UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 242ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (PPIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).

 

No dia 28 de outubro de 2021, às 14 horas e 5 minutos, iniciou-se de forma remota com o auxílio da plataforma MS Teams, a 242ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa, com participação do(a) coordenador(a) Profa. Rosineide Marques Ribas, e do(as) conselheiro(as): Profa. Ana Carolina Gomes Jardim; Prof. Cláudio Vieira da Silva; Prof. Paulo Rogério de Faria e a MSc. Iasmin Aparecida Cunha Araújo, representante dos discentes. O Prof. Robinson Sabino da Silva justificou a ausência por motivos de trabalho. A fim de deliberarem sobre a pauta da reunião que iniciou-se com a coordenadora abrindo espaço para os conselheiros falarem sobre o primeiro item de pauta: Item 1: Informes: A representante de discentes Iasmin Araújo informou sobre as dúvidas que os discentes orientandos do Prof. Luiz Ricardo Goulart a respeito dos procedimentos que serão adotados para a escolha de novo(s) orientador(es) para a conclusão das suas dissertações e teses após o falecimento do atual orientador em decorrência de complicações da COVID-19. A coordenadora do programa se propôs a verificar juntamente com o Prof. Robinson Sabino da Silva e Prof. Jair P. da Cunha Júnior que já estavam apoiando os discentes em seus projetos de pesquisa, uma definição sobre a situação dos discentes quanto a orientações. Não havendo mais informes passou-se ao próximo assunto. Item 2: Homologação De Títulos De Mestre: Foi apresentado pelos discentes Guilherme de Souza, matrícula 11912IPA004 e Elias Rodrigues de Almeida Júnior, matrícula 11922IPA003 as solicitações de homologação dos seus títulos de mestre. Por terem cumprido todos os requisitos necessários para a homologação exigidos pelo programa o Colegiado aprovou ambos os pedidos. Encerrado este item passou-se ao próximo. Item 3: Homologação De Título De Doutor (a): Foi apresentado pela discente Yusmaris Josefina Cariaco Sifontes, matrícula 11713IPA004, a solicitação de homologação do seu título de doutora aprovada ad referendum pela Coordenadora do programa em 6/10/2021 por ter cumprido todos os requisitos necessários exigidos para a homologação. O Colegiado tomou ciência e concordou com a aprovação do pedido. Encerrado este item passou-se ao seguinte. Item 4: Pedido Para Envio De Banca Com Menos De 30 Dias: Prof. Cláudio Vieira da Silva apresentou solicitação de autorização para entrega da documentação de defesa da mestranda sob sua orientação Anna Clara Azevedo Silveira, matrícula 11922IPA002 com prazo inferior a 30 dias. O Colegiado analisou o pedido e julgou o caso como excepcional autorizando a entrega com prazo inferior aos 30 dias conforme o disposto na Resolução 001/2019 do ColPPIPA. Assim, o pedido foi aprovado pelo Colegiado. Encerrou-se este item passando ao próximo. Item 5: Dilação De Prazo Para Qualificações e Defesas: O Prof. Cláudio Vieira da Silva solicita a dilação do prazo da defesa de mestrado da discente Anna Clara Azevedo Silveira, matrícula 11922IPA002, para até dia 01 de novembro de 2021. O Prof. Carlos Henrique Gomes Martins solicita a dilação do prazo, para a discente Camila de Paula Siqueira mestranda sob nº de matrícula 12012IPA001, da qualificação para até dia 31/05/2022 e da defesa para até dia 31/08/2022. O Prof. Marcelo José Barbosa Silva solicita dilação do prazo, para a mestranda Elis Maressa Gonçalves da Silva matrícula 11912IPA007, da qualificação para até dia 22/11/2021 e mantém a prorrogação da defesa para até dia 14/12/2021 conforme dilação concedida na ata 237. O Colegiado aprovou os três pedidos. Encerrado este item passou-se ao próximo. Item 6:  Dilação De Prazo De Qualificação e Defesa Com Efeito Retroativo - Ad Referendum: A Profa. Rosineide Ribas apresentou o pedido de dilação de prazo aprovado Ad referendum, com efeito retroativo da qualificação para até dia 12/08/2021 e da defesa para até dia 24/09/2021, referente ao mestrando sob sua orientação Elias Rodrigues de Almeida Júnior, matrícula 11922IPA003. O