UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31402

COMPONENTE CURRICULAR:

CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, ARQUIVOS E MUSEUS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

30h

CH TOTAL:

90h

 

OBJETIVOS

 Objetivos Gerais:

 

Objetivos Específicos:

 

Ementa

Atividades de elaboração, análise, revisão e ampliação de inventários, catálogos e outros instrumentos de pesquisa e de organização dos acervos em arquivos, museus, bibliotecas especiais, centros de documentação e de memória. A disciplina visa apresentar aos estudantes os aspectos gerais relacionados aos cuidados de guarda, conservação, acondicionamento, higienização e restauro de documentos e artefatos históricos. O Plano de ensino do professor deverá explicitar as atividades práticas a serem realizadas.

 

PROGRAMA

I- O papel do historiador na recolha de fontes documentais e formação de acervos, na avaliação e gestão de documentos e informações.

II- Classificação e ordenação de documentos, na perspectiva do historiador

III- Classificação, identificação dos documentos e análise documental na construção de saberes históricos.

       III.1.Temporalidade dos documentos

       III.2. Valoração de documentos

       III.3. Tempo de retenção

IV- Arquivos de imagens: organização e conservação

       IV.1. Conservação preventiva

       IV.2. Organização

V- Arquivos sonoros: organização e conservação

       V.1. Conservação preventiva

       V.2. Organização

VI- Museus

     VI.1. Salvaguarda: o papel do historiador na conservação, pesquisa, documentação e reserva técnica

    VI.2. Comunicação com o público: a atuação do historiador para melhor desenvolver a montagem das exposições, as ações educativas e as publicações.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Patrimônio histórico e cultural. São Paulo: Contexto: 2006.

PAULA, Zueleide Casagrande de, MENDONÇA, Lúcia Glicério, ROMANELLO, Jorge Luis (Org). Polifonia do patrimônio. Londrina: EDUEL, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi; BACELLAR, Carlos et al. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BITTENCOURT, Ana Palmira S. Casimiro; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (Org) A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas: Alinea, 2009.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Annablume: SESC, 1997. 317 p.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1997. 225 p.

PINSKY, Carla Bassenezi; LUCA, Tania Regina de. (Org.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2012.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó/SC: Argos, 2004.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 SEI nº 1719527