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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31402 |
COMPONENTE CURRICULAR: CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, ARQUIVOS E MUSEUS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
Compreender os acervos documentais em Centros de Documentação, Arquivos e Museus como "lugares de produção" de memória, acesso a direitos e afirmação de cidadania.
Objetivos Específicos:
Discutir diferentes procedimentos para a eleição, recolha, formação, classificação, discussão, análise e preservação de fontes históricas.
Analisar os diferentes suportes e possibilidades de acervos a serem elencados para o trabalho do historiador.
Conhecer questões referentes aos arquivos documentais, tais como: classificação, temporalização, acesso, transparência e preservação documentais.
Reconhecer os acervos documentais como instituições de preservação de direitos e de gestão da memória.
Ementa
Atividades de elaboração, análise, revisão e ampliação de inventários, catálogos e outros instrumentos de pesquisa e de organização dos acervos em arquivos, museus, bibliotecas especiais, centros de documentação e de memória. A disciplina visa apresentar aos estudantes os aspectos gerais relacionados aos cuidados de guarda, conservação, acondicionamento, higienização e restauro de documentos e artefatos históricos. O Plano de ensino do professor deverá explicitar as atividades práticas a serem realizadas.
PROGRAMA
I- O papel do historiador na recolha de fontes documentais e formação de acervos, na avaliação e gestão de documentos e informações.
II- Classificação e ordenação de documentos, na perspectiva do historiador
III- Classificação, identificação dos documentos e análise documental na construção de saberes históricos.
III.1.Temporalidade dos documentos
III.2. Valoração de documentos
III.3. Tempo de retenção
IV- Arquivos de imagens: organização e conservação
IV.1. Conservação preventiva
IV.2. Organização
V- Arquivos sonoros: organização e conservação
V.1. Conservação preventiva
V.2. Organização
VI- Museus
VI.1. Salvaguarda: o papel do historiador na conservação, pesquisa, documentação e reserva técnica
VI.2. Comunicação com o público: a atuação do historiador para melhor desenvolver a montagem das exposições, as ações educativas e as publicações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Patrimônio histórico e cultural. São Paulo: Contexto: 2006.
PAULA, Zueleide Casagrande de, MENDONÇA, Lúcia Glicério, ROMANELLO, Jorge Luis (Org). Polifonia do patrimônio. Londrina: EDUEL, 2012.
PINSKY, Carla Bassanezi; BACELLAR, Carlos et al. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BITTENCOURT, Ana Palmira S. Casimiro; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (Org) A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas: Alinea, 2009.
FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Annablume: SESC, 1997. 317 p.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1997. 225 p.
PINSKY, Carla Bassenezi; LUCA, Tania Regina de. (Org.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2012.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó/SC: Argos, 2004.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719527 |