTAL DA NOTA DO CURSO (NC)

100

 

 

 

PROVA FINAL (PF)

100

Individual

18/06/2021

20h50 – 22h30

 

Em cada tópico da ementa haverá tarefas que o aluno deverá entregar e contabilizarão 20 pontos no total que deverão ser somados às notas das avaliações para cálculo da nota mínima de 60 pontos. Essa nota será chamada nota do curso (NC).

As avaliações, de múltiplas escolhas, serão realizadas pelo discente remotamente e online na plataforma Moodle gratuito UFU nos horários e datas previstas na tabela acima, as suas correções serão feitas automaticamente pela plataforma. Para o aluno que, por algum motivo justificado, perder alguma das quatro provas ao longo do semestre, deverá fazer a avaliação perdida em outro horário a combinar previamente com o professor.  O aluno que não obter pelo menos 60 pontos no somatório final das quatro avaliações e das tarefas propostas, deverá fazer a Prova Final (PF) no valor de 100 pontos. A média final (MF) será calculada pela fórmula MF=(NC+PF)/2, e deverá ser maior do que 60 pontos para aprovação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] CALLIOLI, C. A. et al. Álgebra linear e suas aplicações. São Paulo: Atual, 1990.

[2] IEZZI, G. E.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed. São Paulo:

Atual, 2004. v. 1.

[3] STEINBRUCH, A. E.; WINTERLE, P. Geometria analítica. São Paulo: Makron Books do

Brasil, 1987.

Complementar

[4] BOULOS, P. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo:

Prentice Hall Brasil, 2005.

[5] HALMOS, P. R. Teoria ingênua dos conjuntos. Tradução de Lázaro Coutinho.

Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.

[6] IEZZI, G. E.; HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed.

São Paulo: Atual, 2004. v. 4.

[7] LIMA, E. L. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, 2000. v. 1.

[8] STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Álgebra linear. São Paulo: Makron Books, 1987.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Coordenador(a), em 12/05/2021, às 12:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 SEI nº 2764759