UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Historiografia Brasileira

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS027

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

e-mail da disciplina: historiaichpo@gmail.com

Atendimentos individuais poderão ser marcados com antecedência pelo e-mail da disciplina.

 

 

EMENTA

Caminhos da historiografia brasileira. O Positivismo e a trajetória do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O marxismo e os historiadores brasileiros. O político como campo de investigação da realidade brasileira. A história cultural e a variedade de abordagens nos estudos sobre o Brasil. Tendências e temáticas da historiografia brasileira contemporânea. 

 

JUSTIFICATIVA

Entender e refletir acerca do desenvolvimento da historiografia brasileira, entrelaçando-o ao desenvolvimento das formas e funções assumidas pelo conhecimento histórico em sua forma científica, constitui o eixo articulador do curso a ser desenvolvido. Nesse sentido, compreender como a função pragmática do conhecimento histórico, no que concerne à construção de projetos identitários e suas complexidades, relaciona-se diretamente com a escrita da história é uma preocupação que perpassa as discussões propostas para esse curso. Organizada em  unidades intercambiáveis, a disciplina objetiva abranger desde a prática historiográfica da América Portuguesa e no Brasil, a partir do século XVIII, até questões contemporâneas relacionadas à historiografia como campo de estudos. As discussões propostas para essa disciplina têm como intuito construir um panorama da historiografia brasileira que forneça a(o)s discentes uma base reflexiva e sólida que os auxilie na elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e afins, bem como para a prática profissional no ensino de história e demais espaços de atuação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar um panorama da constituição da prática historiográfica na América Portuguesa e no Brasil, relacionando-o ao desenvolvimento das formas e funções do conhecimento histórico – principalmente àquelas que concernem à construção dos projetos identitários – bem como aos seus pressupostos teóricos e metodológicos é o principal objetivo do curso.

Objetivos Específicos:

  • Entender as possibilidades da História da Historiografia como campo de estudos da ciência histórica;
  • Analisar a constituição da prática historiográfica na América Portuguesa e no Brasil, relacionando-a ao desenvolvimento da ciência histórica moderna, bem como aos seus pressupostos teóricos e metodológicos;
  • Refletir sobre a prática historiográfica no Brasil e seus lugares institucionais, sublinhando sua conexão com a construção de projetos de identidade nacional;
  • Entender a conexão entre o modernismo e o ensaio histórico brasileiro, ressaltando seu objetivo de síntese histórica e diagnóstico da identidade brasileira;
  • Delinear o processo de institucionalização da historiografia nas universidades e promover um diálogo crítico com a produção de historiadora(e)s da década de 1980/1990;
  • Apresentar panorama das discussões atuais que cercam a área da historiografia como campo de pesquisa.

 

PROGRAMA

Semana 1: Apresentação do curso e das atividades avaliativas.

Unidade I: O conceito moderno de História e a historiografia na América Portuguesa e no Brasil

- A História da Historiografia como campo de estudos.

- A historiografia tradicional exemplar e o moderno conceito de História.

- A escrita da História na América Portuguesa: a historiografia acadêmica setecentista.

- A independência, a experiência do tempo e a escrita da História no Brasil: pensar a nação.

Unidade II: A escrita da História nacional no século XIX e primeiras décadas do século XX: do IHGB ao ensaio histórico

-  Nação e identidade: a fundação do IHGB e o projeto de uma história nacional

 - A retórica da nacionalidade (o caso Varnhagen)

 - Modernismo e ensaio histórico brasileiro: síntese e diagnóstico da identidade nacional

Unidade III: O ensaio histórico brasileiro

- A escrita como diagnóstico: Retrato do Brasil: Paulo Prado e a tristeza brasileira

-  Casa-Grande e Senzala: Gilberto Freyre e a historiografia da década de 1930

-  Na Alemanha, Raízes do Brasil: o pensamento germânico em Sérgio Buarque de Holanda

Unidade IV: Historiografia brasileira: da institucionalização da disciplina à Pós-Graduação

- A historiografia brasileira, a universidade e a institucionalização da disciplina

- A pesquisa acadêmica em História e as historiadoras: o caso Alice P. Canabrava

Unidade V: Outras Vozes da Historiografia Brasileira:

- “Uma História feita por mãos negras”: a historiografia de Beatriz Nascimento

- “A terra de mil povos”: a história indígena de Kaka Werá Jecupé.

 

METODOLOGIA

Encontros semanais às sextas-feiras, entre 19h00 e 22h30.

