UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Pontal

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 3ª reunião ORDINÁRIA/2022 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Em 19 de Maio de 2022, às 13 horas e 30 minutos, via remota, teve início a 3ª reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal do ano em curso, sob a Presidência da Professora Joelma Cristina dos Santos, estando presentes os membros citados no final desta Ata.  A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação das atas:  Ata da 2ª reunião do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal - COLPPGEP de 2021.  2. Informes: Informe enviado pelo Prof. Antônio: " INFORMO: Que devido a não equivalência dos calendários da graduação e da pós-graduação e a justificativa e motivos de força maior apresentados abaixo, não ministrarei a disciplina Dinâmicas Econômicas e Regionais no 2º semestre de 2022, CONSIDERANDO que:

  1. as aulas da graduação finalizam no dia 20 de agosto, estando de férias oficiais do dia 22 de agosto até o dia 05 de setembro sem pretensão de alterá-las.

  2. as aulas na pós-graduação iniciam no dia 10 de agosto e finalizam no dia 17 de dezembro, provavelmente no meio do semestre de graduação.

  3. no 2º semestre de 2022, equivalente ao 1º semestre letivo da graduação, até o momento com provável início em setembro ministrarei, 12 horas/aula. Além dessa carga horária tenho atribuições no Colegiado, no NDE e outras comissões do curso e da unidade. E não pretendo ministrar 16 horas/aula.

  4. o planejamento faz-se necessário, mas também entendo que faz parte da prática, revê-lo anualmente, como qualquer prática de planejamento, devido ao fato de ser impossível que uma previsão de atividades de oferta de disciplinas para um período de 4 anos ocorra sem nenhum contratempo.

  5. entendo que é possível que alguns professores possam ter mais atribuições do que eu. Só que é uma questão pessoal. E realmente, não tenho condições de ministrar outra disciplina.

  6. no meu planejamento, apresentado no processo 23117.064664/2020-47, a disciplina de Dinâmicas Econômicas e Regionais estava prevista para ser ministrada no formato remoto no 2º semestre de 2021 e que após consulta, aceitei que a mesma fosse transferida para o 2º semestre de 2022, prevendo que os calendários da graduação e da pós-graduação fossem concomitantes, o que não ocorreu.

  7. que, no primeiro semestre da graduação eu sou responsável por 12 horas/aula e no segundo semestre, por 8 horas/aula. Por isso, esta disciplina era ofertada sempre no 2º semestre letivo. Tendo em vista que os semestres letivos da graduação e da pós-graduação, não estão coincidindo, o que causa problemas no planejamento e na nossa vida acadêmica. E desta forma, estaria ministrando 16 horas/aula, carga horária que inclusive cumpri na primeira turma do mestrado, mas que é muito desgastante.

  8. que na reunião de planejamento do dia 21 de outubro de 2021 (Processo nº 23117.069019/2021-00) que discutiu a distribuição de disciplinas para o primeiro e segundo semestre de 2022, o professor Hélio Carlos de Oliveira Miranda solicitou que sua disciplina anteriormente planejada para ser ministrada no primeiro semestre de 2022, seja oferecida posteriormente no segundo semestre, sendo prontamente atendido. O professor justificou sua solicitação devido às funções exercidas em seu cargo de secretário de Planejamento junto à Prefeitura Municipal de Ituiutaba, tendo a coordenadora, Profª Drª Joelma Cristina dos Santos salientado que salvo motivos de força maior, as disciplinas devem ser oferecidas conforme planejamento acima referenciado.

  9. vai fazer um ano que fiz minha cirurgia do coração e que em novembro do ano passado tive 3 dias internados para tratar de um derrame do líquido de cicatrização do coração que se instalou na pleura e do início deste ano até hoje acabei assumindo trabalho demais, atos que nem deveriam ter sido feito, e que tem me levado a uma sobrecarga de atividades que tenho que administrar, não apenas o tempo, mas também o cansaço físico e emocional.

