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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Análise da operação de sistemas de energia elétrica em regime normal e sob contingências.
JUSTIFICATIVA
A Análise de Sistemas Elétricos (ASE) em regime permanente é de extrema importância, pois é desta forma que os sistemas operam quase na totalidade do tempo. Nestas condições, os equipamentos elétricos devem operar dentro de seus limites de suportabilidade (tensão, corrente, frequência, potência, etc.) e, se possível, de forma ótima, maximizando a segurança e minimizando o custo de geração e as perdas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
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PROGRAMA
Representação dos elementos do sistema em circuitos equivalentes monofásicos
Diagrama unifilar
Representação de linhas e cabos, máquinas síncronas e transformadores.
Quantidades “por unidade” - pu;
Efeito do uso de pu em transformadores;
Quantidades “por unidade” em circuitos trifásicos;
Mudanças de base;
Impedâncias de transformadores trifásicos em pu;
Transformadores de 3 enrolamentos: cálculo das reatâncias Zp, Zs e Zt
Curtos-circuitos trifásicos simétricos
O que é um curto-circuito
Aplicações dos resultados dos cálculos de curtos
Teoria e simplificações adotadas nos cálculos manuais
Descrição da técnica de cálculo
Cálculos sistemáticos de curto-circuito usando um programa computacional
Componentes simétricos aplicados ao estudo de curtos assimétricos
Componentes de Fortescue
Representação de linhas, transformadores e máquinas para estudos de componentes simétricos
Cálculos de curtos assimétricos
Curtos fase-terra
Curtos fase-fase
Curtos fase-fase-terra
Efeitos do defasamento angulares de transformadores nos cálculos
Estudos de fluxo de potência
Motivos de se estudar o fluxo de potência de uma rede
Dependência das cargas com as tensões e frequências
Equações estáticas de fluxo de carga.
Classificação das variáveis do sistema
Classificação das barras
Métodos de solução das equações estáticas de fluxo de carga
Método de Gauss
Método de Newton-Raphson
Método desacoplado rápido
Método linear
Análise de contingências
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Modalidade síncrona (on-line): Aulas para dirimir dúvidas e aplicar os testes por meio da plataforma Microsoft Teams
Modalidade assíncrona (off-line): Microsoft Teams (tarefas, videoaulas, material didático, mensagens).
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota através de e-mail, aplicativos de mensagens ou chat da plataforma Microsoft Teams.
Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Serão ministradas 32 horas-aula (2 horas-aula semanais) na modalidade síncrona, às quintas-feiras das 10:40h às 12:20h.
Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:
Serão atribuídas 40 horas-aula na modalidade assíncrona compreendendo: apostila, vídeos, videoaulas, apresentações Power Point, simulações computacionais e resolução de exercícios.
AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação da disciplina compreende:
Avaliação |
Data de entrega/realização |
Valor |
Descrição |
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1ª |
até às 23:59h do dia 02/09/2021 |
30 pontos |
Vídeo individual contemplando a resolução de estudo de curto-circuito simétrico e assimétrico. Deve conter todos os cálculos e valores obtidos no processo de determinação da corrente eficaz e de pico dos curtos: 3F, 2F, 2FT e 1F. O sistema elétrico objeto do estudo será disponibilizado 30 dias antes do prazo final. Entrega por meio da plataforma Microsoft Teams. |
2ª |
até às 23:59h do dia 28/10/2021 |
35 pontos |
Vídeo individual contemplando a resolução de estudo de fluxo de carga pelo Método de Newton-Raphson, com todas as iterações, do mesmo sistema do vídeo sobre curto-circuito. Deve conter todos os cálculos e valores obtidos até o sistema convergir (ou não), considerando o máximo de 5 iterações. Entrega por meio da plataforma Microsoft Teams. |
3ª |
sem agendamento |
40 pontos |
Testes individuais realizados durante as aulas síncronas, sem data definida, a critério do professor e sem agendamento prévio. Total de 3 testes. Os valores dos testes podem assumir pontuações entre 10 e 20 pontos, totalizando 40 pontos. Para cada questão será atribuído um tempo para solução, sendo a próxima questão liberada somente após o término da anterior |
As respostas às questões (nos testes), quando numéricas, serão avaliadas como:
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. STEVENSON, W. D. Elementos de Análise de Sistemas de Potência, McGraw-Hill, São Paulo, 1987.
2. ELGERD, O. I. Introdução à Teoria dos Sistemas Elétricos de Energia Elétrica, McGrawHill, São Paulo, 1976.
3. ROBBA, E.J. Introdução a sistemas elétricos de potência, Edgar Bucher, 1977.
Complementar
1. MONTICELLI, A. J. Fluxo de Carga em Redes de Energia Elétrica, Edgard Blucher, São Paulo, 1983.
2. ARRILAGA, J. ; ARNOLD, C. P. Computer Modelling of Electrical Power Systems, John Wiley and Sons, New York, 1983.
3. STAGG G. W.; EL-ABIAD, A. H. Computação Aplicada a Sistemas de Geração e Transmissão de Potência, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1979
4. KINDERMANN, G., Curto-Circuito; Edição do autor, 2007
5. ANDERSON, P.M.; Analysis of faulted Power Systems; The Iowa University Press, 1973.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/07/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2910292 |