UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Região e Regionalização do Espaço

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO026

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anderson Pereira Portuguez

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica. Regionalização do espaço brasileiro. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional. Perspectivas contemporâneas da geografia regional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina, Região e da Regionalização do Espaço, tem sua importância no debate acerca da noção de região e suas problemáticas. Pensar o espaço regionalmente foi importante para as estratégias político-administrativas ao longo de toda a História. A palavra região, antes mesmo de compor o quadro teórico da Geografia, já era tomada para designar a relação entre uma determinada área e o poder político-administrativo exercido sobre ela. Desta forma, podemos estudar a superfície de qualquer parte do planeta, dividindo-o em regiões geográficas, contudo, a divisão não é realizada de uma única forma. Ela está subordinada a critérios de classificação. É importante que o trabalho com o conceito de região propicie a compreensão do fenômeno regional num processo histórico e social responsável por diferenças entre áreas, em diferentes escalas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de região, sua diversidade, importância e aplicabilidade na ciência geográfica.

Objetivos Específicos:

  1. Entender os principais conceitos de região desenvolvidos no pensamento geográfico.
  2. Inter-relacionar os fundamentos filosóficos da ciência Geográfica e o conceito de região e regionalização.
  3. Refletir sobre a regionalização do território brasileiro tendo em vista os conceitos e conteúdos socioespaciais e políticos.
  4. Analisar as principais regionalizações realizadas no território brasileiro.
  5. Contribuir para a formação de uma consciência profissional que conduza o estudante à pesquisa em assuntos regionais.
  6. Desenvolver questionamentos de natureza teórico-conceitual acerca da inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

PROGRAMA

1. EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA.

1.1. Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica: geografia geral e geografia regional

1.2. Região na geografia tradicional

1.3. O método regional

1.4. Região: teoria da polarização e espaços econômicos

1.5. A influência marxista: A região como processo de divisão do espaço

1.6. A influência humanista: a região como espaço vivido

1.7. Região como ferramenta de ação dos governos

1.8. A crítica ao conceito de região na geografia

1.9. A formação do conceito de região em Milton Santos

 

2. A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO

2.1. Conceituação de Regionalização: o que é, para que servem? a quem serve?

2.2. Regionalização como classificação: fins didáticos e ou de organização do território?

2.3. Regionalização como instrumento de ação do planejamento de políticas públicas.

2.4. A relevância da questão regional e os processos de regionalização: escalas e relações sociais.

 

 

3. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL

3.1. Região, Regionalismos e regionalidade

3.2. Análise regional como método de diferenciação do espaço geográfico.

3.3. Os critérios de diferenciação regional: homogeneidade, polarização e planejamento.

3.4. Aplicações da análise regional em distintas escalas geográficas: regiões de planejamento, regiões geoeconômicas.

 

4. REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

4.1. As primeiras experiências de regionalização

4.2. As zonas fisiográficas de 1942 e 1960

4.3. As microrregiões homogêneas - 1968

4.4. As mesorregiões homogêneas - 1976

4.5. As mesorregiões e microrregiões Geográficas - 1990

4.6. A divisão urbano regional - 2013

4.7. As regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias - 2017

4.8. Evolução da divisão territorial do Brasil: 1872-2010

4.9. Outras propostas de regionalização

 

5. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL

5.1. Região no contexto dos globalismos

5.2. Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, adotar-se-á o modelo de aulas 50% síncronas, que serão cumpridas por meio da Plataforma Google Meet, todas as quintas feiras de 08h. às 9:40h. Durante este período, o professor ministrará aulas expositivas e realizará debates sobre os temas pertinentes ao programa ora apresentado. Os outros 50% da carga horária da disciplina será cumprido de forma assíncronas (contemplando unicamente atividades remotas off-line).

Para tal efeito, os alunos terão todo o material da disciplina disponível na página web do professor: https://sites.google.com/site/professorandersonportuguez/ , na qual há links para a disciplina. Os conteúdos disponibilizados ao longo do semestre serão:

Plano de ensino da disciplina, atividades avaliativas, slides que nortearão as aulas teóricas, textos em PDF abertos para downloads, publicações em PDF do próprio professor, links para vídeos de acesso livre e áudio-aulas.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio de e-mail (portuguez.andersonpereira@gmail.com), aplicativos de mensagens (WhatsApp 34-996885213) ou reuniões individuais com uso da plataforma Google Meet (https://gsuite.google.com/intl/pt-BR/products/meet/).

O professor disponibilizará para os alunos, os textos básicos e de apoio que necessitarão para cursar a disciplina. Porém, cabe aos alunos procurarem, por iniciativa própria, outras obras e artigos que tratam dos temas abordados na disciplina. O conhecimento não se constrói por mera transmissão de dados. Ele é um processo que exige interatividade dos envolvidos e exige esforço de todos e todas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada em duas estratégias:

·         Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo Dirigido Remoto - sobre o conceito de região. O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os alunos terão até 15 dias antes do fim do semestre para entregar pelo e-mail portuguez.andersonpereira@gmail.com. Valor: 35 pontos.

·         Elaboração e entrega (em formato digital pdf) de uma EDR-Estudo Dirigido Remoto - sobre o conceito de “Região Concentrada” de Santos e Silveira (2001). O EDR será disponibilizado pelo professor no primeiro dia de aula e os alunos terão até 15 dias antes do fim do semestre para entregar pelo e-mail portuguez.andersonpereira@gmail.com. Valor: 35 pontos.

·         Entrega de um trabalho que será realizado individualmente sobre um filme escolhido pelo professor, com link disponibilizado no site do docente desde o início da disciplina. A obra fílmica deverá servir de base para os discentes respondam questões elaboradas pelo professor. O link do vídeo será disponibilizado pelo professor em seu site no primeiro dia de aula, devendo os alunos, entregarem a avaliação do filme até 15 dias antes do fim do semestre. Valor 30 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil, Século XXI – por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015.

Complementar

CORREA, Roberto Lobato. Algumas considerações sobre análise regional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 49, n.4, out/dez., 1987, pp.47-52.

CORREA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 57, n.3, jul/set, 1995. pp.21-28.

DUARTE, A. C. et al. O conceito de totalidade aplicado à identificação de uma região. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, p. 99-106, abr./jun. 1988.

DUARTE, Aluizio Capdeville. Projeto : transformações na divisão territorial do Brasil após 1940 e a produção do espaço geográfico : relatório de pesquisa - 1984

VAINER, Carlos. Regionalismos e projeto nacional: uma reflexão sobre regionalism

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 21:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2549718 e o código CRC 5CAB7226.




Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2549718