UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas – ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

WALKIRIA III

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Este plano segue a resolução CONGRAD 25/2020. O planejamento pode sofrer alterações devido às condições sanitárias (resolução 30/2022/CONSUN).

E-mail para comunicação: walkiria.silva@ufu.br

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT. 

JUSTIFICATIVA

O curso tem por objetivo auxiliar os alunos no desenvolvimento da pesquisa e da redação do Trabalho Final do Curso.  Articulada em teoria e prática, a disciplina centra-se na discussão de questões teóricas-metodológicas indispensáveis para o desempenho da pesquisa em História. Ao final, espera-se que a(o)s discentes tenham adquirido autonomia intelectual e aparato crítico a fim de que possam atuar no desenvolvimento de pesquisas futuras, de forma independente e reflexiva.

OBJETIVO

Objetivo Geral: 

Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado nas disciplinas TCC I e TCC II.

Objetivos específicos:

- acompanhar o desenvolvimento da escrita do trabalho de conclusão de curso de graduação;
- oferecer apoio e reflexão teórica acerca do processo de escrita historiográfica.
- refletir sobre as questões que envolvem as relações entre conhecimento histórico e historiografia. 

PROGRAMA

 

 

Semana 1: Apresentação das tarefas

Semana 2: Apresentação por parte da(o)s discentes do andamento da pesquisa e da situação atual

Semana 3: Reflexões sobre a escrita: como dar sentido ao passado?

Semana 4: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise das fontes

Semana 5: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise do aparato teórico

Semana 6: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – análise do aparato metodológico

Semana 7: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC – discussão sobre a formatação do texto

Semana 8: Entrega parcial do trabalho de TCC

Semana 9: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC

Semana 10: Orientação sobre a pesquisa/redação do TCC

Semana 11: Entrega da versão final

Semana 12: Revisão da versão final

Semana 13: Correções finais e envio para a banca avaliadora

Semana 14: Orientações para a defesa pública do TCC

Semana 15: Fechamento do curso e defesa pública (a data poderá sofrer modificações em razão do ensino remoto)

METODOLOGIA

  1. Atividades síncronas: reuniões com a(o)s discentes para discutir o andamento da pesquisa e redação do trabalho final do curso. Ocorrerão aos sábados, das 10h00 às 11h40 (duração de 1h40m). Os encontros poderão ser presenciais a depender das condições sanitárias. Caso sejam virtuais a plataforma a ser utilizada será: Zoom (o link para o acesso será enviado por e-mail, 10 minutos antes do início das reuniões síncronas).
  2. Atividades assíncronas: A(o)s discentes deverão dedicar entre 4 e 5 horas semanais para a leitura de textos, fichamentos e redação do TCC.
  3. Frequência: será controlada pela presença nos encontros síncronos e pela entrega das atividades relacionadas ao TCC.
  4. O material bibliográfico utilizado na disciplina será disponibilizado no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1NARuNFZ8pZO2_gHkbmpRwWiIlz_3NVL1?usp=sharing
  5. Os textos produzidos pela(o)s discentes deverão ser enviados para o e-mail: walkiria.silva@ufu.br

 

AVALIAÇÃO

Defesa pública de TCC até o final do semestre letivo 2021/2: 100 pontos. A defesa será marcada no decorrer do semestre letivo.

A versão final do texto deverá ser entregue até o dia 06/08 pelo e-mail institucional da docente. Não há horário, desde que a entrega ocorra no dia marcado.

Critérios de correção: uso adequado da bibliografia pertinente ao desenvolvimento da pesquisa; capacidade argumentativa e reflexiva na análise das fontes, bem como na escrita do trabalho; presença nas reuniões de orientação virtual; uso adequado da língua portuguesa e das orientações da ABNT. Desempenho adequado e suficiente na defesa pública do TCC.

As reuniões de orientação seguem conforme o cronograma da disciplina, ocorrerão aos sábados, das 10h00 às 11h40.

 

BIBLIOGRAFIA

8. BIBLIOGRAFIA

Os textos indicados pela discente estarão disponíveis no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1NARuNFZ8pZO2_gHkbmpRwWiIlz_3NVL1?usp=sharing

Básica:

FLUSSER, Vilém. “Metaescrita”; “Inscrições”. In: A Escrita. Há um futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

RESWEBER, Jean-Paul. A Filosofia da Linguagem. São Paulo: Cultrix, 1982.

RICOEUR, Paul. “Tempo e Narrativa. A tripla mímesis”. In: Tempo e Narrativa 1. A intriga e a narrativa histórica.  São Paulo: Martins Fontes, 2010.

(versão onlinehttps://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/02/ricoeur-p-tempo-e-narrativa-tomo-i.pdf

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.

(https://www.academia.edu/40078209/RUSEN_Jorn_Reconstrucao_do_passado_teoria_da_historia_II20190813_9604_otzfqi)

WHITE, Hayden.  “O texto histórico como artefato literário”. In: Trópicos do Discurso. São Paulo: Edusp, 2001.

(https://iedamagri.files.wordpress.com/2019/07/hayden-white-o-texto-historico-como-artefato-literario.pdf)

Complementar: 

ANKERSMIT, Frank. Meaning, Truth and Reference. Itaca; New York: Cornell University Press, 2012.

FARGE, Arlette. “Milhares de vestígios”; “Os gestos da coleta”. In: O Sabor do Arquivo. São Paulo: Edusp, 2017.

(https://www.academia.edu/37034230/FARGE_O_Sabor_do_Arquivo)

FLUSSER, Vilém. “Metaescrita”; “Inscrições”. In: A Escrita. Há um futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

LIMA, Luiz Costa. História, Literatura, Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

LIMA, Luiz Costa. O Chão da Mente. A pergunta pela ficção. São Paulo: Unesp, 2021.

RANCIERE, Jacques. “As palavras da História”. In: Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 2007.

ROBIN, Regine. "O Equívoco". In: História e Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.

TOULMIN, Stephen E. Os Usos do Argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006

(versão online em espanhol: https://www.academia.edu/36846482/TOULMIN_Los_usos_de_la_argumentacion)

 

 

 

 

 

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/04/2022, às 19:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3495763