UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

BIOGEOGRAFIA

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO022

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Kátia Gisele de Oliveira Pereira

Ano/Semestre:

2ª SEMESTRE

Observações:

 

 

EMENTA

Fatores limitantes. Os fatores físicos e a distribuição da vida no planeta. Ecossistemas. Os ciclos biogeoquímicos. Os grandes biomas terrestres. Os biomas brasileiros

JUSTIFICATIVA

A Biogeografia constitui-se em disciplina fundamental para a formação de futuros profissionais em geografia por abordar questões sobre a temática ambiental, variável relevante no desenvolvimento das sociedades. Na disciplina procura-se discutir os fatores físicos e biológicos presentes na pluralidade de distribuição das espécies de seres vivos pelo planeta, enfocando a forma com que as alterações antrópicas modificam os ecossistemas naturais. Tal abordagem tem a finalidade de desenvolver nos discente o compromisso com conservação da biodiversidade por meio da capacidade de interpretação sistêmica dos processos ecológicos em diferentes ambientes e escalas.  Além disso, a disciplina cria a oportunidade do discente desenvolver as habilidades de pesquisa teórica e prática aplicada por meio dos princípios da biogeografia e da biologia da conservação. Dessa forma, a disciplina proporciona ao discente a capacidade de análise ambiental, um exercício da profissão na docência, na pesquisa e, também, na atuação como bacharel.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o aluno será capaz de trabalhar os conceitos, teorias e conhecimentos práticos da disciplina de Biogeografia. Relacionar os fatores limitantes condicionados pelos aspectos físicos, biológicos e sua relação com a distribuição geográfica dos seres vivos, além de analisar como a degradação que a ocupação e a exploração antrópica imprimem aos ecossistemas.

Objetivos Específicos:

  • Identificar a evolução dos conceitos em Biogeografia e as relações Ecológica para a existência dos ecossistemas;
  • Relacionar a interferência dos fatores limitantes e a ciclagem de nutrientes necessários à distribuição da biota no planeta; 
  • Classificar os tipos de ecossistemas aquáticos e terrestres; 
  • Relacionar os diversos aspectos geográficos importantes para a distribuição dos biomas mundiais e no Brasil.

PROGRAMA

1. Biogeografia Histórica, Fatores limitantes e o ambiente físico 1.1. Conceituação 1.2. Condições de existência como fatores limitantes 1.3. Insolação 1.4. Temperatura 1.5. Umidade 1.6. Gases atmosféricos 1.7. Macronutrientes e micronutrientes 1.8. Solo 1.9. O fogo 

2. Ciclos Biogeoquímicos 2.1. Ciclagem da água 2.2. Ciclagem do nitrogênio 2.3. Ciclagem do carbono 2.4. Ciclagem do fósforo 2.5. Ciclagem do enxofre 2.6. A ciclagem dos elementos Não-essenciais 2.7. A ciclagem dos nutrientes nos trópicos

3. Ecossistemas 3.1. Ecossistemas aquáticos 3.2. Ecossistemas lênticos 3.3. Ecossistemas lóticos 3.4. Ecossistemas de água doce (geral) 3.5. Alagados 3.6. Oceanos

4. Biomas terrestres 4.1. Tundra 4.2. Floresta de coníferas 4.3. Floresta decídua temperada 4.4. Campos temperados 4.5. Savanas 4.6. Deserto 4.7. Florestas tropicais 4.8. Pradarias 4.9. 

5. Biomas brasileiros - 5.1. Cerrado 5.2. Amazônia 5.3. Costeiro 5.4. Pantanal 5.5. Campos sulinos 5.6. Mata Atlântica

6. Unidade de Conservação

METODOLOGIA

A metodologia prevista para esta disciplina deverá atender a Resolução N. 07/2020, art. 6º e 7º principalmente. A presença será computada por chamada em aulas síncronas e mediante a entrega pontual das atividades assíncronas. Será disponibilizado pela professora, durante cada aula síncrona, uma lista de presença pelo bate-papo, em que cada aluno insere nome e e-mail e envia.

Não será permitido o registro das atividades de aulas síncronas, assim como, não serão permitidas a veiculação dos materiais disponibilizados para as aulas como: imagens, prints de telas, áudios e vídeos.