Os encontros semanais terão por base a leitura da bibliografia obrigatória do curso, aulas expositivas e apresentação de seminários pela(o)s discentes. Análise das fontes pertinentes ao tema e eventuais atividades em grupo.

 

AVALIAÇÃO

Etapas avaliativas:

Avaliação 1 e 2 (20 pontos para cada avaliação): Seminário/relatoria individual da bibliografia do curso no decorrer das aulas.

Critérios para avaliação: capacidade de articulação e reflexão, encadeamento argumentativo, capacidade crítica, organização e disposição da apresentação.  

Avaliação 3 (40 pontos): Avaliação escrita

Critérios para avaliação: uso adequado da língua portuguesa, pertinência teórico-conceitual, capacidade crítica, reflexiva e argumentativa.

Avaliação 4 (20 pontos): Participação das discussões durante as aulas. 

Critérios para avaliação:  capacidade de problematização dos temas e dos seminários ao longo do semestre.

 

As datas dos seminários e das avaliações escritas serão apresentadas pela docente no cronograma do curso que será entregue na primeira semana de aula.

Avaliação de recuperação: avaliação escrita realizada em sala de aula, sobre toda a matéria do semestre. A última semana de aula será resguardada para essa atividade. 

Frequência: será controlada por chamada nominal. Discentes tem direito a 25% de faltas no período letivo

 

BIBLIOGRAFIA

Básica:

ARAÚJO, Ricardo Benzaquén de. Guerra e Paz. Casa-Grande e Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34, 1994. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/237036/mod_resource/content/1/BENZAQUEN%2C%20Ricardo.%20Corpo%20e%20Alma%20do%20Brasil.pdf

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229395/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala%20%281%29.pdf

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o IHGB e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 3-27, jan-jun. 1988. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1935

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1977594/mod_resource/content/1/Raizes_do_Brasil.pdf

PRADO, Paulo da Silva. Retrato do BrasilEnsaio sobre a tristeza brasileira. São Paulo: Duprat-Mayença, 1928. (Versão disponível online:  https://www.academia.edu/9682308/Retrato_do_Brasil_Prado_Paulo)

Complementar:

GONTIJO, Rebeca; OLIVEIRA, Maria da Glória. “Sobre a História da Historiografia Brasileira: um breve panorama”. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. v. 472, jul-set 2016. Disponível em: https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-472/item/108388-sobre-a-historia-da-historiografia-brasileira-um-breve-panorama.html

ROCHA, João Cézar de Castro. “O Brazil não merece o Brasil? Impasses do pensamento social brasileiro e o paradoxo de Raízes do Brasil. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação. n. 11, dez. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44784291/O_BRAZIL_NÃO_MERECE_O_BRASIL_IMPASSES_DO_PENSAMENTO_SOCIAL_BRASILEIRO_E_O_PARADOXO_DE_RAÍZES_DO_BRASIL

SILVA, Taís Quadros da. “Poder e episteme na erudição histórica do Portugal setecentista. Uma abordagem do programa historiográfico da Academia Real da História Portuguesa (1720)”. In: História da Historiografia. Ouro Preto, n. 3, dez. 2009. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/60

TURIN, Rodrigo. “História da Historiografia e memória disciplinar: reflexões sobre um gênero”. In: História da Historiografia. Ouro Preto, n.13, dez. 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiS59LZ69ruAhW4GbkGHbCdCa0QFjADegQIAxAC&url=https%3A%2F%2Fhistoriadahistoriografia.com.br%2Frevista%2Farticle%2Fdownload%2F673%2F413%2F&usg=AOvVaw3O6Nc7SW8l6G5Cn6-T04Wt

Vídeos:

Gilberto Freyre: nosso contemporâneo? (Professora Maria Lúcia Pallares-Burke)

https://www.youtube.com/watch?v=tv3I1KFGQZo

História da Historiografia Brasileira: conceitos e abordagens (Professora Rebeca Gontijo e Professor Mateus Pereira)

https://www.youtube.com/watch?v=TAqMkeUJMHI

 

Revistas que podem ser consultadas para pesquisas:

 

Revista Brasileira de História (ANPUH): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-0188&lng=en&nrm=1

Revista de História (USP): http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/11386

História da Historiografia (UFOP): https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista

Revista de Teoria da História (UFG): https://www.revistas.ufg.br/teoria/issue/view/2213

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/11/2022, às 13:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4040185 e o código CRC 59581AB6.




Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 4040185