  10. me comprometo, assim que os calendários da graduação e da pós-graduação estiverem concomitante, em ministrar a disciplina Dinâmicas Econômicas e Regionais, no segundo semestre."

3. Ordem do dia: 3.1  Solicitação de convalidação do relatório de atividades complementares do discente João Paulo Miros Neves 22112GEO008. Processo 23117.026571/2022-86  Relatora Profª. Leda Pedro Correia Miyzaki: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável a pontuação de 10 créditos em atividades complementares. Aprovado por unanimidade. 3.2 Solicitação de convalidação do relatório de atividades complementares da discente Larisse Moura Silva 21912GEO015. Processo 23117.023898/2022-04. Relatora Profª. Jussara dos Santos Rosendo: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável a pontuação de 9 créditos em atividades complementares. Aprovado por unanimidade. 3.3 Solicitação de aprovação do exame de proficiência do discente Tarcísio Luiz Cândido 22212GEO013. Processo 23117.025786/2022-80 Relator. Prof. Carlos Roberto Loboda: Após analise do colegiado o Exame de Proficiência em Língua Inglesa (8.50)  do discente Tarcísio Luiz Cândido 22212GEO013 foi aprovado por unanimidade. 3.4 Solicitação de aprovação do exame de proficiência do discente Thallyson Daniel Pereira de Sousa 22112GEO016. Processo 23117.024343/2022-71. Relatora Profª. Leda Pedro Correia Miyzaki: Após análise do colegiado, o Exame de Proficiência em Língua Francesa (9.0) do discente  Thallyson Daniel Pereira de Sousa 22112GEO016 foi aprovado por unanimidade. 3.5 Solicitação de aproveitamento de créditos em disciplina do discente Acácio Mariano Ferreira Neto 21812GEO001. Processo 23117.023541/2022-18. Relatora Profª. Maria Angélica de Oliveira Magrini: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável ao pedido de convalidação de 6 créditos cursados pelo discente Acacio Mariano Ferreira Neto (21812GEO001) na disciplina Geoprocessamento  (90h). Aprovado por unanimidade. 3.6 Solicitação de aprovação do exame de proficiência do discente João Paulo Miros Neves 22112GEO008. Processo 23117.020314/2022-31. Relatora Profª. Maria Angélica de Oliveira Magrini: Após analise do colegiado o Exame de Proficiência em Língua inglesa (9.0) do discente João Paulo Miros Neves 22112GEO008 foi aprovado por unanimidade. 3.7 Solicitação de dilação de prazo da discente Larisse Moura Silva 21912GEO015. Processo 23117.021182/2022-64 Relator. Prof. Carlos Roberto Loboda: Após analise da documentação o relator é de parecer favorável a dilação de prazo para qualificação da discente Larisse Moura Silva 21912GEO15 de 90 dias, contando a partir de 01 de junho 2022. Assim sendo, a realização do Exame deverá ocorrer até 29 de agosto de 2022. Aprovado por unanimidade. 3.8 Organização do V SINGEP e outros eventos: Será feita uma consulta aos docentes do Programa, para que aqueles que desejam fazer parte da comissão organizadora do SINGEP se manifestem. Atendendo à solicitação do professor Anderson Pereira Portuguez, será criada um portaria nomeando a comissão organizadora do Dia do Geógrafo em parceria com o PPGEP. Aprovado por unanimidade. 3.9 Oferta de disciplinas para o 2º Semestre de 2022: Após conclusão do quadro de disciplinas a serem oferecidas no 2º Semestre de 2022, será divulgado pelo PPGEP. Aprovado por unanimidade. 3.10 Edital de seleção PPGEP 2/2022 para ingresso no 1º Semestre de 2023: Docentes do Programa serão consultados para iniciarem os trabalhos, juntamente com os membros do colegiado, visando elaboração do edital de seleção PPGEP 2/2022, com ingresso em 2023. Aprovado por unanimidade. 