UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

 

Em dezoito de janeiro de 2024, quinta-feira, às quatorze horas na Sala Virtual (WEBEX) do PPGCC, teve início a primeira reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do ano em curso, com a presença dos professores, Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Gilberto José Miranda, Reiner Alves Botinha Sérgio Lemos Duarte, Sirlei Lemes e a representante discente Tamira Alessandra Barbosa Leal. Sob a Presidência da professora Maria Elisabeth deu-se início aos trabalhos. 1º item da pauta: 1 - Apreciação da Ata da 12ª reunião ordinária de 2023: Aprovada sem ressalvas; 2 - Comunicados: A professora Maria Elisabeth informou que homologou o resultado do Processo de seleção para ingresso de alunos regulares e alunos especiais ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado - Turmas 2024 - Edital PPGCC Nº 7/2023. Em seguida, a presidente do Colegiado solicitou a inclusão dos seguintes pontos de pauta: 3.23 – Definição do formato da banca de qualificação, ser pública ou não pública” e “3.24 – Apreciação do recurso do discente Danilo de Sousa Araújo, referente a bolsa CAPES” -. 3 - Ordem do dia: 3.1 - Ad referendum de homologação do título de Mestre do discente Bruno Bueno da Silva: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum de homologação do título de Mestre do discente Bruno Bueno da Silva, informando que o discente foi aprovado na defesa de dissertação realizada em 11/12/2023 e cumpriu todos os requisitos exigidos para a obtenção do título de Mestre, de acordo com a Resolução Nº 16/2020 do CONPEP. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum de homologação do título de Mestre do discente Bruno Bueno da Silva; 3.2 - Homologação da composição de banca de defesa de dissertação do discente Erickson Paulo de Oliveira: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Nilton Cesar Lima protocolou o pedido de composição da banca de defesa de dissertação do discente Erickson Paulo de Oliveira. Foram sugeridos pelo orientador os seguintes nomes para composição da Banca: Nilton Cesar Lima (UFU), Lísia de Melo Queiroz (UFU), Marcelo Resquetti Tarifa (UEL). Os membros suplentes são: Moisés Ferreira da Cunha e Ilírio José Rech. A banca de defesa de dissertação foi agendada para 27 de fevereiro de 2024 às 9hs. Posta em votação, a composição da banca de defesa de dissertação do discente Erickson Paulo de Oliveira foi aprovada por unanimidade; 3.3 - Homologação da composição de banca de defesa de dissertação da discente Adrieli Garcias da Rosa Welker: A professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade informou protocolou o pedido de composição da banca de defesa de dissertação da discente Adrieli Garcias da Rosa Welker. Foram sugeridos pela orientadora os seguintes nomes para composição da Banca: Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade (UFU), Rafael Borges Ribeiro (UFU), Henrique Portulhak (UFPR). O membro suplente é: Ricardo Rocha Azevedo. A banca de defesa de dissertação foi agendada para 27 de fevereiro de 2024 às 14hs. Posta em votação, a composição da banca de defesa de dissertação da discente Adrieli Garcias da Rosa Welker foi aprovada, com abstenção da professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade; 3.4 - Homologação da composição de banca de defesa de dissertação do discente Derotides Resende Borges Júnior: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Sérgio Lemos Duarte protocolou o pedido de composição da banca de defesa de dissertação do discente Derotides Resende Borges Júnior. Foram sugeridos pelo orientador os seguintes nomes para composição da Banca: Sérgio Lemos Duarte (UFU), Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr (UFU), Simone Alves da Costa (Unifesp). Os membros suplentes são: Edvalda Araújo Leal (UFU) e Sandro Vieira Soares (Unisul). A banca de defesa de dissertação foi agendada para 29 de fevereiro de 2024 às 14hs. Posta em votação, a composição da banca de defesa de dissertação do discente Derotides Resende Borges Júnior foi aprovada, com abstenção do professor Sérgio Lemos Duarte; 3.5 - Homologação da composição de banca de defesa de dissertação da discente Nathália Oliveira Peixoto: A professora Maria Elisabeth informou que a professora Neirilaine Silva de Almeida protocolou o pedido de composição da banca de defesa de dissertação da discente Nathália Oliveira Peixoto. Foram sugeridos pela orientadora os seguintes nomes para composição da Banca: Neirilaine Silva de Almeida (UFU), Reiner Alves Botinha (UFU), Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi (INSPER). O membro suplente é: Bruno Figlioli (UFU). A banca de defesa de dissertação foi agendada para 27 de fevereiro de 2024 às 10hs. Posta em votação, a