A disciplina de Biogeografia prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão parcialmente a experiência por meio de pesquisas de estudo de caso de biogeografia.

Para que a aula aconteça, o discente deverá acessar o link no Google Meet e, para poder ter acesso a todos os materiais da disciplina, deverá acessar o Google sala de aula (classroom). Segue as principais orientações para que o discente possa acompanhar as AARE e ter um bom rendimento:

A plataforma – Ambiente de SALA DE AULAS REMOTAS será: Google Meet – A primeira aula deverá ser acessada dia 26/10/2020 a partir das partir das 19h, para o noturno, no seguinte link: https://meet.google.com/sqe-rxpz-yfk e aguardar a permissão da professora para entrar na aula.

Horário de aulas Síncronas – Toda as Segundas-feiras no link da disciplina a partir das partir das 19h00min às 22h30 (noturno), com intervalo – o que equivale a 4h/a de atividades síncronas semanais, totalizando 36 h/a em 9 semanas. As demais atividades ocorrerão de forma assíncronas.

Link para assistir as aulas: https://meet.google.com/sxy-tfhu-wyq Apertar Control + o link para ir direto para a página.

Link para os textos e demais materiais para acompanhar as aulas – Para ter acesso, o discente deverá acessar o Google, depois acessar  (localizado nos 9 pontinhos localizados no topo direito da página),  o Google Sala de Aula, ir no sinal de mais (+), lá o discente irá optar por participar da turma pelo códigooqfkija ou pelo link - https://classroom.google.com/c/Mzc1MTk1NzQxODZa?cjc=oqfkija

Já na sala de aula de Biogeografia, abrir a pasta, ir para a aba atividades, depois ir para a pasta de arquivo da sala de aula (Google DRIVE). Nesta sala aula virtual, o discente pode fazer o download dos textos e materiais, enviar e receber e-mails da/para professora.

E-mail da Sala de aula: labufu.geab@gmail.com

6.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

No Cronograma abaixo contém as datas, orientações para as atividades por semana, os temas e materiais que devem buscar para estudar e fazer as atividades (síncronas e assíncronas). Todos os textos da disciplina estão no Google Drive, na pasta de texto para a disciplina e os outros na pasta de textos complementares - dar suporte aos temas trabalhados em sala de aula. Todos  os textos estão em PDF a disposição do discente.

 

Dias da Semana

Tema da aula

Material de leitura

13/7/21

Apresentação da disciplina e das atividades ao longo do semestre

Texto 1 na aula:Biogeografia: a história da vida na Terra”
Jéssica Paula Gillung

 

20/7/21

Apresentar o estudo dirigido

Atividade complementares – vídeo ”O Paraíso Perdido de Dawin” https://www.youtube.com/watch?v=F8u50TmtjZ0 – A viagem do Beagle em que mostra a importância das ideias de evolução das espécies.

Texto 2- “CAP 9 - O Quaternário” - A História Ecológica da Terra” - Maria Lea Labouriau Salgado

20/7/21

Fatores limitantes e o ambiente físico 

Texto 3: Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair

27/7/21

Ciclos Biogeoquímicos

Pesquisar - Ciclagem. A ciclagem dos nutrientes nos trópicos – Texto: O Texto 4 - Embrião de Gaia: A Ecologia como Utopia planetária - Hipótese de Gaia

03/08/21

Biologia da Conservação e ameaças a biodiversidade

Texto 5 - Primack e Rodrigues – Biologia da Conservação

Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM)

10/08/21

Biomas terrestres mundo Caracterização fisiobiogeografica

Texto 6 - Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair Atlas Geográfico IBGE

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=264669&view=detalhes

17/08/21

Biomas brasileiros:

Textos 7a e b: Ab’Saber - Domínios da Natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas e COPOBIANCO, Artigo-base sobre os biomas brasileiros.