Colegiado tomou ciência e concordou com o pedido que foi encaminhado, em 13/10/2021, à Diretoria Acadêmica – DIRAC/UFU para regularização das dilações no histórico escolar do discente. Encerrado este item, passou-se ao seguinte. Item 7: Banca De Qualificação De Mestrado:  O Prof. Marcelo José Barbosa Silva apresentou pedido de qualificação para a discente Elis Maressa Gonçalves da Silva, matrícula 11912IPA007 para dia 22/11/2021. O Colegiado aprovou a composição da banca por estar de acordo com as normas do programa. Encerrado este item, passou-se ao seguinte. Item 8: Defesas De Mestrado / Doutorado: O Prof. Cláudio Vieira da Silva apresentou pedido de defesa da mestranda Anna Clara Azevedo Silveira, matrícula 11922IPA002, para dia 01 de novembro de 2021. Prof. Olindo Assis Martins Filho apresentou pedido de defesa para a doutoranda Thádia Evelyn de Araújo, matrícula 11723IPA004, para dia 25/11/2021. O Colegiado aprovou a composição de ambas as bancas por estarem de acordo com as normas do programa. Encerrado este item, passou-se ao próximo. Item 9: Regime Especial De Aprendizagem: A mestranda Karina Santos Silva, matrícula 12022IPA005, requer o regime de exercício domiciliar de aprendizagem pelo período de 120 dias conforme atestado médico anexo ao processo SEI 23117.065903/2021-67 que será contado a partir do dia 29/09/2021 até dia 26/01/2022. O Colegiado aprovou o pedido. A secretaria do Programa encaminhará Processo SEI para a Diretoria Acadêmica - DIRAC/UFU solicitando a inclusão do exercício domiciliar de aprendizagem no histórico escolar da discente. Encerrado este item, passou-se ao seguinte. Item 10: Aceite Para Orientação Doutorado: A profa. Rosineide Ribas apresentou pedido de aceite de orientação do discente Elias Rodrigues de Almeida Júnior a partir de seu ingresso no curso de doutorado em 2021/2 para ciência e aprovação. O Colegiado aprovou o pedido. Encerrado este item, passou-se ao próximo. Item 11: Aceite Para Coorientação Doutorado: Foi apresentado pedido de co orientação da discente Jéssica Peixoto Rodrigues, matrícula 11813IPA003 pela Dra. Natássia Caroline Resende Corrêa a partir de 05/10/2021. O Colegiado aprovou o pedido. Encerrado este item, passou-se ao próximo. Item 12: Atas Das Reuniões Da Comissão - CAED/PPIPA: O Prof. Carlos Henrique Gomes Martins presidente da Comissão de Acompanhamento da Evolução dos Discentes (CAED-PPIPA) e atendendo ao Regulamento do programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas/UFU em seu Art. 12, encaminhou ao Colegiado as duas atas de reunião da CAED para ciência. A primeira ata cuja reunião ocorreu em 03/09/2021 deliberou sobre a distribuição das bolsas aos alunos aprovados no Edital de Seleção PPIPA 001/2020 para ingresso no curso de Doutorado Acadêmico com fluxo contínuo referente ao Cronograma 2021-2 Doutorado – Segunda Etapa (agosto). A recomendação da comissão ao Colegiado é que as bolsas liberadas e a liberar deverão ser concedidas, conforme lista de classificação, aos aprovados nesse processo seletivo para que não haja cancelamento das mesmas. Todos os quatro ingressantes nesta etapa foram contemplados com bolsas sendo que os três primeiros classificados: Guilherme de Souza; Joed Pires de Lima Júnior e Elias Rodrigues de Almeida Júnior receberam bolsas CAPES e o último colocado: Rodrigo da Costa Maia foi contemplado com bolsa FAPEMIG.  Na segunda ata cuja reunião ocorreu dia 14/09/2021 a comissão discutiu assuntos como: Distribuição de bolsas de estudo para ingressantes ao mestrado e doutorado do programa; Envio de projetos de discentes e a correção dos mesmos e Envio dos relatórios anuais e formulários para avaliação de produtividade dos discentes. Em relação à distribuição de bolsas ficou deliberado que o discente de mestrado ou doutorado que for contemplado com uma bolsa seja da agencia de fomento CNPQ, CAPES ou FAPEMIG permanecerá com a mesma até o final do curso, sendo renovada automaticamente. Os casos em que o orientador apresentar ao ColPPIPA parecer informando que seu orientando não está cumprindo o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA), serão