UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PMQ16

COMPONENTE CURRICULAR:

MANEJO SUSTENTÁVEL DO SOLO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

SIGLA:

PPGMQ

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

00 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

O manejo e a conservação dos solos e da água está dentro do contexto da sustentabilidade ambiental e agropecuária.  O entendimento das interfases entre os atributos físicos, químicos e biológicos e sua relação com os conhecimentos de ecossistemas envolvidos dentro de uma interdisciplinariedade  dos cursos envolvidos na área de ciências ambientais é um desafio. Além do objetivo principal de estudo dos princípios da sustentabilidade em solos tropicais, tem-se que possibilitar o entendimento nas mais distintas realidades.

Pretende-se tratar das temáticas de Degradação ambiental, no contexto ecológico e agropecuário, estudando algumas interações entre a agropecuária e o meio ambiente, e trabalhar com os conceitos básicos de alterações das propriedades quimicas do solo como ferramenta para recuperação de áreas degradadas, quimicamente, o que impacta em sua biodiversidade e contribui para a Preservação, conservação e manejo de recursos naturais renováveis.

 Levantando as discussões de como identificar alternativas que promovam a diversificação de atividades na prática agropecuária e do uso do solo, especialmente na região dos cerrados.

Oferecer ao estudante uma compreensão sobre: o planejamento e a capacidade de uso dos solos; as diferentes formas e sistemas de manejo do solo, com  atenção aqueles utilizados na agricultura; as consequências ambientais, econômicas e produtivas do uso e manejo inadequados do solo; as técnicas de controle da degradação e de recuperação de solos; as práticas conservacionistas mais recomendadas para a diferentes níveis de manejo das propriedades agrícolas.

Também pretende-se que a dinâmica da disciplina seja alterada pelas temáticas dos projetos de pesquisa dos alunos do semestre possibilitando a interação das temáticas com os projetos ligados a qualidade ambiental.

Ementa

Contextualizar a temática do manejo e conservação de solos no Brasil, trabalhando com os levantamento e Capacidade de Uso do Solo.

 

Inserir os princípios da Degradação física, química e biológica do solo, e seus impactos na erosão do solo: formas, mecanismos e fatores controladores.

 

Integração dos Sistemas de preparo e manejo do solo e as consequências na compactação do solo, qualidade do solo.

 

Degradação do solo e água: contexto global. e as interações climáticas e com os solos tropicais

 

PROGRAMA

Degradação do solo e água: contexto global.

O clima e os solos tropicais.

Principais formas de degradação do solo: Erosão, degradação química, degradação física, formas de alteração do solo.

Adsorção de nutrientes

Avaliação da capacidade de uso e aptidão agrícola das terras. 

Sistemas sustentáveis de produção

Uso de resíduos na fertilização do solo

Ciclagem de nutrientes e seu ciclo natural

Qualidade do solo

Propriedades Quimicas do solo

Aproveitamento dos macronutrientes no solo

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRADY, Nyle C. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 685 p., il. ISBN 9788565837743 (broch.).
 

FERTILIDADE do solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007. viii, 1017 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 9788586504082 (enc.).

 

KER, João Carlos (ed.) et al. Pedologia: fundamentos. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012. 343 p., il. ISBN 9788586504099.

 

RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K.J. Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras. 3ª ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1994. 65p.
 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. Piracicaba: Livroceres, 1995. 392p.

DENARDIN, J.; FREITAS, P.L. Características fundamentais da chuva no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.17,p.1409-1416,1982. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 2ª ed. Rio de Janeiro, Embrapa Solos,2006.

HUDSON, N. Soil Conservation. 3ª ed. Ithaca: Iowa State University Press, 1995. 391p. LAL, R. (ed.). Soil Erosion Research Methods. Del Ray Beach: FI. St. Lucie Press Inc., 1994. 340p.

MORGAN, R.P.C. Soil Erosion and Conservation. New York: John Wiley & Sons, 1979. 298p.

RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, G.F. Pedologia – base para distinção de ambientes. 5ª ed. Lavras, Editora UFLA, 2007.

aprovação

 

Drausio Honorio Morais

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Hudson de Paula Carvalho

Diretor do Instituto de Ciências Agrárias

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hudson de Paula Carvalho, Diretor(a), em 08/04/2022, às 14:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Presidente, em 08/04/2022, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3273308 e o código CRC 2FA8A404.




Referência: Processo nº 23117.088638/2021-95 SEI nº 3273308