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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Técnicas de registro de leitura. Ciência e tipos de conhecimento. Métodos e técnicas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos (projetos, relatórios e artigos). Atendimento as normas da ABNT-NBR para apresentação de trabalhos científicos. Elaboração do projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Científica.
JUSTIFICATIVA
O conhecimento é importantíssimo para todos os segmentos da humanidade, tornou-se valioso, pois quem o domina pode ter acesso a inúmeras oportunidades. Frente a essa afirmativa há a necessidade de sistematizar o conhecimento científico, pois a partir disso a metodologia começa a ser instituída e atrela a pesquisa o seu pleno desenvolvimento. Nesse contexto, a pesquisa assume papel importante, pois tanto docente, quanto o estudante fará uso da pesquisa para aprimorar, pôr em prática e construir conhecimento de maneira significativa.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Introdução à Metodologia Científica e Fermentas Científicas Básicas
Pesquisa, Leitura e Revisão de Artigos
Revisão Bibliográfica
Citações de Trabalhos e Plágio
Elaborações de Apresentações
Escrita Científica: Estrutura e Forma
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Gráficos, Figuras e Tabelas
Trabalhos Científicos: Monografia, Dissertação e Tese
Avaliação de Artigos e Experimental
Fóruns para Publicação de Artigos
METODOLOGIA
Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro negro, e demais materiais complementares relacionados aos temas. Também serão desenvolvidas atividades presenciais contemplando a apresentações. Além disso, serão realizadas atividades assíncronas intermediadas pelo Microsoft Teams no intuito de complementar a carga horária total da disciplina.
A interface entre professor e estudantes se dá pelo Microsoft Teams criado para a disciplina: Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica.
Pasta do curso de Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica no OneDrive => https://ufubr-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/aniel_ufu_br/Elv2QYiC_mlAs1ThQruZuNIB5r6-61cF1Sw2jn7BOfO7Gw?e=CABo0U
Horário de Atendimento
Bloco 3N – Sala 3N222. Segunda-feira das 10h00 às 11h30 e quinta-feira: 08:00 às 09:50 horas.
O atendimento também pode ser feito de forma remota por meio de mensagens no Microsoft Teams e pelo e-mail aniel@ufu.br .
AVALIAÇÃO
Serão avaliadas 4 atividades valendo 20, 20, 25 e 35 pontos respectivamente. Estas atividades envolverão a revisão bibliográfica e escrita de um projeto de pesquisa/Artigo científico/qualificação, de acordo com a escolha do estudante.
Revisão bibliográfica 1: Os estudantes apresentarão a parte 1 da revisão bibliográfica de seus projetos de pesquisa.
Revisão bibliográfica 2: Os estudantes apresentarão a parte 2 da revisão bibliográfica de seus projetos de pesquisa.
Revisão bibliográfica 3 e Escrita da Qualificação 1: Os estudantes apresentarão a parte final, da primeira revisão bibliográfica, e a escrita da introdução de seus projetos de pesquisa.
Escrita do projeto de pesquisa (parte 2): Os estudantes apresentarão seus projetos de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA
Básica
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico; métodos científicos; teoria, hipóteses e variáveis; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016
Complementar
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 26. ed. São Paulo: PerspecTIva, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 13. ed. São Paulo: WMF MarTIns Fontes, 2014.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: aTIvidades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008
Documento assinado eletronicamente por Aniel Silva de Morais, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/11/2023, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.081457/2023-08 | SEI nº 4978721 |