UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4264 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral

Unidade Ofertante:

Instituto de Química 

Código:

IQUFU39102

Período/Série:

 

Turma:

UC/VC

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

15

Total:

 

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof.Dr. Fernando Rodrigues Goulart Bergamini

Ano/Semestre:

2020/2 

Observações:

- Este plano de Ensino segue as seguintes resoluções: RESOLUÇÃO No 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO; RESOLUÇÃO Nº 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO; RESOLUÇÃO No 15/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO.

- Atribuição desta disciplina ao docente realizada em 24/06/2021, razão pela qual este plano é enviado em 25/06/2021;

- É proibida cópia ou gravação total ou parcial de qualquer conteúdo ou material das aulas ministradas pelo docente;

- É de responsabilidade total e expressa do discente o acesso a dispositivos eletrônicos e/ou à internet;

- É de total responsabilidade do discente manter os e-mails atualizados de modo a receber o convite do Google Classroom;

- Módulo referente à parte experimental de IQUFU39102; 

 

EMENTA

Tabela periódica e ligação química. Introdução às propriedades dos sólidos, líquidos e gases. Introdução à eletroquímica e corrosão

JUSTIFICATIVA

Levar ao estudante noções fundamentais abordando conceitos de Química Geral de modo entender noções básicas que ocorrem na engenharia elétrica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica.

Objetivos Específicos:

Conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica.

PROGRAMA

5.1. PARTE EXPERIMENTAL

Realização de Experimentos Representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de Química, tais como: Ligação Química; Eletroquímica; corrosão; proteção catódica e anódica; etc.

METODOLOGIA

6.1. Atividades Síncronas

Consistirão das atividades síncronas a exposição teórica (síncrona) em sala virtual com projeção de slides e/ou vídeos referentes aos experimentos em questão (gravados internamente ou disponíveis em plataformas de acesso publico como, youtube, por exemplo) ou através de escrita utilizando mesa digitalizadora, dos conteúdos referentes à disciplina. Resolução de exercícios.

- Horário de realização: Sextas-feiras (10h40 a 12h20min)

- Plataforma a ser utilizada: Google Classroom (para materiais e informativos; vide seção 6.2) e Google Meeting (para atividades síncronas)

Link:  https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m

Link: meet.google.com/jjj-rsuf-soa

6.2. Atividades Assíncronas 

As atividades assíncronas compreenderão atividades a serem realizadas envolvendo conceitos já vistos pelo discente nos experimentos como também atividades que envolverão o ensino ativo, isto é, o discente tomará contato com o conceito a ser trabalhado em atividade síncrona previamente à atividade. Desta forma, categorizam-se as atividades em:

  1. Material auxiliar da aula remota: Material sobre a aula será divulgado previamente para que o aluno possa ter um melhor aproveitamento durante a aula remota.
  2. Resolução de roteiros de estudo (Ensino Ativo): Serão disponibilizados roteiros de estudos contendo conceitos da aula síncrona da semana posterior. Espera-se com a resolução destes exercícios que o aluno já tome o primeiro contato com o conteúdo previamente à aula síncrona do docente, iniciando o processo de aquisição de autonomia frente ao próprio aprendizado.
  3. Materiais complementares:  Materiais complementares como por exemplo artigos  relacionados com o tema, assim como vídeos disponíveis no YOUTUBE para complementar o aprendizado.
  4. Resolução de exercícios: Serão disponibilizadas listas de exercícios relacionados apresentados nas aulas síncronas, por meio da plataforma que será utilizada. Estes exercícios poderão ter que ser entregues escritos à mão ou na forma de testes e questões dissertativas a serem desenvolvidos na plataforma Google Classroom.
  5. Em especial, entrega de trabalhos/relatórios referente ao observado pelo discente no experimento. Estes trabalhos constituirão atividade avaliativa.
  6. Em especial, resolução de listas referentes aos conceitos observados. Estas listas constituirão atividade avaliativa.
  7. Em especial, preparação de pré-relatórios. Estes pré-relatórios constituirão atividade avaliativa.

O link a seguir refere-se ao local onde os alunos encontrarão todo o material disponibilizado, atividades, roteiros de estudos, listas de exercícios, materiais complementares, etc: https://classroom.google.com/c/MzY3MDM0MjAyODY0?cjc=cpkfv2m

 