composição da banca de defesa de dissertação da discente Nathália Oliveira Peixoto foi aprovada por unanimidade; 3.6 - Homologação da composição de banca de defesa de tese do discente Alysson Ribeiro Paiva: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Marcelo Tavares protocolou o pedido de composição da banca de defesa de tese do discente Alysson Ribeiro Paiva. Foram sugeridos pelo orientador os seguintes nomes para composição da Banca: Marcelo Tavares (UFU), Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade (UFU), Ricardo Rocha de Azevedo (UFU), Diane Rossi Maximiano Reina (UFES) e Hugo Leonardo Menezes de Carvalho (TCU). O membro suplente é: Lucimar Antônio Cabral de Ávila (UFU). A banca de defesa de tese foi agendada para 23 de fevereiro de 2024 às 8hs. Posta em votação, a composição da banca de defesa de tese do discente Alysson Ribeiro Paiva foi aprovada por unanimidade; 3.7 -Homologação da composição de banca de qualificação de tese da discente Andreia Marques Maciel de Carvalho: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Gilberto José Miranda protocolou o pedido de composição da banca de qualificação de tese da discente Andreia Marques Maciel de Carvalho. Foram sugeridos pelo orientador os seguintes nomes para composição da Banca: Gilberto José Miranda (UFU), Ricardo Rocha de Azevedo (UFU), Edvalda Araújo Leal (UFU), Marli Auxiliadora da Silva (UFU) e Marcelo Marchine Ferreira (UEM). O membro suplente é: Edgard Bruno Cornacchione Junior (USP). A banca de qualificação de tese foi agendada para 30 de janeiro de 2024 às 14hs. Posta em votação, a composição da banca de qualificação de tese do discente Andreia Marques Maciel de Carvalho foi aprovada, com abstenção do professor Gilberto José Miranda; 3.8 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de tese da discente Alessandra Vieira Cunha Marques: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de tese da discente Alessandra Vieira Cunha Marques. Foi destacado que a discente é ingressante da turma 2020 e teve afastamento por licença maternidade durante 4 meses no ano de 2023. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável do orientador, professor Gilberto José Miranda. Procedendo-se à votação, o Colegiado aprovou o pedido de dilação do prazo de seis meses para a defesa de tese da discente Alessandra Vieira Cunha Marques, com abstenção do professor Gilberto José Miranda, estabelecendo o prazo máximo para defender até 30 de agosto de 2024; 3.9 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de tese da discente Lis Daiana Bessa Taveira: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de tese da discente Lis Daiana Bessa Taveira. A discente relatou que os procedimentos de coleta de dados acarretaram atraso na pesquisa. Foi destacado que a discente é ingressante da turma 2020. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável do orientador, professor Ilírio José Rech. Procedendo-se à votação, o Colegiado aprovou o pedido de dilação do prazo de seis meses para a defesa de tese da discente Lis Daiana Bessa Taveira, estabelecendo o prazo máximo para defender até 30 de agosto de 2024; 3.10 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de dissertação do discente Caio Augusto Radam: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de dissertação do discente Caio Augusto Radam. O discente relatou problemas de saúde, o que motivou afastamento das atividades e a dilação do prazo de qualificação. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável do orientador, professor Reiner Alves Botinha. Procedendo-se à votação, o Colegiado aprovou o pedido de dilação do prazo de três meses para a defesa de dissertação do discente Caio Augusto Radam, com abstenção do professor Reiner Alves Botinha, estabelecendo o prazo máximo para defender até 31 de maio de 2024; 3.11 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de dissertação do discente Getúlio Oliveira Rosa: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de dissertação do discente Getúlio Oliveira Rosa. O discente relatou que após parecer dos membros da banca de qualificação precisou alterar o objeto de estudo e os procedimentos de coleta de dados, o que acarretou atraso na pesquisa. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável da orientadora, professora Marli Auxiliadora da Silva. Procedendo-se à votação, o Colegiado manifestou que a justificativa apresentada não implica na necessidade do prazo de 6 meses, bem como há incoerência na elaboração do cronograma que foi apresentado, por exemplo, um mês para “revisão ortográfica e gramatical”. Dessa forma, o Colegiado concedeu 3 meses de dilação do prazo de defesa de dissertação do discente Getúlio Oliveira Rosa, estabelecendo o prazo máximo para defender até 31 de maio de 2024; 3.12 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de dissertação da discente Viviana dos Reis Nunes: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de dissertação da discente Viviana dos Reis Nunes. A discente relatou problemas de saúde de familiares próximos, o que acarretou a dilação do prazo de qualificação. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável da orientadora, professora Edvalda Araújo Leal. Procedendo-se à votação, o Colegiado aprovou o pedido de dilação do prazo de dois meses para a defesa de dissertação da discente Viviana dos Reis Nunes, estabelecendo o prazo máximo para defender até 30 de abril de 2024; 3.13 - Apreciação do pedido de dilação de prazo de defesa de dissertação do discente Felipe Eduardo de Oliveira Silva: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de dilação do prazo de defesa de dissertação do discente Felipe Eduardo de Oliveira. O discente relatou problemas de saúde. Foi ressaltado que o pedido tem parecer favorável da orientadora, professora Lísia de Melo Queiroz. Procedendo-se à votação, o Colegiado aprovou o pedido de dilação do prazo de três meses para a defesa de dissertação do discente Felipe Eduardo de Oliveira, estabelecendo o prazo máximo para defender até 31 de maio de 2024; 3.14 - Apreciação do pedido de convalidação de crédito da discente Júlia Vieira Reis: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de convalidação de créditos realizado pela discente Júlia Vieira Reis, na disciplina de “Sustentabilidade Regional”, cursada no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia, com carga horária de 30 horas, na qual o discente obteve aprovação com conceito “A”. Foi ressaltado que a aprovação prévia do Colegiado ocorreu na 8ª Reunião Ordinária de 2023. Após análise do pedido de convalidação de créditos da discente Júlia Vieira Reis o Colegiado aprovou por unanimidade, com aproveitamento de dois créditos; 3.15 - Análise preliminar de aproveitamento de crédito da discente Brenda Cristina de Oliveira Rodrigues: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de análise preliminar de aproveitamento de créditos, feito pela discente Brenda Cristina de Oliveira Rodrigues, na disciplina de “Seminário de Pesquisa em IPSAS”, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, com carga horária de 120 horas e 8 créditos. A justificativa da discente é que a disciplina “está inserida no contexto público”, sendo o foco principal de sua tese. A professora Maria Elisabeth ressaltou que o pedido tem parecer favorável do orientador, professor Ricardo Rocha de Azevedo. O Colegiado apreciou e aprovou o pedido preliminar de aproveitamento de crédito, destacando que poderá ser aproveitado até 4 créditos, como prevê a Resolução Nº 02/2020 do PPGCC; 3.16 - Apreciação do pedido de coorientação da discente Júlia Vieira Reis: A professora Maria Elisabeth apresentou o pedido de coorientação da discente Júlia Vieira Reis, orientanda do professor Gilberto José Miranda, para que a professora Jaluza Maria Lima Silva Borsatto (PPGA/FACED/UFU) seja coorientadora de sua dissertação. A solicitação justifica-se, segundo a discente, pela experiência da professora na temática sustentabilidade, sendo enriquecedora ao seu projeto em “aspectos relacionados: conhecimentos sobre regulamentações ambientais, conhecimento abrangente da literatura relacionada à sustentabilidade, gestão responsável de recursos naturais e incorporação de práticas socialmente responsáveis em consonância com os princípios de desenvolvimento sustentável”. Após avaliar a conformidade com as normas do PPGCC, foi colocado em votação o pedido de coorientação, o Colegiado aprovou com abstenção do Prof. Gilberto José Miranda, o pedido de coorientação da Júlia Vieira Reis; 3.17 - Apreciação da avaliação docente realizada no segundo semestre de 2023: A professora Maria Elisabeth apresentou os resultados da avaliação do corpo docente do PPGCC referente ao segundo semestre de 2023, conforme coleta realizada junto aos discentes. O colegiado discutiu os comentários recebidos pelos discentes, e analisou a dimensão quantitativa da avaliação das diversas dimensões da avaliação. Ao final foi recomendado o encaminhamento da avaliação para os docentes do Programa, para que possam buscar aprimoramento no processo de ensino, com base no feedback recebido; 3.18 - Definição de disciplinas para matrícula pelos alunos especiais – processo 23117.045956/2023-23- Criação de Norma Complementar: A professora Maria Elisabeth lembrou que no edital PPGCC/FACIC/UFU Nº 7/2023 foram ofertadas vinte e duas vagas para alunos especiais de outros cursos e instituições, distribuídas dez para o mestrado e dez para o doutorado. A professora Maria Elisabeth apresentou a seguinte distribuição:

Quadro 1 – Número de vagas para matrícula de alunos especiais por disciplina

 

Código

Nome da Disciplina

Turma

 

Qtde Vagas

 

PPGCC05

Teoria da Contabilidade

A

4

PPGCC03

Métodos Quantitativos I

A

4

PPGCC28

Teoria Avançada da Contabilidade

A

3

PPGCC48A

Tópicos Especiais IV – Análise de Riscos

A

4

PPGCC12

Contabilidade Societária Avançada

A

4

PPGCC14

Controladoria

A

3

Em seguida, o Colegiado aprovou, por unanimidade, a oferta de vagas para alunos especiais para o 1º semestre de 2024; 3.19 - Apreciação dos relatórios de estágio docência I dos discentes: Cássio Amâncio Pereira, Danilo de Sousa Araújo, Elayne Victória Vieira Chagas de Lima, Júlia Vieira dos Reis, Kátia Vieira dos Santos Lima, Marcos Paulo Tavares Bazet, Rafael Messias dos Santos, Sabrina Silva de Souza, Samito Mário Chimoio Taimo, Stephanie Samara de Souza Santos e Santos, Tamira Alessandra Barbosa Fernandes, Taynara Brito da Silva, Welice Cicera Ribeiro: A professora Maria Elisabeth apresentou os Relatórios de Estágio Docência I dos (as) discentes Cássio Amâncio Pereira, Danilo de Sousa Araújo, Elayne Victória Vieira Chagas de Lima, Júlia Vieira dos Reis, Kátia Vieira dos Santos Lima, Marcos Paulo Tavares Bazet, Rafael Messias dos Santos, Sabrina Silva de Souza, Samito Mário Chimoio Taimo, Stephanie Samara de Souza Santos e Santos, Tamira Alessandra Barbosa Fernandes, Taynara Brito da Silva, Welice Cicera Ribeiro. O Colegiado avaliou os relatórios, verificando que estão de acordo com as regras estabelecidas pelo PPGCC, inclusive de acordo com a Resolução COLPPGCC nº 1/2022. Em seguida, os Relatórios de Estágio Docência I, referente ao segundo semestre de 2023, foram aprovados por unanimidade; 3.20 - Apreciação do relatório de estágio docência II dos discentes: Bruno Barbosa de Souza, Clariovaldo Enias Tavares da Silva, Giancarlo Fernandes Soares, Simone Teles da Silva Costa: A professora Maria Elisabeth apresentou os Relatórios de Estágio Docência II dos (as) discentes Bruno Barbosa de Souza, Clariovaldo Enias Tavares da Silva, Giancarlo Fernandes Soares, Simone Teles da Silva Costa . O Colegiado avaliou os relatórios, verificando que estão de acordo com as regras estabelecidas pelo PPGCC, inclusive de acordo com a Resolução COLPPGCC nº 1/2022. Em seguida, os Relatórios de Estágio Docência II, referente ao segundo semestre de 2023, foram aprovados por unanimidade; 3.21 - Indicação de nomes para compor a Comissão para avaliação da melhor tese e dissertação de 2023: A professora Maria Elisabeth comunicou a necessidade de criação de uma Comissão com objetivo de indicar a melhor tese e dissertação do PPGCC defendida em 2023, de acordo com a Resolução COLPPGCC nº 05/2022. Em discussão, o Colegiado indicou para compor a Comissão, para seleção de melhor tese e dissertação de 2023 do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, os professores: Bruno Figlioli (Presidente - PPGCC), Mônica Aparecida Ferreira (membro - PPGCC ) e Diane Rossi Maximiano Reina (membro externo - UFES); 3.22 - Apreciação de prioridades para utilização de verba para tradução de artigos: A professora Maria Elisabeth informou que recebeu a verba referente ao PDPG Emergencial de Consolidação Estratégica e ao PDPG Pós-doutorado Estratégico, ambos da CAPES, destacando que poderá