avaliados por esta comissão e encaminhados ao Colegiado do Programa, a quem caberá a deliberação final em relação a suspensão da bolsa. Quanto ao envio de projetos de discentes e a correção dos mesmos, a comissão deliberou que a correção dos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos não será mais realizada pelos docentes e discentes do programa pois entendem que esta tarefa é de responsabilidade do orientador. Quanto a entrega dos relatórios anuais e formulários para avaliação de produtividade dos discentes, ficou deliberado que os relatórios deverão ser encaminhados pelos discentes via preenchimento do formulário eletrônico, constante na página do PPIPA. Será discutido posteriormente pela comissão, o calendário fixo para entrega de relatórios anuais e também a análise do formulário eletrônico. O processo de nomeação das bolsas CNPQ, CAPES e FAPEMIG bem como a análise dos relatórios de mestrado e doutorado vigorarão durante o período de vigência desta coordenação e da comissão que será de 01/7/2021 a 30/06/2023. O Colegiado se posicionou favorável às recomendações da comissão. Encerrado este item passou-se ao próximo. Item 13: Aproveitamento De Créditos: O Prof. Carlos Henrique Gomes Martins apresentou, juntamente com a discente Nagela Bernadelli Sousa Silva, matrícula 12013IPA001 o pedido de aproveitamento de 18 (dezoito) créditos em publicações de artigos após a matrícula no curso de doutorado. A solicitação se encontra detalhada no parecer (3141917) e despacho (3141922) anexos ao Processo SEI 23117.067518/2021-54. O Colegiado aprovou o aproveitamento dos 18 créditos em publicações por considerar que estão de acordo com a Resolução 6/2018 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP). A secretaria encaminhará certidão de estudos à Diretoria Acadêmica-DIRAC/UFU para que os créditos sejam inseridos no histórico escolar da discente. Encerrado este item passou-se ao seguinte. Item 14: Regras De Distribuição De Verba CAPES/PROEX: A Presidente da Comissão de Gestão do PROEX e coordenadora do programa, Profa. Rosineide Marques Ribas sugeriu que as regras de distribuição da verba do programa deverá permanecer semelhante ao processo de distribuição vigente na gestão anterior havendo alteração apenas nos itens 2) Pagamento de taxas de publicação em periódico científico indexado e 3) Pagamento de taxas de revisão e editoração de manuscritos. Haverá a junção de ambos os itens podendo cada docente solicitar o pagamento de taxas de publicação de artigos e/ou revisão e editoração de manuscritos no valor de até 2000 dólares por ano por docente. O periódico deverá se enquadrar no WebQUALIS/CAPES, extrato B1 ou superior, referente a área de Ciências Biológicas 3 (CBIII). As demais solicitações de: Pagamento de serviços de terceiros (PJ) para obtenção de resultados científicos vinculados aos projetos PPIPA; Treinamentos e experimentação fora de sede; Participação em eventos; Impressão de posters;  Financiamento de despesas com experimentação animal e o pagamento de despesas com bancas e palestras que possam vir a ocorrer de forma presencial permanecerão com as mesmas regras e valores vigentes anteriormente. Será disponibilizado na página do programa o detalhamento das novas regras para os pedidos de auxílio financeiro. O Colegiado aprovou a proposta. Encerrado este item, passou-se ao seguinte. Item 15: Pedido De Recursos Financeiros: 15.1) A profa. Ana Carolina G. Jardim solicita auxílio financeiro em diárias no valor aproximado de R$ 470,00 e passagens no valor de R$ 250,00 para a doutoranda Giulia Magalhães Ferreira, matrícula 12023IPA006, a fim de que possa realizar atividades práticas laboratoriais no Instituto de Medicina Tropical da USP, em São Paulo, sob supervisão da Profa. Dra. Ester Sabino relacionadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa da doutoranda no período de 4 a 8 de outubro de 2021, podendo esta data ser alterada. O Colegiado aprovou o valor de dois auxílios diários no valor de R$ 320,00 cada um, totalizando R$ 640,00 para a discente que deverá apresentar ao programa, para fins de prestação de contas junto a CAPES declaração de permanência na instituição no período de execução dos trabalhos emitido pela supervisora. 