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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Características do conhecimento matemático e o papel da disciplina no ensino fundamental. Fundamentos teórico-metodológicos da matemática no ensino fundamental. Elaboração e apresentação de propostas didáticas referentes aos blocos de conteúdo: números e operações e medidas e grandezas.
JUSTIFICATIVA
(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer as características do conhecimento matemático, da atividade matemática e do papel da disciplina no contexto escolar. Compreender a classificação dos conteúdos em conceituais, procedimentais e atitudinais da matemática. Conhecer e analisar a metodologia resolução de problemas. Reconhecer, analisar e avaliar recursos didáticos: jogos e tecnologias da comunicação. Reconhecer, analisar e avaliar a história da matemática como recurso didático, em especial para o entendimento do sistema de numeração decimal. Obter conhecimentos teóricos acerca dos blocos de conteúdo do ensino fundamental: (Números e Operações e Grandezas e Medidas) e das abordagens metodológicas. Analisar livros e materiais didáticos do ensino fundamental. Criar, planejar, realizar, gerir e analisar situações didáticas. |
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PROGRAMA
TEÓRICO:
1. CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, DA ATIVIDADE MATEMÁTICA (escolar, extra-escolar, dos matemáticos) e o papel da disciplina no contexto escolar.
2. CURRÍCULO E DOCUMENTOS OFICIAIS: CONCEPÇÕES E CONSTITUIÇÃO.
3. TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO.
4. A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: HISTÓRIA E CONCEPÇÕES TEÓRICAS.
5. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: COMO RECURSO DIDÁTICO, IDEIAS E CONCEPÇÕES.
6. RECURSOS DIDÁTICOS: (JOGOS E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO), MATERIAIS MANIPULÁVEIS.
PRÁTICO:
1. ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS TEMAS TRATADOS.
2. NÚMEROS E OPERAÇÕES: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E RECURSOS DIDÁTICOS.
3. GRANDEZAS E MEDIDAS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E RECURSOS DIDÁTICOS.
METODOLOGIA
As aulas da disciplina, juntamente com as atividades, serão desenvolvidas em um ambiente de sala de aula virtual, criada na plataforma Microsoft Teams, na qual serão oferecidas atividades síncronas e assíncronas conforme a descrição a seguir:
a) Atividade Síncrona: 25 horas
Horários das aulas:
Segunda - Feira (20h50 - 22h30)
Plataforma: Microsoft Teams, caso haja alguma inconsistência nessa plataforma, poderão ser utilizadas plataformas como Skype, Google Classroom e/ou Moodle.
Link da turma Microsoft Teams: < https://teams.microsoft.com/l/team/19%3abd7f43e46d4948d6ab5b7379d6b0b202%40thread.tacv2/conversations?groupId=b306a87f-7236-448c-bdc4-1cfacafdfc7b&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451 >
b) Atividade Assíncrona: 5 horas
Resoluções de atividades semanais que serão disponibilizadas no Moodle, e as postagens na mesma plataforma;
Leitura e elaboração de apresentações que serão feitas na plataforma do Microsoft Teams, conforme solicitado pelo professor.
Acesso a turma do Moodle será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona.
AVALIAÇÃO
A organização do sistema de avaliação será dada da seguinte forma:
Relatório das aulas síncronas - Semanal | 10 pontos |
Relatório dos professores convidados | 10 pontos |
Atividades Assíncronas | 30 pontos |
Discussões nas aulas | 10 pontos |
Seminário I | 15 pontos |
Seminário II | 25 pontos |
Relatórios das aulas síncronas
Data de entrega: Toda Segunda-Feira;
Avaliação: Correção do textos, de acordo com o que foi visto durante a semana anterior;
Modo de envio: Plataforma Moodle.
Relatório das aulas dos professores Convidados
Professor Convidado: Vlademir Marim
Assunto da aula: Livro Didático
Data da aula: 12/04/2021
Envio do Relatório sobre a aula: Moodle.
Data de Envio: 19/04/2021
Professor Convidado: Cristiane Coppe de Oliveira
Assunto da aula: História da Matemática
Data da aula: 26/04/2021
Envio do Relatório sobre a aula: Moodle.
Data de Envio: 03/05/2021
Atividades Assíncronas
Envio de todas as atividades: Moodle.
Atividade 1: A partir da leitura sobre o documento de Rômulo Campos Lins, os discentes irão fazer uma reflexão do que seria o ser matemático e o professor de Matemática.
Data de Envio: 15/03/2021
Atividade 2: Relatório sobre BNCC e PCN.
Data de Envio: 05/04/2021
Atividade 3: Metodologias de Ensino e Recursos Didáticos.
Data de Envio: 12/04/2021
Seminário I - Apresentação sobre Metodologias de Ensino
Dias de apresentações: 03 e 10 de maio (horário de aula);
Avaliação: Somente a apresentação dos alunos. Será avaliado: Postura; espontaneidade, organização, clareza da exposição, uso de recursos, comunicação dos apresentadores seminaristas com o docente e os outros discentes, esclarecimento de dúvidas e clareza nas explicações, domínio do conteúdo.
Modo de Apresentação: Aulas Síncronas, no Microsoft Teams.
Seminário II - O Segundo seminário será a construção de um plano de aula, de conteúdos que serão sorteados no primeiro encontro com os alunos, e será avaliado de acordo com o que foi visto durante o curso.
Dias de Apresentações: À partir de 24 de maio (horário de aula);
Parte escrita. Será avaliado: Qualidade do texto elaborado, uso de termos técnicos, afinidade com problemas relevantes, viabilidade de aplicação da técnica e/ou resultados.
Apresentação. Será avaliado: Postura; espontaneidade, organização, clareza da exposição, uso de recursos, comunicação dos apresentadores seminaristas com o docente e os outros discentes, esclarecimento de dúvidas e clareza nas explicações, domínio do conteúdo.
Modo de Apresentação: Aulas Síncronas, no Microsoft Teams.
Modo de Envio da Parte Escrita: Plataforma Moodle.
Participação dos alunos, nas aulas síncronas
Toda semana, o docente irá passar leituras pontuais de textos para que na aula seguinte, os discentes e o docente possam discutir sobre a leitura do documento. De acordo com isso, todos os alunos deverão participar da aula para obter a nota de participação.
Será aprovado o aluno que obter 60 ou mais pontos em todas as atividades propostas pelo professor.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília, MEC/SEF, 1998.
[2] DANTE, L. R., Didática da resolução de problemas. São Paulo: Ática, 2002.
[3] GIARDINETTO, J. R. B., Matemática escolar e a matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. [4] KAMII, C., JOSEPH, L. L. A., Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1988..
Complementar
[5] CARRAER, T. N, CARRAER, D. W., SCHLIEMANN, A. D., Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
[6] PONTE, J. P., BROCADO, J.; OLIVEIRA, H., Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
[7] SKOVSMOSE, O., Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus, 2001.
[8] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília, MEC/SEF, 1999.
[9] GEORGEN, P., SAVIANI, D., (Orgs.) Formação de Professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas, SP: Autores e Associados; São Paulo: NUPES, 1998. [10] LÜDKE, M., (Coord.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Coordenador(a), em 12/05/2021, às 12:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2764707 |