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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Comportamento de sistemas digitais na presença de ruído.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Comunicações Digitais II tem como finalidade apresentar ao estudante de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações um dos assuntos que contribui para o núcleo específico de conhecimento deste curso. Pretende-se fornecer as ferramentas matemáticas necessárias para análise de um sistema de comunicações digital afetado por ruído AWGN e também utilizá-las no projeto de sistemas digitais em banda base e modulados. Além disso, o curso trata de códigos de bloco lineares, códigos sistemáticos e códigos convolucionais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno a desenvolver atividades na área relacionada ao projeto de sistemas de comunicações digitais. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
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PROGRAMA
Programa – Parte Teórica (Atividades Síncronas)
1. Conceitos de probabilidade
1.1. Variáveis Aleatórias
1.2. Médias Estatísticas
1.3. Teorema do Limite Central
2. Processos Aleatórios
2.1. Conceito de processos aleatórios a partir de variáveis aleatórias
2.2. Densidade Espectral de Potência de processos aleatórios
2.3. Transmissão de processos aleatórios através de um sistema linear
2.4. Processos aleatórios passa-faixa
3.1. Comportamento de um sistema de comunicação digital na presença de ruído
3.2. Limiar ótimo de detecção
3.3. Análise Geral: receptor binário ótimo
3.4. Sistemas com portadoras
4. Códigos Corretores de Erros
4.1. Introdução
4.2.Códigos de blocos lineares
4.3. Códigos Cíclicos
4.4. Detecção de erros em rajada e códigos corretores
4.5. Códigos Convolucionais
Programa – Parte Prática (Laboratório utilizando os possíveis programas: Matlab, Scilab, Octave, Python)
(Atividades Assincronas – proposição dos trabalhos, dúvidas e apresentação serão tratados nas aulas síncronas)
1)Modelar uma fonte discreta sem memória;
2)Calcular a probabilidade de erro de um canal simétrico binário sem memória;
3)Estimar a função densidade de probabilidade do sinal de voz;
4)Estimar a função densidade de probabilidade do ruído aditivo gaussiano ;
5)Estimar a função densidade de probabilidade do ruído de quantização de um quantizador casado ao sinal de voz e com um número de bits elevado (a partir de 8 bits);
6)a)Implementar um detector ótimo por filtro casado, considerando sinal em banda base polar;
6)b)Implementar um detector ótimo por correlação, considerando sinal em banda base polar;
7)Utilizar um integrador como detector e comparar o resultado com o obtido pelo filtro casado em condições adequadas para esse fim;
8)Implementar um detector ótimo por correlação, considerando que seja um sistema de comunicação digital com modulação ASK;
9)Implementar um detector ótimo por correlação, considerando que seja um sistema de comunicação digital com modulação PSK.
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular a ser ministrada em formato remoto no âmbito do período letivo suplementar emergencial serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação:
síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito serão consideradas as seguintes mídias:
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams, M-Conf-RNP, Skype em horários específicos a serem definidos pelo professor.
As aulas estão divididas em teóricas e práticas. As 4 aulas (3 teóricas e 1 prática) semanais lecionadas em dois dias da semana, serão do tipo expositivo/dialogada feita de maneira virtual síncrona na primeira hora/aula de cada dia. A segunda hora/aula de cada dia será utilizada para tirar dúvidas relativas a parte teórica, de resoluções de exercícios propostos em sala para fixação da teoria ou de simulações relacionadas à parte prática, etc. A disciplina teórica contará com o apoio de experimentos de laboratório (parte prática) na forma de simulação utilizando o software Matlab, Scilab, Octave ou Python, lista de exercícios para melhor compreensão dos conceitos relacionados.
Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:
Para a realização das atividades previstas nesta componente curricular serão necessários a disponibilização dos seguintes recursos:
Obs: Todas as aulas assíncronas serão destinadas a elaboração de listas de exercícios, simulações ou preparação de seminários, etc.
AVALIAÇÃO
A metodologia de avaliação individual será baseada em duas estratégias:
Valor: 80,0 pontos
Data limite das entregas: uma semana após a entrega de cada tarefa.
Valor: 20,0 pontos
Período de avaliação: 2 últimas semanas de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Antonio Claudio Paschoarelli Veiga, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/06/2021, às 16:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2867976 e o código CRC 27E81F95. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2867976 |