UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Integrado de Prática Educativa IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO023

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2020-2

Observações:

Pré-requisito: Projeto Integrado de Prática Educativa III

 

EMENTA

Problematização da prática educativa. Pesquisa-ação. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto departida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. Elaboração de projetos de trabalho com o estudo de referências teóricas que possibilitem a contribuição no espaço escolar. Elaborar material didático dos conteúdos de geografia.

JUSTIFICATIVA

Problematização da prática educativa diante das correntes de pensamentos que influenciaram a construção do conhecimento geográfico. Pesquisa – ação como prática investigativa que estimula a elaboração, o questionamento e, a reflexão dos conteúdos geográficos. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto departida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. A elaboração de projetos de material didático como prática reflexiva pretende inserir o educando na sociedade como cidadão autônomo e capaz de interferir na realidade de forma crítica. Desta foram à disciplina se propõe a construir e discutir o material didático como ferramentas que possibilitarão vincular os conceitos mais abstratos à realidade cotidiana e à própria experiência vivida pelos educandos. Isso lhes ajudará a ampliar o conhecimento sobre o espaço geográfico em que está inserido e do qual ele também é partícipe. Favorecer o papel do professor de Geografia como criador do saber e da capacidade de transformar o discente em um ser crítico e capaz de aprender e contribuir na construção do saber.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a relação entre teoria e prática na elaboração de materiais didáticos para o ensino de Geografia.

Objetivos Específicos:

Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica.

Identificar como os conteúdos são organizados e propostos no contexto escolar, com a finalidade de pensar estratégias de ensino adequadas ao contexto do educando e da escola.

Possibilitar a construção de material didático que reflita a capacidade de estudar o espaço produzido pela sociedade, analisando suas desigualdades e contradições, as relações de produção e as formas de apropriação da natureza.

 

PROGRAMA

5.1. Pesquisa-ação: concepção e forma;

5.2. Problematização da prática educativa;

5.3. Elaboração de projetos de trabalho;

5.4. Elaborar material didático em geografia.

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma remota, tendo como embasamento os aspectos normativos do Conselho de Graduação UFU (Resoluções CONGRAD: nº 15/2011 e nº 25/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, as atividades serão realizadas com a mediação dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre o docente e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams. Será utilizada para as aulas síncronas a plataforma Google Meet, no entanto, no caso de ocorrer algum problema de acessibilidade no decorrer do período, outra plataforma será utilizada.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização do cronograma a seguir, considerando a distribuição da carga horária das atividades síncronas e assíncronas, como segue:

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas, discussões em grupos das propostas, orientações sobre as atividades e avaliações, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet ou Microsoft Teams. Enfatizo que caso surja algum problema com a plataforma proposta, trabalharemos com a segunda plataforma aqui elencada, para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às quartas-feiras, das 19:00h às 22h30, com um intervalo de 20 minutos, considerando o cronograma a seguir e suas respectivas atividades:

Data

Atividade

14/07/2021

Apresentação do plano de ensino e reflexão inicial sobre a pesquisa – ação, enquanto como prática investigativa que estimula a elaboração, o questionamento e a reflexão sobre os conteúdos no âmbito do ensino da geografia. Socialização, discussão e distribuição da dinâmica de trabalho que terá como objetivo e resultado, a elaboração de material didático.

28/08/2021

Verificação e orientação sobre o material coletado (dossiê e projeto). A partir dos esclarecimentos iniciais os discentes deverão se organizar em grupos ou individualmente, para a elaboração de um material didático. No entanto, o processo de construção passará inicialmente pelo levantamento de referenciais teóricos e práticos que fundamentarão a proposta. Inicialmente os discentes farão um levantamento sobre a temática pretendida e, posteriormente, irão elaborar um plano de intervenção (plano de ensino), ou seja, como aplicar teoricamente e, na prática a utilização do material didático a ser elaborado.

22/09/2021

Verificação e orientação sobre o trabalho escrito sobre as estratégias de elaboração do material didático: discussão e orientação sobre o trabalho completo (trabalho escrito), plano de aula e da proposta de material didático que está sendo produzido individualmente ou em grupos.

20/10 e 27/10/2021

Apresentações dos materiais didáticos pedagógicos em Geografia produzidos (cartazes, painéis, fotos, maquetes, vídeos, músicas, Jogos didáticos, dentre outros)

03/11/2021

Entrega de resultados finais e avaliação da disciplina

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de elaboração Dossiê de referências sobre os conteúdos pelos discentes; elaboração de um plano de intervenção escolar (plano de ensino); trabalho escrito sobre o processo de planejamento, organização e sistematização de informações e, por fim, elaboração de material didático para o ensino de geografia. A execução desta proposta de trabalhos assíncronos se dará a partir dos esclarecimentos nos encontros síncronos e orientações disponibilizados pelo docente em pasta de armazenamento de documentos da disciplina - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

As atividades assíncronas serão realizadas pelos discentes a partir do cronograma e das atividades propostas a seguir:

Datas

Atividade

21/07 e 28/07/2021

Reflexão sobre a prática investigativa no âmbito do ensino de Geografia. Elaboração de um Dossiê que fundamentará a produção do material didático e o plano de intervenção (plano de ensino)  

04/08 e 11/08/2021

Reflexão sobre a prática investigativa no âmbito do ensino de Geografia. Elaboração de um Dossiê que fundamentará a produção do material didático e o plano de intervenção (plano de ensino)  

25/08/2021

Elaboração do plano de intervenção, ou seja, do plano de ensino que será utilizado como base para a aplicação, na prática, do material didático a ser elaborado.

