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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: PPGCC33 |
COMPONENTE CURRICULAR: Seminários de Tese II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
SIGLA: PPGCC |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Auxiliar na evolução da pesquisa, com a discussão de aspectos metodológicos e com o esclarecimento de dúvidas, proporcionando oportunidades para que o desenvolvimento dos trabalhos recebam ajustes necessários, valendo-se da contribuição do professor e dos demais pesquisadores que participem das discussões em sala de aula sob a forma de seminários. Avançar na construção do objeto de investigação e sua relação com o quadro teórico e metodológico do trabalho. Identificar e analisar os gêneros discursivos acadêmicos, com ênfase nos pertinentes à Tese de Doutorado. Desenvolver habilidades relacionadas à escrita de uma tese de doutorado. Analisar questões relacionadas à elaboração de um relatório de investigação. Apresentar e discutir no grupo o esboço da tese (estágio de pré-qualificação).
Ementa
Fundamentação teórica-empírica
Tipos e Design da pesquisa
Formatação da tese
PROGRAMA
1. Fundamentação teórica-empírica
1.1. Aprofundamento da discussão da teoria de base da pesquisa
1.2. Aprofundamento da discussão da lacuna da pesquisa
1.3. Aprofundamento da discussão dos objetivos da pesquisa
1.4. Aprofundamento da discussão da relevância e contribuições da pesquisa
2. Tipos e design da pesquisa
2.1. Abordagem metodológica
2.2. Seleção do método da pesquisa
2.3. Delimitação da amostra
2.4. Coleta, tratamento e análise dos dados
2.5. Resultados da pesquisa
3. Formatação da tese
3.1 Explicitação do tema e da questão da pesquisa
3.2 Objetivos da pesquisa
3.3 Justificativa e fundamentação teórica da pesquisa
3.4 Hipóteses teórica da pesquisa
3.5 Hipóteses empíricas (se for o caso)
3.6 Aspectos metodológicos
3.7 Referencial teórico
3.8 Coleta, análise e tratamento dos dados
3.9 Resultados da pesquisa (pelo menos, parciais)
Observação: A coleta de dados e análises deverão ser apresentadas no mínimo de forma parcial. Em pesquisas com aplicação de questionários e entrevistas, no mínimo, os instrumentos devem ter sido validados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAQUERO, M. Pesquisa quantitativa nas ciências sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FREITAS, M. E. Viver a tese é preciso! Reflexões sobre as aventuras e desventuras da vida acadêmica. (Pensata). RAE, v. 42, n. 1, p. 1-6, 2002.
GARCIA D. C. F., GATTAZ, C. C.; GATTAZ, N. C. A relevância do título, do resumo e das palavras chaves para a escrita de artigos científicos (editorial), RAC, v. 23, n. 3, pp. 1-9, 2019.GENDRON, Y. On the elusive nature of critical (accounting) research. Critical Perspectives on Accounting, v. 50, p. 1–12, 2018.
ICKMAN, T. R.; ZEFF, S. A. Accounting research: past, present, and future. ABACUS, v. 51, n. 4, pp. 511-524, 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico, 2. ed., Atlas S.A., S.Paulo, 1986.
LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed Belo Horizonte: Edit. UFMG. 1999.
MILLER, D. C. Handbook of Research Design and Social Measurement. New York, Longman, Inc., 1978.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.
QU, S. Q.; DUMAY, J. The qualitative research interview. Qualitative Research in Accounting & Management, v. 8, n. 3, pp. 238 – 264, 2011.
VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6.ed. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica,
COMPLEMENTARES:
BOWEN, G. Document analysis as qualitative research method. Qualitative Research Journal. v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009.
GIOIA, D.A, PITRE, E. Multiparadigm perspectives on theory building. Academy of Management Review, v. 15, N. 4, p. 584-602, 1990.
HINES, R. Financial accounting: in communicating reality, we construct reality. Accounting, Organizations and Society, v. 13, v. 3, p. 251-261, 1989.
SEKARAN, U.; BOUGIE, R. Research methods for business: a skill building approach, 5th Edition, 2010.
aprovação
Ricardo Rocha de Azevedo Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Lucimar Antônio Cabral de Ávila Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis |
Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 | SEI nº 3707395 |