UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da África II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO 032603

Período/Série:

6o 

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Período letivo: 08/01/2024 a 09/05/2024

 

EMENTA

Imperialismo e a partilha da África (1880-1914). Movimentos políticos de contestação. Os movimentos nacionalistas e a descolonização da África. Os Estados Nacionais em África: fronteiras herdadas e projetos de nação. A África lusófona.

JUSTIFICATIVA

Compreender aspectos do continente africano independente em sua complexidade geopolítica, socioeconômica e cultural; processos de colonização/descolonização e suas consequências econômicas, culturais e sociais na atual conformação do continente africano.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 

  • Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena"

Objetivos específicos:

 

  • Apresentar alguns debates centrais da historiografia africanista, enfatizando a historicidade das perspectivas teóricas e proposições metodológicas;

  • Abordar o debate historiográfico em torno da escravidão e do trabalho forçado em África, antes, durante e após o impacto da escravidão nas Américas;

  • Discutir aspectos particulares da formação, organização e perspectivas dos Estados Nacionais em África.

 

 

PROGRAMA

Unidade 1- Independências, autodeterminação e identidade africana

1.1. A Construção da África: uma reflexão sobre a identidade africana.

1.2. A organização da unidade africana como expressão do projeto político continental no pós-independência: disputa e reivindicações.

 

Unidade 2: Colonialismo, diásporas e “pós colonialismo” africano

2.1. Os movimentos de libertação no continente africano

2.2. Pan-africanismo e Negritude

2.3. Aspectos internacionais da luta pela descolonização

 

Unidade 3- Desafios para reconstrução democrática africana

3.1. Estado, sociedade, economia e cultura no pós-colonialíssimo africano.

3.2. A unidade nacional: conflitos étnicos / políticos regionais.

3.3. Democracias e instabilidades políticas em África.

 

Unidade 4: Desafios epistemológicos e políticos e econômica em África losófona

4.1. As relações históricas entre Brasil e África

4.2. Processos de independência das colônias portuguesas em África

 

Unidade 5: Desafios e perspectivas contemporâneas

5.1. As relações econômicas entre a China e a África subsaariana.

5.2. Os grandes desafios dos governos africanos para o século XXI.

5.3. A África na ordem internacional do século XXI: mudanças epidérmicas ou ensaios de autonomia decisória ?

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas; leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados; projeção e análise de documentários atinentes ao conteúdo da disciplina; realização de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino

AVALIAÇÃO

7.                 Critério de avaliação: Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica.

 

7.2.              Instrumentos de Avaliação: Prova escrita: 40 pontos / Problematização oral das leituras obrigatórias: 20 pontos / Apresentação de Seminário: 40 pontos: Total 100 pontos.

7.3. Cr

a.               - 16/04/2024: Avaliação escrita elaborada a partir de uma leitura obrigatória de cada Unidade do Programa

b.               - 05, 12, 19, 26/03/2024Apresentação de Seminários, sendo que os temas dos seminários serão os temas das Unidades do Programa

c. Aval       - Data: 23/04/2024: Avaliação de recuperação: Avaliação de conteúdo de aprendizagem, elaborada a partir do contúdo de todas as Unidades do Programa

30/0

BIBLIOGRAFIA

Básica

AJAYI, J. F. Ade. História Geral da África. v. 6. África do século XIX à década de 1880. Brasília: UNESCO, 2010.

MARQUES, João Pedro. Portugal e a escravatura dos africanos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004

WESSELING, H. L. Dividir para dominar: a partilha da África, 1880 – 1914. São Paulo / Rio de Janeiro: Revan / Ed. UFRJ, 1998.

J.B

Complementar

FAGE, J. D. História da África. Lisboa: Edições 70, 2001

FREYRE, Gilberto. O mundo que o português criou: aspectos das relações sociais e de cultura do Brasil com Portugal e as colônias portuguesas. São Paulo: É Realizações, 2010

HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005

PANTOJA, Selma (Org.). Entre Áfricas e Brasis. São Paulo / Brasília: Marco Zero / Paralelo 15, 2001

SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 3. ed. Rev. e Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

-FAGE,

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2024, às 17:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5166881