01/09, 08/09 e 15/09/2021

Elaboração do plano de intervenção, ou seja, do plano de ensino que será utilizado como base para a aplicação, na prática, do material didático a ser elaborado.

29/09/2021

Elaboração dos materiais didáticos pedagógicos para o ensino de Geografia

06/10 e 13/10/2021

Elaboração dos materiais didáticos pedagógicos para o ensino de Geografia

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas quintas-feiras, das 17:00h até às 19:00h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas quartas-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma - Google Meet ou Microsoft Teams.

Considerando o disposto no Artigo 10º, parágrafo 7º da Resolução 25/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, organização de dossiê, plano de ensino, trabalho escrito, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1RYtYmeHRZ7IsvaHw5Et8a6XKP5PoUz_6?usp=sharing

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 14/07/2021, no horário das 19:00h, para a primeira aula síncrona, assim como as demais (segundo o cronograma proposto neste plano de ensino), os discentes devem acessar o link:

meet.google.com/pdh-nytq-iiu

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Elaboração de Dossiê: levantamento de referenciais teóricos e práticos que fundamentarão a reflexão sobre o processo de pesquisa (artigos, livros, capítulos de livros, reportagens, dentre outros) – ação e a elaboração do plano de intervenção (plano de ensino), além da elaboração do material didático pedagógico para o ensino de Geografia. O Dossiê deverá ser elaborado a partir da relação dos referenciais, além de uma síntese sobre seu conteúdo e qual será a contribuição da obra para a elaboração do material didático pedagógico. A data limite para entrega é entrega 20/08/2021 (15 pontos).

2) Plano de ensino: elaboração de um plano de intervenção, ou seja, um Plano de Ensino para a aplicação, na prática (em alguma turma do ensino fundamental ou médio), do material didático pedagógico a ser produzido. Além das discussões e esclarecimentos nos encontros síncronos, um modelo de plano será disponibilizado em pasta de armazenamento da disciplina (Google Drive) A data limite para entrega será 24/09/2021 (20 pontos).

3) Trabalho Escrito: elaboração de trabalho escrito sobre todo o processo de construção das atividades desenvolvidas na disciplina, considerando uma estrutura mínima: introdução (escrever sobre a proposta de trabalho, objetivos e definição do material didático a ser produzido); desenvolvimento (breve discussão teórica processo de elaboração do plano de ensino e produção do material didático pedagógico, além da sua aplicação); considerações (relevância da atividade, utilização do material didático e o conhecimento adquirido); e, por fim, as referências bibliográficas. O trabalho deverá ter no mínimo quatro e no máximo seis páginas. A data limite para entrega será 29/10/2021 (25 pontos).

4) Apresentação do Material Didático: enquanto resultado e como fechamento das atividades realizadas ao longo desta segunda fase, faremos a apresentação dos materiais didáticos pedagógicos produzidos, considerando para tal a referência (Plano de Ensino) elaborados para a aplicação na prática dos materiais produzidos. As apresentações ocorrerão nos dias 20/10 e 27/10/2021. O peso para a apresentação e o material produzido será de (40 pontos).

Sobre as atividades avaliativas ressaltamos que não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada em referências, deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

Observação: todas as avaliações escritas deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para envio.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano Editora, 2002.

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; SILVEIRA, José Silvio; ANDRADE, Soraia Maria. Produção de material didático-pedagógico para o ensino de Geografia e meio ambiente. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Jose_Silveira14/publication/325577114_Producao_de_Material_Didatico-pedagogico_para_o_Ensino_da_Geografia/links/5b16b38d45851547bba2f985/Producao-de-Material-Didatico-Pedagogico-para-o-Ensino-da-Geografia.pdf. Acesso em 10/06/2021.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

GAMBOA, Silvio Sánchez. (Org.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

MARTINS SILVA, C.; CRISTINA FERREIRA, G. Produção de material didático: jogo das curvas de nível. - DOI10.5216/bgg.v28i2.5736. Boletim Goiano de Geografia, v. 28, n. 2, p. 157-170, 13 mar. 2009. Acessos em 05 out. 2020.

Complementar

ARAÚJO JUNIOR, Aloysio Marthins de; et. al. A produção de material didático-pedagógico em Geografia para o ensino fundamental: notas de uma experiência. Revista Percurso, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2674/2198. Acesso em junho de 2021.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001. GARCIA, Regina Leite. (Org.) Método, métodos, contramétodo. São Paulo: Cortez, 2003.

LÜDKE, Menga. A pesquisa em educação ao encontro de sua complexidade. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006.

SILVA, Ângela Maria de Andrade. O ensino de Geografia e os recursos didáticos: uma avaliação inicial acerca dos materiais de ensino e livros didáticos. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2008. (Monografia). Disponível em: http://www.geografiaememoria.ig.ufu.br/downloads/259_Angela_Maria_de_Andrade_Silva_2008.pdf. Acesso em junho de 2021.

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Da teoria à Prática do ensino da Geografia. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47181/1/u1_d22_v9_ta.pdf. Acesso em junho de 2021.

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/06/2021, às 18:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2844651