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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A construção da identidade do professor: implicações na realidade. Espaço de introdução do aluno às linguagens de acesso às diferentes fontes de produção da pesquisa educacional: biblioteca, meios informatizados, leitura e produção de textos e artigos com diferentes abordagens. Discussão do profissional da educação frente aos desafios da realidade atual no campo da pesquisa educacional.piar da Ficha de Disciplina a ementa aprovada.)
JUSTIFICATIVA
A disciplina justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos o contato com os conteúdos geográficos trabalhados teoricamente nas disciplinas e a sua possibilidade de transposição para a realidade escolar, utilizando para isso a sala de aula, a escola como espaço de reflexão e as fontes de pesquisa em educação para subsidiar a análise dos instrumentos de trabalhos e as metodologias aplicadas nas aulas de Geografia, contribuindo para a sua formação docente.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: A construção da identidade do professor
Trajetória da formação docente no Brasil e o debate contemporâneo.
Unidade II: Introdução à pesquisa educacional
A produção científica na área da educação
Unidade III: Os desafios da profissão docente
O papel do professor na atualidade
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet e Modalidade assíncrona (off-line): Google Classroom, como detalhado no quadro abaixo:
PLANO DE ATIVIDADES (2020)
Data |
Modalidade |
Atividade |
Pontuação |
Plataforma |
10/8 |
Síncrona (8h às 11:30h) |
Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina |
- |
Google Meet Link: meet.google.com/jvi-tkpo-wyy |
17/8 E 24/8 |
Assíncrona |
Tema: A Construção da Identidade do professor Para tratar essa temática serão encaminhados slides e dois textos previamente disponibilizados e que deverão ser resumidos. |
O resumo valerá 30 pontos e deverão ser entregues no dia 11/09 por e-mail: gerusaufu@gmail.com |
Google Classroom e email |
31/8 |
Síncrona (8:00h às 11:30h) |
Discussão do Conteúdo Já ministrado com o intuito de direcionamento e tirar dúvidas. |
- |
Google Meet |
14/9 E 21/9 |
Assíncrona |
Tema: A produção científica na área da educação Para tratar essa temática serão encaminhados slides e um texto previamente disponibilizado, que deverão ser resumidos. Os discentes deverão fazer um levantamento das pesquisas sobre o professor pesquisador e a importância do professor pesquisador. |
Resumo (20 pontos). Levantamento das pesquisas realizadas no Brasil (20 pontos) Deverá ser entregue no dia 25/9
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Google Classroom e email |
28/9 |
Assíncrona (8:00h às 11:30h) |
Tema: O papel do professor na atualidade Para tratar essa temática os discentes deverão trazer reportagens (impressas ou link)/relatos/artigos que demostrem o papel do professor na atualidade, inclusive das mudanças do seu trabalho diante da pandemia... |
Descrição da reportagem e análise crítica (30 pontos) Deverá ser entrega no dia 08/10 |
Google Classroom e email |
5/10 |
Síncrona (8:00h às 11:30h) |
Discussão do Conteúdo ministrado e encerramento da disciplina |
- |
Google Meet |
Os textos, slides e atividades serão disponibilizados através do Google Classroom que será criado exclusivamente para a disciplina, bem como pelo e-mail gerusaufu@gmail.com.
As atividades síncronas serão realizadas às segundas feiras das 08:00h às 10:40h, sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo ensinado poderá ser realizado pelos alunos das 10:40h às 11:30h, sob a supervisão do professor, o qual estará disponível on-line para orientações.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.
A presença do aluno será computada nas atividades síncronas a partir da participação nas aulas que será registrada pelo docente. Nas atividades assíncronas a presença será computada mediante a entrega das atividades nas datas estabelecidas no quadro acima.
A disciplina PIPE I prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão debates e análises de textos e reportagens.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão realizadas conforme descrita no quadro acima, ou seja,
Avaliação 1 – Elaboração de dois resumos de textos enviados pelo professor, sendo o primeiro no valor de 30 pontos e o segundo 20 pontos, o que totalizará 50 pontos.
Avaliação 2 – Texto com a descrição das pesquisas realizadas no Brasil que tratam do professor pesquisador e a importância da pesquisa no ensino. A atividade será avaliada em 20 pontos.
Avaliação 3 – Texto com análise crítica de pelo menos duas reportagens sobre o papel do papel do professor na atualidade. A atividade será avaliada em 30 pontos.
Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente. Deverão ser elaboradas de forma individual e seguir as normas da ABNT.
Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.
BIBLIOGRAFIA
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tic_professores/22617.pdf
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/aop1096.pdf
MASSI, Luciana; QUEIROZ, S. L. (Orgs.). Iniciação científica aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/s3ny4/pdf/massi-9788568334577.pdf
MOSSORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete S.; ASSIS, Raimunda A. M. de (Orgs). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação concepções e trajetórias. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938.pdf
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: https://www.sinte-sc.org.br/files/1081/Texto%202%20%20For%20docente%20aspectos%20hist%20Saviani.pdf
SILVA. Marilda. Complexidade da formação de professores saberes teóricos e saberes práticos. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8xxn2/pdf/silva-9788598605975.pdf
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/07/2020, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 | SEI nº 2147752 |