15.2) Foi apresentado também, pela Profa. Ana Carolina Jardim, o pedido de auxílio no valor de (1050 libras esterlinas) aproximadamente R$ 8.117,37 para pagamento de taxa de publicação de artigo intitulado: "Insights on the SARS-CoV-2 genome variability: the lesson learned in Brazil and its impacts on the future of pandemics" aceito para publicação no periódico "Microbial Genomics" de fator de impacto 5,2. O colegiado aprovou o pedido por estar de acordo com as novas regras de distribuição da verba do programa discutido no item 14 desta ata. 15.3) O Prof. Carlos Henrique Gomes Martins apresentou pedido de compra de reagentes no valor total de R$ 3.094,00 para desenvolvimento de experimentos laboratoriais de dissertação e teses dos discentes sob sua orientação. O Colegiado aprovou o pedido. Encerrado este item passou-se ao seguinte. Item 16: Outros: 16.1) Pedido De Recursos Financeiros: Prof. Ernesto Taketomi solicita custeio de frete no valor de R$ 692,48 para o envio de amostras biológicas para análise no Laboratório de Pesquisas sobre o Timo (LPT), localizado na Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Essa análise compõe a última etapa experimental do Projeto de Doutorado da aluna Hellen Dayane Silva Borges, matriculada no PPIPA sob nº 11723IPA002. O serviço de frete será realizado pela empresa especializada Fulltime Logística, cuja sede está localizada em São Paulo/SP. O colegiado aprovou o pedido. Encerrado este item passou-se ao seguinte. Item 16.2) Grade de disciplinas 2022: Foi apresentado pela coordenadora a grade de disciplinas para o ano de 2022. Serão ministradas disciplinas optativas e obrigatórias no primeiro e segundo semestres. Todos os conselheiros tomaram ciência das grades e concordaram em disponibilizá-las com antecedência no sítio do programa. Encerrado este item passou-se ao próximo. Item 16.3) Verba para aquisição de equipamento: A Profa. Rosineide solicitou concordância pelos membros do colegiado em adquirir um kit completo de computador e impressora para a secretaria do programa com recursos do CNPq (verba pesquisa)  a ser compensado com verba do PROEX posteriormente, uma vez que este recurso não pode ser utilizado para aquisição de equipamentos. O Colegiado concordou com a troca e aprovou o pedido. Encerrado este item passou-se ao próximo. Item 16.4) Atraso na entrega de documentos para Defesa de Mestrado: Houve discussão pelos membros do Colegiado sobre o atraso na entrega da documentação pela discente Júlia de Gouveia Santos, matrícula 11812IPA004, orientanda do Prof. Cláudio Vieira da Silva na secretaria do programa para defesa da dissertação. Ficou acordado que a secretaria deverá encaminhar novo e-mail à discente lembrando-a dos prazos a serem cumpridos conforme definido na ata 241. O Colegiado aprovou o encaminhamento do e-mail. Não havendo mais assuntos a serem discutidos, a coordenadora do Programa Profa. Rosineide Ribas encerrou a reunião às 15 horas e 24 Minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos os presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 28 de outubro de 2021.

Rosineide Marques Ribas (presidente)

Ana Carolina Gomes Jardim (titular)

Cláudio Vieira da Silva (titular)

Paulo Rogério de Faria (titular)

Iasmin Aparecida Cunha Araújo (titular).


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Rogerio de Faria, Membro de Colegiado, em 05/11/2021, às 03:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Vieira da Silva, Membro de Colegiado, em 05/11/2021, às 08:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Gomes Jardim, Membro de Colegiado, em 05/11/2021, às 08:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Iasmin Aparecida Cunha Araújo, Membro de Colegiado, em 05/11/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosineide Marques Ribas, Membro de Colegiado, em 05/11/2021, às 10:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 05/11/2021, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070904/2021-23 SEI nº 3142811