UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Administração - Uberlândia

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Ata de Reunião

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e um, terça-feira, às nove horas, de forma remota, por videoconferência, teve início a segunda reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Administração do ano de dois mil e vinte e um, sob a Presidência de Luciana Carvalho e com o comparecimento dos(as) Conselheiros(as) Aleandra da Silva Figueira Sampaio, Cristina Damm Forattini Dias, Marcelo Augusto Oliveira Silva, Sany Karla Machado e Valeriana Cunha. Registramos, na oportunidade, a participação da Tutora do PETADM, Profa. Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, além dos discentes integrantes do PETADM. 1. APROVAÇÃO DA ATA DA 1º REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO ANO DE 2021. Colocada em discussão e votação, foi aprovada por maioria dos votos, com duas abstenções. 2. DILIGÊNCIAS DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. A Presidente inicia o tópico contextualizando toda a situação envolvendo o processo do novo projeto pedagógico de curso, desde o início das discussões ao estágio atual das diligências emitidas pela Divisão de Projetos Pedagógicos - DIPED. A Presidente sugere ao Colegiado que façamos uma solicitação ao Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Administração – NDECOCAD para estudo sobre as questões envolvendo a porcentagem de ensino EAD do novo PPC, de forma a verificar se sua implantação é benéfica ou não, após análise de seus prós e contras. Os Conselheiros também aventaram a possibilidade de consulta à Diretoria de Ensino – DIREN sobre a possibilidade legal de inserção do ensino remoto e elencam os pontos positivos desse modelo em detrimento ao EAD. Decidem os Conselheiros na emissão das solicitações para o NDECOCAD e DIREN nos termos das discussões acima. Por fim, a Presidente faz a proposta de divisão dos trabalhos das diligências já apresentadas pela DIREN em dois grupos, com a previsão de entrega dos resultados para a próxima reunião ordinária do Colegiado, prevista para o dia 04/05/2021. 3. PARTICIPAÇÃO DO PETADM. Os membros do PETADM se apresentaram aos Conselheiros deste Colegiado e expressaram a preocupação com a questão da evasão e, sobretudo, com a baixa procura de inscrições junto ao novo edital do PETADM, além de certo desinteresse com os eventos conduzidos pelo PETADM. Os “petianos” objetivam escutar dos Conselheiros as suas experiências e propostas de forma que possam melhorar essa relação junto aos discentes e comunidade acadêmica em geral. Os Conselheiros emitem seus pareceres, buscando aconselhar da melhor maneira os discentes, de modo a minimizar a frustração compreendida nas falas e buscar um maior engajamento por parte dos discentes do curso junto aos eventos. Os Conselheiros em unanimidade disseram estar à disposição para reuniões futuras de modo que possam contribuir efetivamente com o PETADM. A Tutora do PETADM, Profa. Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, participa da reunião e emite a sua visão sobre o contexto do PETADM. As falas encaram, sobretudo, as questões envolvendo a pandemia que atualmente presenciamos, os problemas psicológicos que se afloraram e, por decorrência disso, uma maximização das causas para abandonos de curso, trancamentos de semestres, desinteresses em participação nos eventos acadêmicos e concluem, por fim, que essa é uma realidade brasileira, mas que todos podemos contribuir de forma a minimizar os efeitos negativos da situação ora evidenciada. Os Conselheiros agradecem a presença dos petianos e reafirmam a disposição para contribuir nos trabalhos do Programa. Nada mais tendo sido tratado, a Sra. Presidente agradeceu a presença de todos, dando por encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Felipe Silva Diniz Linhares, na qualidade de Secretário, pela Sra. Presidente e pelos demais Conselheiros listados ao início da reunião. Uberlândia, 20 de abril de 2021.

Luciana Carvalho

Felipe Silva Diniz Linhares

Aleandra da Silva Figueira Sampaio

Cristina Damm Forattini Dias

Marcelo Augusto Oliveira Silva

Sany Karla Machado

Valeriana Cunha


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Documento assinado eletronicamente por Cristina Damm Forattini Dias, Membro de Colegiado, em 21/04/2021, às 15:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aleandra da Silva Figueira Sampaio, Membro de Colegiado, em 22/04/2021, às 07:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sany Karla Machado, Membro de Colegiado, em 30/04/2021, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Felipe Silva Diniz Linhares, Secretário(a), em 03/05/2021, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Carvalho, Presidente, em 03/05/2021, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Valeriana Cunha, Membro de Colegiado, em 04/05/2021, às 12:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Augusto de Oliveira Silva, Membro de Colegiado, em 08/05/2021, às 12:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.025318/2021-24 SEI nº 2715279