ser utilizada até o ano de 2026. Em discussão o Colegiado definiu que será utilizada para tradução ou revisão de artigo que foi aprovado para publicação em um periódico classificado nos estratos A1, A2 ou A3 no Qualis Periódicos da CAPES na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Foi destacado que os recursos são limitados. Dessa forma estabeleceu-se alguns requisitos para o custeio da tradução ou revisão, quais sejam: 1. O(a) docente do PPGCC deve ser autor(a) ou coautor(a) do artigo; 2. As solicitações serão atendidas por ordem de chegada do pedido de auxílio financeiro para tradução ou revisão; 3. Se o artigo tiver coautoria com outro(a) docente, o recurso será contabilizado para quem fez a solicitação; 4. Cada docente poderá fazer uma solicitação por ano; 5. Se o(a) docente publicar em uma revista Qualis A1, poderá receber um novo auxílio no mesmo ano, se ainda houver recurso disponível. Após receber o recurso, o(a) docente solicitante deve enviar para o e-mail do PPGCC o comprovante de submissão do artigo em até 30 dias depois de receber o trabalho traduzido ou revisado; 3.23 – Definição do formato da banca de qualificação, ser pública ou não pública: A professora Maria Elisabeth informou que foi questionada se a banca de qualificação poderia ser pública. Após consulta junto à Diretoria de Apoio à Pós-graduação, a professora optou por levar o tema para apreciação do Colegiado. Após discussão, o Colegiado decidiu manter a banca de qualificação no formato não pública; 3.24 – Apreciação do recurso do discente Danilo de Sousa Araújo, referente a bolsa CAPES: A professora Maria Elisabeth apresentou o recurso do discente Danilo de Sousa Araújo referente a bolsa CAPES. O Colegiado avaliou o pedido solicitado pelo discente e após discussão entendeu por unanimidade que a decisão da Comissão da Bolsa do PPGCC deve ser mantida, pois está de acordo com a Resolução COLPPGCC Nº 9, de 27 de outubro de 2023. Nada mais havendo a tratar, a Presidente do Colegiado, professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, deu por encerrada a reunião, às dezesseis horas e cinquenta minutos e eu Viviane Silva Bittencourt, lavrei a presente ata, que depois de aprovada, vai assinada por mim e pelos demais membros do Colegiado.

 

Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade

Gilberto José Miranda

Reiner Alves Botinha

Sérgio Lemos Duarte

Sirlei Lemes

Tamira Alessandra Barbosa Leal

Viviane Silva Bittencourt

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Presidente, em 22/02/2024, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sirlei Lemes, Membro de Colegiado, em 22/02/2024, às 15:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto José Miranda, Membro de Colegiado, em 23/02/2024, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Lemos Duarte, Membro de Colegiado, em 23/02/2024, às 15:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tamira Alessandra Barbosa Leal, Membro de Colegiado, em 25/02/2024, às 21:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Reiner Alves Botinha, Membro de Colegiado, em 26/02/2024, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Viviane Silva Bittencourt, Secretário(a), em 26/02/2024, às 09:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.003641/2024-90 SEI nº 5206436