|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39048 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Conhecer o conceito de diversidade.
Relacionar história, educação e diversidade.
Refletir criticamente sobre os fundamentos históricos de um currículo na perspectiva de reconhecimento da diversidade.
Estudar e refletir criticamente o tema da diversidade, considerando a escola, o bairro, a cidade como espaço educativo.
Ementa
Introdução aos conceitos de diversidade. Articulação e discussão entre ensino de história e diversidade. Conhecimento da legislação relativa à inclusão do tema diversidade no currículo. Desenvolvimento da relação entre educação e diversidade. Estudo da perspectiva multicultural na escola pública brasileira.
PROGRAMA
Introdução aos fundamentos históricos na perspectiva da diversidade.
Conceitos de diversidade.
Espaços educativos para a aprendizagem da diversidade.
História, diversidade, educação: tempos e espaços.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel (Orgs.). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosângela de Fátima Rodrigues (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. 2. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo de (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1723618 e o código CRC E0728F38. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723618 |