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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o
aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e Subjetividades”; "Territorialidades, Cultura e Poder”; “Práticas Culturais e Relações de Poder.”
JUSTIFICATIVA
A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento das pesquisas em andamento, subsidiando reflexões sobre percursos teórico-metodológicos, tratamento de fontes, técnicas de pesquisa e organização da escrita, considerando as especificidades das temáticas e as linhas de pesquisa às quais os projetos estão vinculados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Organizar e subsidiar, com instrumental teórico-metodológico, reflexão crítica em conjunto com os discentes, sobre a validade e a coerência das articulações entre temática, bibliografia, metodologia, fontes e conceitos mobilizados pelos discentes em seus projetos de pesquisa, com o intuito de aprimorar os |
Objetivos Específicos: |
- Discutir as propostas de pesquisa apresentadas pelos discentes, considerando-se os temas/problemas, propostas teórico-metodológicas e fontes escolhidas;
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PROGRAMA
Unidade I - Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa: Leitura crítica
Semanas 1 a 7 - Apresentação e discussão, em conjunto, dos projetos de pesquisa de todas as linhas.
A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são:
a) Tema/problema de pesquisa
b) Objetivos (geral e específicos)
c) Fontes
d)Metodologia;
e) Referencial teórico;
f) Bibliografia;
g) Cronograma de atividades
Unidade II - Pesquisa, tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais: especificidades das linhas
Semanas 8 a 13 - Compartilhamento de experiências de pesquisa com abordagens teórico-conceituais, tratamento de fontes e metodologias pertinentes à temática do projeto dos discentes, conforme a linha de pesquisa à qual se vincula visando a reelaboração do projeto de pesquisa.
Unidade III - Reestruturação dos projetos: considerações finais
Semanas 14 a 16 – Debate sobre a reformulação dos projetos de todas as linhas.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades compartilhadas entre docentes e discentes das três linhas de pesquisa e atividades específicas da linha.
Atividades compartilhadas: Leitura crítica dos projetos de pesquisa; discussão teórica sobre análise das fontes, minicurso e jornadas de pesquisa; pesquisa e elaboração de texto, (auto)avaliação.
Atividades específicas de cada linha: Pesquisa de fontes, Leitura dos textos indicados; Pesquisa e (re)escrita do projeto em formato de introdução com todos os elementos do projeto e apresentação sumária da estrutura da dissertação.
6.1 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
UNIDADE |
ATIVIDADE |
C.H |
20/03 |
Introdução |
Apresentação e discussão do Plano de Ensino |
4h |
27/03 |
Unidade I - Apresentação dos projetos de pesquisa pelos discentes – leitura crítica |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
03/04 |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
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10/04 |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
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17/04 |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
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24/04 |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
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08/05 |
Apresentação e leitura crítica dos projetos de pesquisa |
4h |
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15/05 |
Unidade II – Pesquisa, tratamento de fontes e abordagens teórico-conceituais: especificidades das linhas |
Compartilhamento de experiências de pesquisa pertinentes aos projetos de pesquisa (Debate na linha de pesquisa) |
4h |
22/05 |
"ESTUDOS MIGRATÓRIOS: DINÂMICAS URBANAS, GÊNERO, ETNIA E INGERÊNCIAS DO ESTADO" - Minicurso com a professora Mônica Raisa Schpun Mondes américains/Centre de recherches sur le Brésil colonial et contemporain (CRBC) École des hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris". (Parceria PPGED e pelo PPGHI). |
4h |
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29/05 |
Jornadas de pesquisa organizadas pelas linhas |
4h |
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12/06 |
Evento com o Prof. Cléber Vinicius do Amaral Felipe - Docente permanente do PPGHI, o professor apresentará seus temas de pesquisa em debate com a linha Práticas Culturais e Relações de Poder |
4h |
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19/06 |
Jornadas de pesquisa organizadas pelas linhas2 |
4h |
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26/06 |
Unidade III - Reestruturação dos projetos: considerações finais |
Evento com o Profa. Iara Lis Schiavinatto - Docente pleno do PPG História IFCH - UNICAMP, desenvolverá oficina de pesquisa em visualidades em debate com a linha de Linguagens, Identidades e Subjetividades |
4h |
03/07 |
Debate sobre a reformulação dos projetos (Todos). |
4h |
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10/07 |
Avaliação final |
Entrega do texto final da disciplina (reelaboração do projeto em forma de introdução com todos os elementos do projeto e apresentação sumária da estrutura de dissertação) |
4h |
Total |
Discussão dos resultados |
Encerramento da disciplina |
4h |
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60h |
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2 As atividades do dia 12/06/2023 poderão ser substituídas pela participação na palestra com a profa. Jacy Alves de Seixas, intitulada “Da memória e seus caminhos secretos para interpelar a história - sobre memória, esquecimento, historiografia”, a ser realizada no dia 13/06/2023, às 19 horas.
