UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Medicina

Avenida Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8604 - Bloco 2U - Sala 23
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos de Enfermagem

Unidade Ofertante:

Faculdade de Medicina

Código:

FAMED32402

Período/Série:

Quarto

Turma:

A, B.

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

135

Total:

165

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. ME Aline Guarato da Cunha Bragato

Prof. Dra  Maria Beatriz Guimarães Raponi

Prof. Dra Patricia Magnabosco

Prof. Dra Valéria Nasser Figueiredo
 

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Fundamentação teórica e prática de procedimentos de enfermagem para a assistência de enfermagem frente às necessidades de saúde do cliente em nível individual e coletivo.

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos a serem trabalhados nesta disciplina possibilitarão ao aluno conhecer e intervir, através da realização de procedimentos de enfermagem junto ao indivíduo hospitalizado, sobre os problemas/situações de saúde/doença detectados a partir da sistematização da assistência de enfermagem, com uma abordagem humanitária, ética e científica, utilizando o pensamento crítico e reflexivo. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Realizar as técnicas básicas de enfermagem, necessárias no processo do cuidar do cliente hospitalizado.

Aplicação da metodologia de assistência com vistas à execução dos cuidados básicos na assistência de enfermagem.

PROGRAMA

I – A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA DIMENSÃO DO CUIDAR

II – O AMBIENTE HOSPITALAR

III - MEDIDAS DE CONTROLE E DISSEMINAÇÃO DE MICROORGANISMOS

IV – O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE TERAPEUTICA

V – O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À NECESSIDADE DE CONFORTO, SONO E REPOUSO

Tipos de banhos

Posições de conforto

VI – O ENFERMEIRO NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE CUTÃNEO-MUCOSA

VII – ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE OXIGENAÇÃO

VIII- O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO ÁS NECESSIDADES DE NUTRIÇÃO

IX- O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO Á NECESSIDADE DE ELIMINAÇÃO URINÁRIA

Manobras que facilitam a micção espontânea

X- O ENFERMEIRO NA NECESSIDADE DE ELIMINAÇÃO INTESTINAL

XI – O ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE TERMINAL

PRÁTICA

Os tópicos do programa serão abordados em aulas de laboratório e nas práticas hospitalares

METODOLOGIA

O conteúdo está organizado em blocos a partir do qual o educador, dentro de uma abordagem inter e transdisciplinar, deverá promover discussões, reflexões, leituras, dinâmicas e pesquisas.

As relações interpessoais são valorizadas buscando o envolvimento do graduando como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O laboratório é utilizado para simulações de situações reais, onde os acadêmicos desenvolvem habilidades psicomotoras necessárias à execução dos procedimentos de enfermagem, já interpretados como uma estratégia para a assistência, a ser implementada durante o desenvolvimento da disciplina, em forma de prática hospitalar. As aulas dessa unidade visam a construção teórico - prática necessária para a compreensão pelo aluno da importância da avaliação do estado de saúde individual e coletiva, com vistas ao diagnóstico de enfermagem e a sistematização da assistência.

A teorização será feita por meio de aulas com uso de metodologias ativas, podendo ser complementadas através de leitura de livros e artigos científicos indicados, onde o graduando será sempre levado a apresentar sua experiência e ponto de vista sobre os temas em questão, através de textos que suscitem questionamento, discussões em grupos, observação e análise da realidade, simulação de situações reais, relatos de experiência da prática, utilização de filmes contextualizados e outros.

RECURSOS: laboratório, manequins, materiais hospitalares, multimídia, quadro, livros e artigos científicos.

As atividades síncronas serão realizadas a saber: salas de aula (às quintas-feiras, correspondendo a 2h-aula, das 14h às15h40min; laboratório (às quintas-feiras, correspondendo a 3h-aula, das16h às 18h30min e Hospital de Clínicas/UFU (às quintas-feiras e às sextas-feiras, correspondendo a 6h-aula, das 07h10 às 12h20).

ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO COM OS DISCENTES

O atendimento aos alunos ocorrerá por ambiente virtual, e-mail e nos encontros síncronos. A comunicação por ambiente virtual será por meio da plataforma Teams.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá dentro de um processo contínuo, procurando integrar as etapas e fazendo com que seja cumulativa e gradual, não restrita a momentos únicos. Cada etapa deverá fornecer subsídios para a outra. Serão utilizados instrumentos diversos, visando a verificação da aprendizagem dos conteúdos ministrados e da relação que o aluno possui com a teoria e prática. Os instrumentos serão: Preceptor Minuto, Observação Direta de Habilidades Procedimentais (Dops), Mapa conceitual, Aprendizado Baseado em Problemas, Aprendizagem Baseada em Casos, estudos de caso dirigidos, seminários, trabalhos grupais, avaliações práticas em laboratório e em campo. A distribuição dos pontos acontecerá da seguinte forma: a nota final será dada pela média das notas alcançadas nas avaliações teóricas, prática no hospital e avaliações no laboratório, sendo distribuídos 100 pontos, conforme a tabela abaixo. A atribuição das notas referente à prática hospitalar ocorrerá de forma contínua e gradativa, observando: Conhecimento prévio, Consentimento informado, Preparação pré-procedimento, Habilidade técnica, Técnica de assepsia, Conduta pós-procedimento, Habilidades de comunicação, Profissionalismo/Consideração do paciente, Habilidade geral para realizar o procedimento e Construção do raciocínio clínico-crítico. Como parte da avaliação da prática o aluno, deverá elaborar dois estudos de caso. Será considerado aprovado o aluno que obtiver media igual ou superior a 60 pontos e frequência mínima de 75% do total da carga horária da unidade (disciplina).

Entende-se como avaliação de recuperação a atividade acadêmica que oportuniza ao estudante uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Aos discentes com frequência mínima de 75% de presença e notas menores que 60 pontos, será aplicada uma (1) avaliação de recuperação dentro do período letivo vigente referente aos conteúdos teóricos ministrados durante todo o semestre e uma (1) avaliação prática referente a execução de um procedimento de enfermagem a ser realizada no laboratório. A avaliação de recuperação de aprendizagem será aplicada uma única vez, após todas as atividades de avaliação previstas pelo docente neste plano de ensino serem concluídas. O discente será notificado sobre a atividade de recuperação no prazo de sete (7) dias que antecedem a aplicação (via devolutiva de notas). O valor da avaliação será de 100 pontos, referente a nota total de todo semestre letivo no componente curricular, sendo 50 pontos da avaliação teórica (prova escrita) e 50 pontos da avaliação prática no laboratório (execução de um procedimento de enfermagem). Desta forma, a nota obtida pelo discente que resultou em reprovação será anulada e, então, computada a nota final obtida na avaliação de recuperação como nota final do componente.

 

TIPO AVALIAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO NOTAS

TOTAL PONTOS

 

TEÓRICA

2 Provas teóricas

15 pontos cada

30 pontos

LABORATÓRIO

1 prova prática no Laboratório

30 pontos

30 pontos

HOSPITAL

2 Estudos de caso

 10 pontos para o primeiro Estudo de Caso

20 pontos para o segundo Estudo de Caso

30 pontos

Avaliação prática hospitalar

10 pontos

10 pontos

                                                                  TOTAL                                                100 pontos

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

POTTER, P. A; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e pratica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan,  9ed. 2018.

NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda - Definições e Classificações - 2021-2023. Editora Artmed. 2023.

Barros, A. L. B. L.; Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4. ed. Porto Alegre : Artmed, 2021.

Complementar

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Práticas seguras para a prevenção de incidentes envolvendo cateter intravenoso periférico em serviços de saúde. Nota Técnica GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA Nº 04/2022. Brasília: ANVISA, 2022. 22 p.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Protocolos de segurança do paciente II. Unidade 2 - Mecanismos para Prevenção de Queda dos Pacientes. 2018.

SMELTZER, S. C.; BARE, B. G. Tratado de Enfermagem médico-cirúrgico. 14a ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2020.

HORTA, W. Processo de Enfermagem. Série Enfermagem Essencial. Editora Guanabara Koogan. 112p. 2011.

Giovani, A. M. M. Enfermagem: cálculo e administração de medicamento. 14. ed. São Paulo : Rideel, 2016.

Porto, Celmo Celeno Semiologia médica. coeditor Arnaldo Lemos Porto. 8.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Valéria Nasser Figueiredo, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/07/2023, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Guarato da Cunha Bragato, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 31/07/2023, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4689896