3.11 Solicitação de convalidação do relatório de atividades complementares do discente Jonathan Fernando Costa Alves 22112GEO010. Processo 23117.030901/2022-38. Relatora Profª. Jussara dos Santos Rosendo: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável a pontuação de 23 créditos em atividades complementares. Aprovado por unanimidade. 3.12 Solicitação de coorientação do discente João Marcos Custódio Silva 22212GEO008. Processo 23117.032270/2022-91  Relatora Profª. Leda Pedro Correia Miyzaki: Foi aprovado pelo colegiado que a docente Profª. Denise cooriente o discente João Marcos Custódio Silva 22212GEO008. Aprovado por unanimidade. 3.13 Solicitação de convalidação do relatório de atividades complementares da discente  Aline Calegari de Andrade 22112GEO001. Processo 23117.028792/2022-99 Relatora Profª. Maria Angélica de Oliveira Magrini: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável a pontuação de 17 créditos em atividades complementares. Aprovado por unanimidade. 3.14 Solicitação de troca de orientador de Márcia Maciel 22212GEO012. Processo 23117.032554/2022-88. Relator. Prof. Carlos Roberto Loboda: Após analise da documentação  e  considerando que a solicitação para substituição de orientador protocolada pela discente Márcia Maciel Silva (matrícula 22212GEO010) atende ao previsto na Resolução COLPPGEP 05 de 2015, o relator é de parecer favorável. Aprovado por unanimidade.  3.15 Solicitação de dilação de prazo para qualificação da discente  Mônica Souza Oliveira Viali 22012GEO010. Processo 23117.032530/2022-29. Relatora Profª. Maria Angélica de Oliveira Magrini: Após analise da documentação a relatora é de parecer favorável à dilação de prazo até o dia 10 de junho de 2022 para defesa da qualificação de mestrado da discente Monica Souza Oliveira Viali 22012GEO010. Aprovado por unanimidade, com 01 abstenção. 3.16 Solicitação de aprovação de banca para qualificação da discente  Mônica Souza Oliveira Viali 22012GEO010. Processo 23117.032499/2022-26. Relatora Profª. Jussara dos Santos Rosendo: Após analisada a documentação verifica-se que a composição da banca examinadora da qualificação de Mestrado da discente Mônica Souza Oliveira Viali cumpriu os requisitos solicitados pelos regulamentos do PPGEP  e da UFU. Aprovado por unanimidade, com 01 abstenção. 3.17  Procedimentos Gerais - Recredenciamento Docente - Programas de Pós-Graduação da UFU (ano base 2023): Será repassado aos docentes as informações sobre descredenciamento e credenciamento nos programas de Pós-Graduação da UFU. Aprovado por unanimidade. 3.18. Revisão dos modelos de planos de trabalho docente e discente a serem entregues no PPGEP. Doc. Resolução 3603152, Doc Anexo 1 3603158 e Doc Anexo 2 3603166Os docentes do Colegiado farão uma leitura dos documentos  redigidos pela profª Leda Correia Pedro Miyazi, as possíveis sugestões serão apresentadas na próxima reunião do Colegiado, para que as atualizações entrem em vigor a partir de agosto de 2022. Aprovado por unanimidade. Às 16 horas  e 10 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Joelma Cristina dos Santos, na qualidade de Presidente do Colegiado, e os demais participantes: Carlos Roberto Loboda, Leda Correia Pedro Miyazaki, Maria Angélica de Oliveira Magrini e Matheus Alfaiate Borges.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Membro de Colegiado, em 23/06/2022, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Membro de Colegiado, em 23/06/2022, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Matheus Alfaiate Borges, Membro de Colegiado, em 23/06/2022, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Membro de Colegiado, em 08/07/2022, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Joelma Cristina dos Santos, Presidente, em 08/07/2022, às 11:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.027735/2022-92 SEI nº 3615130