24/08/21

Costeira e caatinga

Bibliografia específica para cada bioma

31/0/21

Campos sulinos e Pantanal

Bibliografia específica para cada bioma

14/0/21

Cerrado

Bibliografia específica para cada bioma

21/0/21

Amazônia e Mata Atlântica

Bibliografia específica para cada bioma

28/0/21

Tipos de Ecossistemas Áquaticos

Bibliografia específica para cada bioma

5/10/21

Geopontal

 

12/10/21

UC’s

Texto 8 – UC’s, parques nacional e o papale na conservação da natureza

19/10/21

Avaliação final

 

26/10/21

Revisão de notas

 

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas para a disciplina estão dispostas no quadro abaixo por tipos de atividades, distribuição dos pontos e datas de entrega. O discente deverá elaborar as atividades de forma autoral, empregando o método científico, nos textos contendo: Introdução, desenvolvimento e conclusões, com citação da fonte das ideias apresentadas; responder aos estudos dirigidos com suas palavras por meio de pesquisa; Pesquisar os temas nas fontes, elaborar apresentação conforme referências e apresentá-las conforme orientação.

 

Dias da Semana

Avaliação e pontuação

valor

13/7/21

Debater o texto em aula

 

20/7/21

Texto 1 - Ler e sistematizar um texto da primeira aula (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

Texto 2 –-  contendo as referências de aulas, o documentário e os dois textos Biogeografia e o Quaternário. Relacionar os textos entre si Fatores limitantes e o ambiente físico e adaptação das espécies.

Text 1

 e

Texto 2

(10,0 individual)

 

20/7/21

Texto 3: Resumo Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair

 

(5,0 individual)

27/7/21

Texto 4 e pesquisa - Apresentação em Power Point - 9 Grupos - ciclos biogeoquímicos e relacionar com o texto sobre Hipótese de Gaia – Nota para o apresentador – será avaliado a qualidade da fala e da escrita.

 

Seminário

(20,0 individual)

03/0/21

Texto 5 -  Resumo do texto Biologia da Conservação

Entrevista – O verdadeiro naturalista

(05,0 individual)

10/0/21

Texto 6 - Biogeografia e meio ambiente – Helmut Troppmair

(05,0 individual)

17/0/21

Texto 7 a e b

(05,0 individual)

24/0/21

Seminário dos biomas - Grupo

 

31/0/21

Seminário dos biomas- Grupo

20,0

14/0/21

Seminário dos biomas- Grupo

 

21/0/21

Seminário dos biomas- Grupo

 

28/0/21

Seminário dos biomas- Grupo

 

5/10/21

Geopontal

 

12/10/21

Texto 8 – UC’s resumo

(5,0 individual)

19/10/21

Avaliação escrita (Aspectos geográficos do bioma brasileiro sorteado).

30,0 individual

26/10/21

Revisão de notas

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB´SÁBER, AZIZ. Os domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CARVALHO, C. J. B. e ALMEIDA, E. A. B. Biogeografia da América do Sul: Padrões e processos. São Paulo: Roca, 2010.

LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa – Capítulo 9 – O Quaternário. In: LABOURIAU-SALGADO, Maria Léa - História Ecológica da Terra. São Paulo: Edigard Buclher, 2000.

ODUM, Eugene, P. Ecologia. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro: 1983 434 p.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000

RICKLEFT, R. A economia da natureza. 3a Ed. Rio de Janeiro:Ed. Guanabara-Koogan, 1996.

Complementar

COX, C. Barry. Biogeografia: uma abordagem ecológica e evolucionária. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

CAPOBIANCO, J. P. R.; Artigo-base sobre os biomas brasileiros. CAMARGO, A.; CAPOBIANCO, J. P. R.; OLIVEIRA, J. A. P. de (Org.). Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002. 460 p.

DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª. edição, 1989.

FERRI, M. G. Vegetação brasileira. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1980.

FURLAN, SUELI ÂNGELO e CONTI, JOSÉ BUENO. Geoecologia. O clima, os solos e a biota. In: ROSS, JURANDYR L. SANCHES (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

TROPPMAIR, HELMUT, Biosfera e meio ambiente. Rio Claro: 1987 (UNESP).

TROPPMAIR, Helmut. Geossistemas. Rio Claro: O Autor, 2000

SCIENTIFIC AMERICAN. A biosfera. São Paulo: Polígono/Edusp, 1974.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/07/2021, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2940264