AVALIAÇÃO
Avaliação |
Pontuação |
Critérios de avaliação |
Apresentação dos projetos de pesquisa |
25 pts |
- clareza na apresentação geral do projeto - problematização da temática e do uso de fontes - destaque de pontos sensíveis ou pouco articulados - destaque de pontos positivos - apresentação de ideias e argumentações no sentido enriquecer o trabalho |
Participação nos debates |
25 pts |
- Clareza na exposição das contribuições do seminário para o desenvolvimento do projeto de pesquisa |
Artigo Final Introdução da dissertação contendo todos os elementos do projeto e versão sumária da estrutura de dissertação |
50 pts |
- Adequação do itens do projeto ( Tema/problema de pesquisa, Objetivos (geral e específicos), Fontes, Metodologia, Referencial teórico/ Bibliografia, Descrição sumária da estrutura da dissertação pretendida tendo em vista as discussões, comentários e sugestões elaboradas ao longo do seminário. |
Conforme o Art. 36 da Resolução CONPEP Nº 17, de 09 de junho de 2022, o desempenho final do discente na disciplina será aferido da pontuação total obtida convertida em conceito fixo, sendo:
– de 90 a 100% de aproveitamento, correspondente ao conceito “A” – Excelente, com direito a crédito;
– de 75 a 89% de aproveitamento, correspondente ao conceito “B” – Bom, com direito a crédito;
– de 60 a 74% de aproveitamento correspondente, ao conceito “C” – Regular, com direito a crédito;
– de 40 a 59% de aproveitamento, correspondente ao conceito “D” – Insuficiente, sem direito a crédito; e
– de 0 a 39% de aproveitamento correspondente ao conceito “E” – Reprovado, sem direito a crédito.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, Vozes 2011.
CARDOSO, Ciro. Um historiador fala de teoria e metodologia. Ensaios. Bauru, SP:Edusc, 2005.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspecva, 2008.
HARTOG, F. Evidência da História. O que os historiadores vêem. Belo Horizonte: Autênca, 2013.
MALERBA, Jurandir Et. All. A história escrita : teoria e história da historiografia. São Paulo : Contexto, 2006.
MENESES, S. (org.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
OGASSAWARA, Juliana Sayuri; BORGES, Viviane Trindade. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública. Revista Brasileira de História, v. 39, n. 80, p. 37-59, 2019.
PINSKY, Carla Bassanezy. O historiador e suas fontes. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
REVEL, Jacques. História e historiografia : exercícios crícos. Curiba : Ed. da UFPR, 2010
WHITE, Hayden. Meta-história : a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2995.
Complementar
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o oßcio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações
Europa-América, 1990.
BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (orgs.). Passados recompostos: Campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982. DOSSE, François. A História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
FONTANA, Josep. A História dos Homens. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas,sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. 4.ª ed. São Paulo: DIFEL, 1983.
GORBACH, Frida; RUFER, Mario. (In)disciplinar la investigación: archivo, trabajo de campo y escritura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016.
HARTOG, François (org.). A história de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
HAESBAERT, Rogério. Território e Descolonialidade: sobre o giro (multi)territorial/de(s)colonial na “América Latina”. Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO ; Niterói : Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. KOSSELECK, Reinhart et alii. O conceito de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LANGLOIS, Charles-Victor; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1944.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MALERBA, Jurandir (org.) História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogério Forastieri da (orgs.). Nova História em perspectiva, 2 vols. São Paulo: Cosac Naify, 2011-2013.
PARADA, Maurício (org.). Historiadores: clássicos da História, 4 vols. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2012-2018.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 3.ª ed. Belo Horizonte: Minas Gerais, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2.a ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
POMIAN, Krzysztof. Sobre la historia. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
REIS, José Carlos. A História, entre a Filosofia e a Ciência. 3.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
REVEL, Jacques. Proposições. Ensaios de história e historiografia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Editora UnB, 2007.
THOMPSON, Edward. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. WEHLING, Arno. A Invenção da História: Estudos sobre o Historicismo. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura. 2.ª ed. São Paulo: Edusp, 2001. WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 25/05/2023
Coordenação do Curso de Pós-Graduação: Profª. Drª. Ana Flávia Cernic Ramos
Portaria de Pessoal UFU Nº 6071/2022
Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Coordenador(a), em 29/05/2023, às 07:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/05/2023, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Mônica Brincalepe Campo , Professor(a) do Magistério Superior, em 30/05/2023, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lainister de Oliveira Esteves, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/06/2023, às 12:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.089826/2022-11 | SEI nº 4526221 |