|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR I – PROINTER I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 90 horas |
OBJETIVOS
Refletir sobre a identidade do professor-pesquisador
Conhecer o debate sobre fonte histórica e documento histórico
Conhecer diferentes tipos e séries documentais
Discutir o uso de fontes históricas no contexto escolar
Elaborar materiais didáticos a partir de fontes históricas
Ementa
O professor-pesquisador e as fontes históricas. Fontes históricas e seus múltiplos suportes. As fontes históricas no contexto escolar. Análise de fontes históricas.
PROGRAMA
Unidade 1- A formação da identidade do professor-pesquisador
Unidade 2- Tipos e séries documentais: manuscritos, documentos impressos, documentos impressos de ampla circulação
Unidade 3- Tipos e séries documentais imagens, cultura visual e mass-media
Unidade 4- O uso de fontes históricas como material didático
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.).Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Trad. Asta-Rose Alcaide. Bauru: EDUSC, 1998.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
KARNAL, Leandro; PINSKY, Carla Bassanezi. (Orgs.)HISTÓRIA na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. [5. ed.] São Paulo: Contexto, 2008.
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1533401 e o código CRC 339BD448. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1533401 |