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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação. CH SÍNCRONA: 30 hs. CH ASSÍNCRONA: 15 hs. |
EMENTA
Recentes avanços no estudo da Biologia do desenvolvimento. Modelos de estudo em Anatomia Comparada. Métodos de estudo em Embriologia. Tópicos essenciais em Biologia Celular. Recentes avanços em Eletromiografia. Métodos contemporâneos em Histologia.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina abrange conteúdos importantes das áreas das Ciências Morfológicas, fazendo a articulação inicial entre os alunos e as linhas de pesquisa dos docentes, pesquisadores, pós-graduandos, alunos de iniciação científica e técnicos de laboratório. Desta maneira, o estudante poderá conhecer, interagir e, caso seja de seu interesse estas áreas das Ciências Morfológicas, poderá ingressar nas linhas de pesquisa com o docente, iniciando sua carreira acadêmica/científica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar aos alunos o primeiro contato com a área científica e acadêmica, especificamente nas áreas das Ciências Morfológicas.
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Objetivos Específicos: |
Esta disciplina tem como objetivo possibilitar, por meio de discussões na forma de seminários e grupos de estudos, o contato direto dos alunos com os docentes, pesquisadores, pós-graduandos, estagiários de iniciação científica, técnicos de laboratório que exercem suas atividades no campo das Ciências Morfológicas, especificamente nos laboratórios de Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia.
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PROGRAMA
O programa a ser desenvolvido deverá possibilitar aos alunos a observação dos elementos de trabalho na área de Ciências Morfológicas, de maneira a abordar de uma forma integrada os conhecimentos adquiridos nos Laboratórios que compõem esta área do conhecimento. Para isso, os temas a serem discutidos necessitam estar situados dentro de uma determinada problemática, e que apresente os protocolos dos experimentos a serem discutidos, que demonstrem claramente a utilização de metodologias adequadas e exeqüíveis, levando-se em conta suas vantagens e limitações.
METODOLOGIA
ATIVIDADES SÍNCRONAS:
O dia da semana, datas, horário de início e término, Plataforma, Link de acesso e Chave de inscrição/Código da Disciplina estão discriminados no Cronograma de Atividades e no Quadro de Avisos do Moodle/UFU.
Serão realizadas atividades síncronas, no formato de encontros e aulas on-line, com acesso simultâneo de professor/alunos para a apresentação dos Seminários, sendo as informações discriminadas no Cronograma de Atividades e no Quadro de Avisos do Moodle/UFU.
O atendimento ao aluno e esclarecimento de dúvidas poderão ser realizados, de forma síncrona, ao final de cada atividade.
Para a realização das atividades síncronas, será utilizada a Plataforma Google Meet, sendo os links para acesso às webconferências disponibilizados previamente aos alunos por meio do Moodle/UFU.
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS:
As atividades assíncronas poderão ser distribuídas em videoaulas previamente gravadas e disponibilizadas aos alunos; preenchimento dos roteiros de estudo; avaliação por meio dos questionários; leitura do material de apoio; participação em fóruns e enquetes e/ou demais atividades disponibilizadas por meio do Moodle/UFU. O aluno deve estar atento aos prazos estabelecidos para o cumprimento das atividades.
Para as atividades assíncronas será utilizada a plataforma Moodle/UFU: https://www.moodle.ufu.br/login/index.php.
Planejamento de Atividades |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
1 |
02/03/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle
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Atividade assíncrona
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Semana 08-14/03/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
2 |
09/03/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 15-21/03/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
3 |
16/03/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 22-28/03/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
4 |
23/03/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 29/03-04/04/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
5 |
30/03/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 05-11/04/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
6
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06/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 12-18/04/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
7 |
13/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 19-25/04/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
8 |
20/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona – 1 hora
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Moodle |
Atividade assíncrona – 6 horas
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Semana 26/04-02/05/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
9 |
27/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 03-09/05/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
10 |
04/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 10-16/05/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
11 |
11/04/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 17-23/05/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
12 |
18/05/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 24-30/05/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
13 |
25/05/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 31/05-06/06/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
14 |
01/06/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 07-13/06/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
15 |
08/06/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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Semana 14-19/06/2021 |
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Semana |
Data |
Horário |
Ferramenta |
Atividade a ser desenvolvida |
16 |
15/06/2021 |
09:50 - 12:20 |
Google Meet |
Atividade síncrona
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Moodle |
Atividade assíncrona
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AVALIAÇÃO
As avaliações teóricas serão realizadas de forma assíncrona, por meio do preenchimento dos questionários de avaliação e/ou roteiros de estudos que estarão disponíveis na plataforma Moodle/UFU, durante os períodos pré-estabelecidos. Outros recursos também poderão ser propostos para o processo avaliativo.
As datas, horários (periodicidade) e pontuação das avaliações e apresentações dos seminários estão discriminadas no Cronograma de Atividades a ser disponibilizado ao aluno.
Os critérios para realização e correção das avaliações deverão seguir os parâmetros pré-definidos, a saber:
Os estudantes poderão realizar apenas uma tentativa de preenchimento dos questionários, assinalando a resposta que considerar correta para as questões objetivas, de acordo com o enunciado de cada uma. O questionário estará disponível até o último dia da respectiva semana e deverão ser respondidos obedecendo o limite máximo de 50 minutos após o início do preenchimento, devendo as respostas serem submetidas antes da finalização deste prazo. Caso o aluno não faça a submissão ou faça fora do prazo, as respostas não serão consideradas. Os valores de cada questionário encontram-se discriminados no Cronograma de Atividades.
Os seminários deverão ser apresentados por todos os integrantes do respectivo grupo, sendo avaliados por critérios previamente estabelecidos a serem divulgados aos alunos. As notas individuais de cada aluno referente ao seminário apresentado, será composta pela nota obtida pelo grupo. Os valores de cada questionário encontram-se discriminados no Cronograma de Atividades.
As demais atividades propostas deverão ser preenchidas diretamente na plataforma Moodle/UFU, de acordo com os prazos estabelecidos para entrega, sendo os prazos de execução e entrega informados previamente.
A divulgação das avaliações e notas será feita por meio do Moodle/UFU, e-mails ou quaisquer outras formas de acesso dos alunos.
A validação da assiduidade dos discentes para controle de frequência será realizada pela participação durante as atividades síncronas.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ALVES, P.H.A; MIRANDA, L.R; BORGES, I.M; VIEIRA, C.M; STRINI, P.J.S.A; STRINI, P.J.S.A. SaibAnato. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <www.saibanato.com>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
OLIVEIRA, H.F. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana – 2013. E-Disciplinas USP. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=41797>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
ROSA, A.B.F; DAVID, P.Z.; SILVA, D.C. de O. Asclépio: Atlas de Anatomia Humana. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <http://guiadeanatomia.com/anatomia.html>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
FCM UNICAMP. Site didático de Anatomia Patológica, Neuropatologia e Neuroimagem. Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil. Disponível em: <http:// http://anatpat.unicamp.br/>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
COMPLEMENTAR
DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana, Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia Funcional. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. AGUR, A. N. Anatomia orientada para a clínica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica: terminologia anatômica internacional. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2001.
PAULSEN, F.; WASCHKE, J. Sobotta: Atlas de Anatomia Humana. 24ª ed. Vol 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
ROHEN, J. W.; YOKOCHI, C.; LÜTJEN-DRECOLL, E. Anatomia Humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 8ª ed. São Paulo: Manole, 2016.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Polyanne Junqueira Silva Andresen Strini, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2021, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2556633 e o código CRC 3C5DA358. |
Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 | SEI nº 2556633 |