Semana

N.° Aulas Completadas

Data

Atividades síncronas e assincronas

1

2

16/07

EXPERIMENTO 1 – UC

Reações em solução Aquosa

2

4

23/07

EXPERIMENTO 1 – VC

Reações em solução Aquosa

3

6

30/07

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - UC

4

8

06/08

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - VC

5

10

13/08

EXPERIMENTO 2 – UC

Reações de Oxirredução

6

12

20/08

EXPERIMENTO 2 – VC

Reações de Oxirredução

7

14

27/08

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - UC

8

16

03/09

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - VC

9

18

10/09

EXPERIMENTO 3 – UC

Eletroquímica - Pilhas

10

20

17/09

EXPERIMENTO 3 – VC

Eletroquímica - Pilhas

11

22

24/09

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - UC

12

24

01/10

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - VC

13

26

08/10

EXPERIMENTO 4 – UC

Eletroquímica - Eletrólise

14

28

15/10

EXPERIMENTO 4 – VC

Eletroquímica - Eletrólise

15

30

22/10

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - UC

16

32

29/10

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - VC

 

 

06/11

Entrega de notas, vista e prova e encerramento do semestre

 

Observação:

(1) O docente utilizará os e-mails disponíveis na lista de alunos do Portal Docente – UFU para enviar convite aos alunos para integrarem à pagina da disciplina no Google Classroom. Cabe unicamente ao aluno manter o e-mail atualizado bem como aceitar o convite ou mesmo contactar a coordenação e docente responsável para informar eventuais problemas de acesso à página da disciplina  à plataforma.

(2) A depender do perfil dos discentes, cabe exclusivamente ao docente determinar qual e quantas atividades avaliativas serão aplicadas durante o semestre sendo estas em um mínimo de 4.  Estas atividades poderão (mas não em caráter exclusivo) ser aplicadas sem aviso prévio, com prazo para entrega de, no mínimo, três dias. 

AVALIAÇÃO

8.1. Atividades Síncronas:

(a) A participação dos alunos serão contabilizada diretamente utilizando o Portal Docente – UFU.

 

8.2. Atividades Assíncronas:

(b) Preparação de Trabalhos/Relatórios, pré-relatórios e/ou resolução de listas referentes aos experimentos.

A nota final será calculada como a média da soma entre os trabalhos ou listas (total mínimo de 4 atividades avaliativas).

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. KOTZ, J.C.; TREICHEL JR, P.M. E WEAVER, G.C. Química e Reações Químicas. 3a ed, volumes 1 e 2. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2008.

2. ISAIA, G.C. et al. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. 1a ed, volumes 1 e 2. São Paulo: IBRACON, 2007.

3. BROWN, L.S & HOLME, T.A. Química Geral Aplicada a Engenharia. Tradução de Maria Lúcia Godinho de Oliveira. 1a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Complementar

1. CHANG, R. Química Geral: Conceitos Essenciais. Tradução de Joaquim J. M. Ramos et al. 4a ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2006.

2. ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de Química. Tradução de Inês Caracelli et al. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

3. BRADY, J.E. & HUMISTON, G.E. Química Geral. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1986.

4. MAHAN, B.M. & MYERES, R.J. Química: um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

5. RUSSEL, J.B. Química Geral. Volumes 1 e 2. Tradução de Maria Guekezian, et al. 2a ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1994.

6. HEIN, M., ARENA, S. Fundamentos de Química Geral. Tradução de Gerardo G. B. Souza e Roberto B. Faria. 9a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1998.

7. MAIA, J.D. & BIANCHI, A.C.J. Química Geral – Fundamentos. 1a ed. São Paulo: Pearson

Prentice Hall, 2007. 436p.

 

Complementar:

1 - Termaat, Annie and Talbot, Christopher, Chemistry, MYP by concept 4 & 5, London : Hodder Education Group. 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1350653&lang=pt-br&site=ehost-live

2 – Bolshakov, V. I., Structure and Properties of Building Materials, Foundations of Materials Science and Engineering, Volume 91, Pfaffikon, Switzerland, 2016, eBook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1232482&lang=pt-br&site=ehost-live

3 - Gray, Murray R., Upgrading Oilsands Bitumen and Heavy Oil, Ed.: First edition. Edmonton, Alberta : Pica Pica Press. 2015, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=1002879&lang=pt-br&site=ehost-live

4 - Singh, Vijay G., Applied Electrochemistry, Chemistry Research and Applications Series, New York : Nova Science Publishers, Inc. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=540555&lang=pt-br&site=ehost-live

5 - Mark Fox, Optical Properties of Solids, Condensed Matter Physics, Vol. 3, Ed.: Second edition. Oxford : OUP Oxford. 2010, ebook: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=e000xww&AN=702066&lang=pt-br&site=ehost-live

Observações:

(1) Algumas Referências bibliográficas e material de apoio serão utilizados artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola ou Revista Virtual de Química bem como apostilas de universidades disponíveis gratuitamente na internet para dar total condição do aluno de ter todo o material necessário para o desenvolvimento de todas as atividades.

(2) O roteiro de experimentos estará disponível na plataforma G.Classroom de modo que o discente tome contato com o assunto referente ao experimento previamente ao período síncrono.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernando Rodrigues Goulart Bergamini, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/06/2021, às 21:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2865424