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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.
JUSTIFICATIVA
O curso tem por objetivo auxiliar os alunos no desenvolvimento da pesquisa e da redação do Trabalho Final do Curso. Articulada em teoria e prática, a disciplina centra-se na discussão de questões teóricas-metodológicas indispensáveis para o desempenho da pesquisa em História. Ao final, espera-se que a(o)s discentes tenham adquirido autonomia intelectual e aparato crítico a fim de que possam atuar no desenvolvimento de pesquisas futuras, de forma independente e reflexiva.
OBJETIVO
Objetivo Geral: Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado nas disciplinas TCC I e TCC II. Objetivos específicos: - acompanhar o desenvolvimento da escrita do trabalho de conclusão de curso de graduação; - oferecer apoio e reflexão teórica acerca do processo de escrita historiográfica. - refletir sobre as questões que envolvem as relações entre conhecimento histórico e historiografia. |
PROGRAMA
Semana 1: Apresentação das tarefas
Semana 2: Apresentação por parte da(o)s discentes do andamento da pesquisa e da situação atual
Semana 3: Reflexões sobre a escrita: como dar sentido ao passado?
Semana 4: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise das fontes
Semana 5: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise do aparato teórico
Semana 6: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise do aparato metodológico
Semana 7: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – discussão sobre a formatação do texto
Semana 8: Entrega parcial do trabalho de TCC
Semana 9: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC
Semana 10: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC
Semana 11: Entrega da versão final
Semana 12: Revisão da versão final
Semana 13: Correções finais e envio para a banca avaliadora
Semana 14: Orientações para a defesa pública do TCC
Semana 15: Fechamento do curso e defesa pública (a data poderá sofrer modificações em razão do ensino remoto)
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
Defesa pública de TCC até o final do semestre letivo 2021/2: 100 pontos. A defesa será marcada no decorrer do semestre letivo.
A versão final do texto deverá ser entregue até o dia 06/08 pelo e-mail institucional da docente. Não há horário, desde que a entrega ocorra no dia marcado.
Critérios de correção: uso adequado da bibliografia pertinente ao desenvolvimento da pesquisa; capacidade argumentativa e reflexiva na análise das fontes, bem como na escrita do trabalho; presença nas reuniões de orientação virtual; uso adequado da língua portuguesa e das orientações da ABNT. Desempenho adequado e suficiente na defesa pública do TCC.
As reuniões de orientação seguem conforme o cronograma da disciplina, ocorrerão aos sábados, das 10h00 às 11h40.
BIBLIOGRAFIA
8. BIBLIOGRAFIA
Os textos indicados pela discente estarão disponíveis no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1NARuNFZ8pZO2_gHkbmpRwWiIlz_3NVL1?usp=sharing
Básica:
FLUSSER, Vilém. “Metaescrita”; “Inscrições”. In: A Escrita. Há um futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
RESWEBER, Jean-Paul. A Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix, 1982.
RICOEUR, Paul. “Tempo e Narrativa. A tripla mímesis”. In: Tempo e Narrativa 1. A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
(versão online: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/02/ricoeur-p-tempo-e-narrativa-tomo-i.pdf)
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
WHITE, Hayden. “O texto histórico como artefato literário”. In: Trópicos do Discurso. São Paulo: Edusp, 2001.
Complementar:
ANKERSMIT, Frank. Meaning, Truth and Reference. Itaca; New York: Cornell University Press, 2012.
FARGE, Arlette. “Milhares de vestígios”; “Os gestos da coleta”. In: O Sabor do Arquivo. São Paulo: Edusp, 2017.
(https://www.academia.edu/37034230/FARGE_O_Sabor_do_Arquivo)
FLUSSER, Vilém. “Metaescrita”; “Inscrições”. In: A Escrita. Há um futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
LIMA, Luiz Costa. História, Literatura, Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LIMA, Luiz Costa. O Chão da Mente. A pergunta pela ficção. São Paulo: Unesp, 2021.
RANCIERE, Jacques. “As palavras da História”. In: Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 2007.
ROBIN, Regine. "O Equívoco". In: História e Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.
TOULMIN, Stephen E. Os Usos do Argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006
(versão online em espanhol: https://www.academia.edu/36846482/TOULMIN_Los_usos_de_la_argumentacion)
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/04/2022, às 19:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3495763 e o código CRC BC0F9DDF. |
Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3495763 |