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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Recursos naturais: conceitos, classificação e distribuição geográfica. Sociedade e Natureza. Estratégias Mundiais para a conservação dos recursos naturais. Principais recursos naturais. Planeta Terra.
JUSTIFICATIVA
A disciplina busca fazer com que os alunos compreendam a dinâmica do planeta Terra sob o ponto de vista da manutenção e conservação dos recursos naturais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Entender a dinâmica da Terra sob o ponto de vista da manutenção e conservação dos recursos naturais. |
Objetivos Específicos: |
- Conceituar e aprimorar as reflexões acerca da problemática dos recursos naturais e do meio ambiente; - Construir conhecimentos sobre os recursos naturais em escala planetária e sobre sua conservação; - Relacionar as necessidades humanas com relação de uso dos recursos naturais frente à perda da biodiversidade. |
PROGRAMA
1 – RECURSOS NATURAIS
1.1. Conceitos básicos.
1.2. Classificação.
1.3. Distribuição geográfica.
2 – SOCIEDADE E NATUREZA
2.1. Pressão populacional.
2.2. Consumismo e desperdício.
2.3. Pressão econômica e tecnológica.
3 – ESTRATÉGIAS MUNDIAIS PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
3.1. Proteção, preservação e conservação.
3.2. Políticas, manejo e gestão.
3.3. Desenvolvimento sustentado.
3.4. Educação ambiental e manejo dos recursos.
4 – PRINCIPAIS RECURSOS NATURAIS
4.1. Recursos hídricos.
4.2. Recursos minerais.
4.3. Recursos vegetais.
4.4. Recursos pedológicos.
4.5. Fauna silvestre.
4.6. Recursos paisagísticos.
5 – O PLANETA TERRA
5.1. Impactos ambientais.
5.2. A hipótese de GAIA.
5.3. Meio ambiente e qualidade de vida.
5.4. A Carta da Terra.
METODOLOGIA
- Aulas expositivas síncronas usando a plataforma Teams. Roteiro de acesso aos discentes:
Para quem não está cadastrado no Office 365, siga a partir do passo 1. Para quem já está cadastrado, vá direto ao passo 4.
1) Para se cadastrar com o e-mail UFU (@ufu.br) siga os passos descritos no link:
https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
2) Para acesso gratuito ao Office 365 para Educação acesse o link:
https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx#fbid=NXm1CgyfFxO
3) Para melhor aproveitamento, instale o Teams no seu PC, Tablet ou Smartphone.
4) Depois de se cadastrar no Office 365, a solicitação de acesso ao curso se dará por meio do link que será encaminhado por e-mail até a primeira semana de aula.
- Leitura e debate de artigos científicos.
- Sessão ECOFALANTE: assistir e debater vídeos com temas socioambientais, de forma a contextualizar a teoria trabalhada.
SEMANA |
DATA |
HORÁRIO |
PROGRAMAÇÃO |
MODALIDADE |
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1 |
16/07 |
8 – 9h40 |
- Acesso a plataforma TEAMS. - Baixar programa. - Baixar referências. - Apresentação programa e atividades.
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Aula assíncrona Teams.
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Intervalo.
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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2 |
23/07 |
8 – 9h40 |
- Os recursos naturais. |
Aula síncrona Teams. |
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Intervalo. |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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3 |
30/07 |
8 – 9h40 |
- Os recursos naturais. |
Aula síncrona Teams. |
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Intervalo. |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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4 |
06/08 |
8 – 9h40 |
- Principais recursos naturais. |
Aula síncrona Teams. |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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5
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13/08 |
8 – 9h40 |
- Principais recursos naturais.
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Aula síncrona Teams. |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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6 |
20/08 |
8 – 9h40 |
- Sociedade e natureza. |
Aula sícrona Teams. |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
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7 |
27/08 |
8 – 9h40 |
- Sociedade e natureza. |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
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8 |
03/09 |
8 – 9h40 |
- Estratégias mundiais para a conservação dos recursos naturais |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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9 |
10/09 |
8 – 9h40 |
- Estratégias mundiais para a conservação dos recursos naturais |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10 |
17/09 |
8 – 9h40 |
- Estratégias mundiais para a conservação dos recursos naturais |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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11 |
24/09 |
8 – 9h40 |
- O planeta Terra. |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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12 |
01/10 |
8 – 9h40 |
- O planeta Terra. |
Aula síncrona Teams |
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Intervalo |
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9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
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13 |
08/10 |
8 – 9h40 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
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LIBERADOS GEOPONTAL |
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9h50 – 10h40 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
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10h40 – 11h30 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
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14 |
15/10 |
8 – 9h40 |
- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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9h50 – 10h40 |
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10h40 – 11h30 |
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15 |
22/10 |
8 – 9h40 |
- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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9h50 – 10h40 |
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10h40 – 11h30 |
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16 |
29/10 |
8 – 9h40 |
- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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9h50 – 10h40 |
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10h40 – 11h30 |
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17 |
05/11 |
8 – 9h40 |
- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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- Sessão ECOFALANTE: análise de vídeos |
Plataforma Teams. |
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9h50 – 10h40 |
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10h40 – 11h30 |
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AVALIAÇÃO
- Roteiro dirigido semanal: 25,0
Deverá conter: a) Memórias das aulas e b) Atividades pós aulas síncronas (aulas: 23/07, 30/07, 06/08, 13/08, 20/08, 27/08, 03/09, 10/09, 17/09, 24/09, 01/10). Entregar ao término de cada aula.
- Dossiê de reportagens ambientais 30,0
Durante o semestre os discentes deverão arquivar reportagens de cunho ambiental e: a) fazer uma síntese da reportagem, b) destacar os principais conceitos relacionados e se foram apresentados de forma correta, c) tentar relacionar a mensagem da reportagem com um ou mais textos trabalhados na disciplina e gerar uma redação com, no mínimo, três parágrafos. Entregar no dia 15/10 (apresentar, no mínimo três reportagens).
- Sessão Ecofalante 40,0
Nas últimas semanas de aula, nos dias 15, 22 e 29 de outubro e 05 de novembro, usaremos a plataforma ECOFALANTE para acessar vídeos de temas socioambientais para promover debates e contextualizar a teoria trabalhada durante o semestre. Os discentes farão um registro do debate e entregarão ao término de cada aula.
- Participação no GEOPONTAL:
– Registro de atividades (mínimo uma, palestra, mesa-redonda ou minicurso): 5,0
BIBLIOGRAFIA
Básica
MATOS, K. M. C. Valoração Econômica do Meio Ambiente. São Carlos: RIMA, 2004.
BENSUSAN, N. Conservação da Biodiversidade em áreas Protegidas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
RICKLEFT, R. A economia da natureza. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan, 1996.
Complementar
MENDES, P. C. Recursos Naturais. Uberlândia: ROMA, 2007.
OBSERVAÇÃO: De acordo com o art. 10º da Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação, as referências podem ser diferentes daquelas previstas na ficha do componente curricular, desde que contenham conteúdo equivalente, nesse sentido, buscarei referências que estejam no formato pdf para que possa compartilhar com os discentes. Serão compartilhadas na plataforma Teams.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Carla Moreira Bento, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/06/2021, às 19:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2844762 e o código CRC D99125E6. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2844762 |