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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Fundamentação teórica e prática de procedimentos de enfermagem para a assistência de enfermagem frente às necessidades de saúde do cliente em nível individual e coletivo.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados nesta disciplina possibilitarão ao aluno conhecer e intervir, através da realização de procedimentos de enfermagem junto ao indivíduo hospitalizado, sobre os problemas/situações de saúde/doença detectados a partir da sistematização da assistência de enfermagem, com uma abordagem humanitária, ética e científica, utilizando o pensamento crítico e reflexivo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Realizar as técnicas básicas de enfermagem, necessárias no processo do cuidar do cliente hospitalizado. Aplicação da metodologia de assistência com vistas à execução dos cuidados básicos na assistência de enfermagem. |
PROGRAMA
I – A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DIMENSÃO DO CUIDAR
II – O AMBIENTE HOSPITALAR
III - MEDIDAS DE CONTROLE E DISSEMINAÇÃO DE MICROORGANISMOS
IV – O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE TERAPEUTICA
V – O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À NECESSIDADE DE CONFORTO, SONO E REPOUSO
Tipos de banhos
Posições de conforto
VI – O ENFERMEIRO NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE CUTÃNEO-MUCOSA
VII – ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE OXIGENAÇÃO
VIII- O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE NUTRIÇÃO
IX- O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO Á NECESSIDADE DE ELIMINAÇÃO URINÁRIA
Manobras que facilitam a micção espontânea
X- O ENFERMEIRO NA NECESSIDADE DE ELIMINAÇÃO INTESTINAL
XI – O ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE TERMINAL
PRÁTICA
Os tópicos do programa serão abordados em aulas de laboratório e nas práticas hospitalares
METODOLOGIA
O conteúdo está organizado em blocos a partir do qual o educador, dentro de uma abordagem inter e transdisciplinar, deverá promover discussões, reflexões, leituras, dinâmicas e pesquisas.
As relações interpessoais são valorizadas buscando o envolvimento do graduando como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O laboratório é utilizado para simulações de situações reais, onde os acadêmicos desenvolvem habilidades psicomotoras necessárias à execução dos procedimentos de enfermagem, já interpretados como uma estratégia para a assistência, a ser implementada durante o desenvolvimento da disciplina, em forma de prática hospitalar. As aulas dessa unidade visam a construção teórico - prática necessária para a compreensão pelo aluno da importância da avaliação do estado de saúde individual e coletiva, com vistas ao diagnóstico de enfermagem e a sistematização da assistência.
A teorização será feita por meio de aulas com uso de metodologias ativas, podendo ser complementadas através de leitura de livros e artigos científicos indicados, onde o graduando será sempre levado a apresentar sua experiência e ponto de vista sobre os temas em questão, através de textos que suscitem questionamento, discussões em grupos, observação e análise da realidade, simulação de situações reais, relatos de experiência da prática, utilização de filmes contextualizados e outros.
RECURSOS: laboratório, manequins, materiais hospitalares, multimídia, quadro, livros e artigos científicos.
As atividades síncronas serão realizadas a saber: salas de aula (às quintas-feiras, correspondendo a 2h-aula, das 14h às15h40min; laboratório (às quintas-feiras, correspondendo a 3h-aula, das16h às 18h30min e Hospital de Clínicas/UFU (às quintas-feiras e às sextas-feiras, correspondendo a 6h-aula, das 07h10 às 12h20).
ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO COM OS DISCENTES
O atendimento aos alunos ocorrerá por ambiente virtual, e-mail e nos encontros síncronos. A comunicação por ambiente virtual será por meio da plataforma Teams.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá dentro de um processo contínuo, procurando integrar as etapas e fazendo com que seja cumulativa e gradual, não restrita a momentos únicos. Cada etapa deverá fornecer subsídios para a outra. Serão utilizados instrumentos diversos, visando a verificação da aprendizagem dos conteúdos ministrados e da relação que o aluno possui com a teoria e prática. Os instrumentos serão: Preceptor Minuto, Observação Direta de Habilidades Procedimentais (Dops), Mapa conceitual, Aprendizado Baseado em Problemas, Aprendizagem Baseada em Casos, estudos de caso dirigidos, seminários, trabalhos grupais, avaliações práticas em laboratório e em campo. A distribuição dos pontos acontecerá da seguinte forma: a nota final será dada pela média das notas alcançadas nas avaliações teóricas, prática no hospital e avaliações no laboratório, sendo distribuídos 100 pontos, conforme a tabela abaixo. A atribuição das notas referente à prática hospitalar ocorrerá de forma contínua e gradativa, observando: Conhecimento prévio, Consentimento informado, Preparação pré-procedimento, Habilidade técnica, Técnica de assepsia, Conduta pós-procedimento, Habilidades de comunicação, Profissionalismo/Consideração do paciente, Habilidade geral para realizar o procedimento e Construção do raciocínio clínico-crítico. Como parte da avaliação da prática o aluno, deverá elaborar dois estudos de caso. Será considerado aprovado o aluno que obtiver media igual ou superior a 60 pontos e frequência mínima de 75% do total da carga horária da unidade (disciplina).
Entende-se como avaliação de recuperação a atividade acadêmica que oportuniza ao estudante uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Aos discentes com frequência mínima de 75% de presença e notas menores que 60 pontos, será aplicada uma (1) avaliação de recuperação dentro do período letivo vigente referente aos conteúdos teóricos ministrados durante todo o semestre e uma (1) avaliação prática referente a execução de um procedimento de enfermagem a ser realizada no laboratório. A avaliação de recuperação de aprendizagem será aplicada uma única vez, após todas as atividades de avaliação previstas pelo docente neste plano de ensino serem concluídas. O discente será notificado sobre a atividade de recuperação no prazo de sete (7) dias que antecedem a aplicação (via devolutiva de notas). O valor da avaliação será de 100 pontos, referente a nota total de todo semestre letivo no componente curricular, sendo 50 pontos da avaliação teórica (prova escrita) e 50 pontos da avaliação prática no laboratório (execução de um procedimento de enfermagem). Desta forma, a nota obtida pelo discente que resultou em reprovação será anulada e, então, computada a nota final obtida na avaliação de recuperação como nota final do componente.
TIPO AVALIAÇÃO |
DISTRIBUIÇÃO NOTAS |
TOTAL PONTOS |
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TEÓRICA |
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2 Provas teóricas |
15 pontos cada |
30 pontos |
LABORATÓRIO |
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1 prova prática no Laboratório |
30 pontos |
30 pontos |
HOSPITAL |
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2 Estudos de caso |
10 pontos para o primeiro Estudo de Caso 20 pontos para o segundo Estudo de Caso |
30 pontos |
Avaliação prática hospitalar |
10 pontos |
10 pontos |
TOTAL 100 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
POTTER, P. A; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e pratica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 9ed. 2018.
NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda - Definições e Classificações - 2021-2023. Editora Artmed. 2023.
Barros, A. L. B. L.; Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4. ed. Porto Alegre : Artmed, 2021.
Complementar
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Práticas seguras para a prevenção de incidentes envolvendo cateter intravenoso periférico em serviços de saúde. Nota Técnica GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA Nº 04/2022. Brasília: ANVISA, 2022. 22 p.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Protocolos de segurança do paciente II. Unidade 2 - Mecanismos para Prevenção de Queda dos Pacientes. 2018.
SMELTZER, S. C.; BARE, B. G. Tratado de Enfermagem médico-cirúrgico. 14a ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2020.
HORTA, W. Processo de Enfermagem. Série Enfermagem Essencial. Editora Guanabara Koogan. 112p. 2011.
Giovani, A. M. M. Enfermagem: cálculo e administração de medicamento. 14. ed. São Paulo : Rideel, 2016.
Porto, Celmo Celeno Semiologia médica. coeditor Arnaldo Lemos Porto. 8.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Valéria Nasser Figueiredo, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/07/2023, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Aline Guarato da Cunha Bragato, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 31/07/2023, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4689896 |