UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Instituto de Biotecnologia
Diretoria do Instituto de Biotecnologia
Coordenação de Extensão do Instituto de Biotecnologia
Colegiado de Extensão do Instituto de Biotecnologia

Av. Pará, 1720, Bloco E, Sala 203 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38408-902
Telefone: - www.ibtec.ufu.br - ibtec@ufu.br
  

Timbre

PARECER Nº

16/2024/COLEXIBTEC/COEXTIBTEC/DIRIBTEC/IBTEC

PROCESSO Nº

23117.026901/2024-03

INTERESSADO(s):

Colegiado de Extensão do Instituto de Biotecnologia

ASSUNTO:

Apreciação do projeto: I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides

 

 

  

Senhora Coordenadora de Extensão do Instituto de Biotecnologia (COEXT-IBTEC), Profa. Dra. Paula Cristina Batista de Faria Gontijo,

 

I. RELATÓRIO

Em atenção à solicitação da Coordenadora de Extensão do Instituto de Biotecnologia (COEXT-IBTEC), Profa. Dra. Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, para apreciação do Registro SIEX nº 31619 (5347260) referente ao Projeto de extensão intitulado “I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides", bem como a emissão de parecer, eu, Tamiris Sabrina Rodrigues, membro do Colegiado de Extensão do IBTEC (COLEXIBTEC) e relatora do presente projeto, procedi à leitura, análise e apreciação dos materiais recebidos.

A documentação constante do Processo SEI 23117.026901/2024-03, relativa ao Projeto de extensão intitulado “I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides", é constituída por: Projeto I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides - SIEX 31619 (5347260).

II. FUNDAMENTAÇÃO

No documento adensado ao processo, Projeto "I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides" (5347260), o proponente, coordenador do projeto, Prof. Dr. Robson José de Oliveira Júnior, apresenta o projeto no formato requerido pela PROEX-UFU via formulário eletrônico do SIEX-UFU.

III. CONCLUSÃO

O presente processo trata-se do cadastro do projeto de extensão "I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides", como resultado de uma parceria público/privada da UFU em colaboração com a empresa KWS, se destacando como uma oportunidade ímpar para a troca de saberes entre a comunidade interna e externa da universidade. O evento ocorrerá nas dependências da Empresa KWS-Uberlândia  e vai além de uma simples apresentação de resultados, sendo concebido como um espaço de diálogo aberto e colaborativo entre profissionais da área, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade interessados no tema. A programação, que inclui palestras sobre metodologias, resultados e processo de desenvolvimento do produto, será apenas o ponto de partida para discussões profundas e práticas compartilhadas, enfatizando a importância da extensão universitária na promoção do desenvolvimento regional e na integração entre diferentes esferas da sociedade. Assim, este workshop não apenas enriquecerá o conhecimento científico, mas também fortalecerá os laços entre a academia e a indústria, impulsionando a inovação e o progresso na agricultura local e regional. Além disso, a proposta se enquadra nos Objetivos 2 (Fome zero e agricultura sustentável) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) de Desenvolvimento Sustentável.

A RESOLUÇÃO Nº 25/2019, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO estabelece a Política de Extensão da UFU, no seu Art. 2° diz que “São consideradas atividades de extensão as ações e intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à UFU e que estejam vinculadas à formação do estudante”. Dessa forma, o "I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides" visa promover a transferência de conhecimento, fortalecer o desenvolvimento regional e promover o impacto social positivo. Por meio de palestras e práticas compartilhadas, o workshop oferece uma oportunidade única para a troca de saberes entre profissionais da área, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade interessados no tema, capacitando-os e estimulando a adoção de métodos científicos inovadores na agricultura. Portanto, de acordo com a Resolução.

No Art. 13 da RESOLUÇÃO Nº 25/2019 diz que “As atividades de extensão devem ser cadastradas, antes de sua execução, tramitadas e deferidas somente no Sistema de Registro e Informação de Extensão (SIEX), disponibilizado pela PROEXC”. Assim, a proponente realizou o registro no SIEX anteriormente a realização da ação, estando em acordo com a Resolução. Vale destacar que, para as próximas submissões, além do proponente se atentar à data de submissão no SIEX (a tramitação deve ser anterior à execução), o mesmo também deverá estar ciente das datas das reuniões do COLEXT IBTEC, já divulgadas na Unidade, para que a ação possa ser analisada e corrigida (quando for o caso) em tempo hábil.

Ao definir as metas do Projeto, o proponente usa termos como: "Garantir que 90% dos participantes do workshop estejam envolvidos ativamente nas atividades propostas",  "Assegurar que pelo menos 80% dos participantes percebam uma melhoria em seu entendimento (...)", "Garantir que 70% dos participantes adquiram novos conhecimentos (...)", "Obter uma avaliação média de satisfação dos participantes de 4,5 ou superior em uma escala de 1 a 5". Apesar do proponente almejar esses resultados, não é possível afirmar que tais números serão alcançados, já que isso dependerá diretamente do interesse e proatividade do público alvo. Dessa forma, sugiro que o texto seja reescrito e metas como, número de palestras e apresentações a serem realizadas (dados mensuráveis) também sejam adicionadas.

No projeto consta o período de inscrições para o Curso (15/04/2024 a 19/04/2024), mas não fornece nenhuma informação sobre como essas inscrições serão realizadas e se haverá ou não taxa de cobrança. Sugiro adicionar esses dados.

Considerando o exposto anteriormente e, levando-se em consideração as adequações solicitadas, sou de parecer FAVORÁVEL à aprovação do Projeto de extensão “I Workshop sobre produção de melancias tetraplóides" (SIEX: 31619).

 

À consideração superior.

 

Tamiris Sabrina Rodrigues

Membro do Colegiado de Extensão


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tamiris Sabrina Rodrigues, Membro de Colegiado, em 19/04/2024, às 17:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5347466 e o código CRC 6C276196.




Referência: Processo nº 23117.026901/2024-03 SEI nº 5347466