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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
1. Administração, organizações e trabalho do administrador;
2. As organizações e o ambiente;
3. Tomada de decisão em Administração;
4. Funções de Administração;
5. Técnicas e ferramentas gerenciais para a solução de problemas.
JUSTIFICATIVA
As Atividades Curriculares de Extensão: Fundamentos da Administração buscam, através dos objetivos e metodologias propostos, aproximar as necessidades locais da comunidade externa à UFU às atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito interno da instituição, através do compartilhamento e transferência do conhecimento adquirido pelos alunos na universidade. Ao fazê-lo, operacionaliza-se a “natureza articuladora entre a Universidade e a sociedade, efetivando-se como uma via de mão dupla que viabilize à Universidade uma prática pedagógica contextualizada e à sociedade o acesso ao conhecimento produzido na academia, estabelecendo uma permanente troca de saberes” (conforme recomendado na Resolução 25/2019 – CONSEX UFU).)
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Reflexão e debates sobre os conceitos, análise de práticas de organização e gestão, e exercício de proposição de ações para arealidade local, em projeto de extensão universitária aprovado pela PROEX chamado Protagonismo da Gestão. A atividade inclui leituras, ponderação das individualidades e elaboração de proposta de ação de um ponto de vista histórico, não reducionista e não generalizante da diversidade das organizações da cidade. Além da qualificação profissional, o projeto também se dedica a contribuir na formação de uma geração de administradores reflexivos, não só interessados em suas próprias recompensas pessoais e/ou sucesso unicamente financeiro de suas organizações. Pretende-se que os egressos finalizem a disciplina estimulados a encarar suas responsabilidades pelas sociedades em que vivem, que enxerguem diferentes formas de organização, que descubram respostas às questões colocadas no cotidiano, e que desafiem a noção comum de que o "mercado"deve ser o único parâmetro de ação. A extensão tem por finalidade a consolidação da aprendizagem, a complementação dos estudos e a experimentação prática da profissão em sua realidade social e local. Envolve ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão com o objetivo de viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. |
Objetivos Específicos: |
1 – Leituras e discussões críticas e problematizadoras de textos (material didático) sobre os conteúdos. 3 - Elaboração de propostas de ações, a partir dos tópicos do programa. 4- Reflexão sistemática sobre a prática da administração para a comunidade, a partir dos produtos oriundos das atividadesextensionistas realizadas. |
PROGRAMA
1. Administração, organizações e trabalho do administrador
1.1 Conceito e objeto de estudo da Administração.
1.2 A Administração vista como ciência, profissão e arte: os mitos sobre o trabalho do administrador.
1.3 Nı́veis de administração e de tomada de decisão gerencial: institucional, intermediário e operacional.
1.4 Princı́pios básicos de gestão: eficiência, eficácia, produtividade, qualidade, centralização e descentralização, delegação, divisão do trabalho, especialização.
1.5 O trabalho do Administrador, a abordagem tradicional das funções do administrador planejar, organizar, dirigir/executar econtrolar.
1.6 Ferramentas e técnicas gerenciais para a solução de problemas (downsizing, terceirização, qualidade total, benchmarking, aprendizagem organizacional, reestruturação e mudança organizacional).
1.7 O trabalho do administrador visto na perspectiva dos papeis: os papeis do administrador.
2. As organizações e o ambiente
2.1. Áreas funcionais da organização: administração geral, operações, marketing, recursos humanos, finanças
2.2. O papel da gestão na alocação de recursos entre as áreas
2.3. O ciclo de vida da organização e as implicações para alocação de recursos
2.4. Classificação, tipos e componentes da estrutura organizacional.
3. Tomada de decisão em Administração.
3.1. Fundamentos do processo decisório
3.2. Tipos de tomada de decisão: racionalidade limitada, incrementalismo
3.3. Etapas do processo decisório
3.4. A tomada de decisão e o modelo de gestão participativa
3.5. A tomada de decisão e as organizações que aprendem
METODOLOGIA
A proposta da disciplina é gerar resultados, oriundos de: projetos e/ou publicações e/ou eventos e/ou minicursos, dentre outras atividades extensionistas, que demandem que os alunos apliquem nos mesmos, os tópicos estudados e compreendidos na ementa da disciplina, ao mesmo tempo que compartilhem saberes com a comunidade, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
Os alunos serão divididos em grupos e a seleção da atividade extensionista que será feita (projeto, curso, publicação, evento etc), bem como qual parcela da comunidade serábeneficiada será feita com a participação dos alunos, de forma a incentivar a cocriação do plano de ensino e o processo de ensino-aprendizagem participativo.
a) Plataformas de T.I./software que serão utilizados:
As orientações e espaço para postagem das atividades, bem como a disponibilização de materiais da disciplina serão realizadas no Moodle, na página da disciplina. Também será utilizado o grupo de Whatsapp como canal de comunicação entre professora e alunos, para eventuais informações e comunicados gerais. Eventuais alterações nas atividades previstas serão informados por meio destes canais de comunicação.
b) Recursos que serão utilizados:
Os recursos que serão utilizados são: quadro e giz, notebook, data-show, Microsoft PowerPoint, artigos publicados em periódicos, reportagens, notícias, websites etc.
c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas:
Biblioteca do campus e página da disciplina no Moodle.
Cronograma da disciplina:
DATA | CONTEÚDO | ATIVIDADE PREVISTA | CARGA HORÁRIA |
31/jul | Semana de integração dos calouros | - | - |
07/ago | Aula introdutória | Apresentação da professora e da disciplina/ Jaluza: Comitê ODS/ Apresentação de projetos anteriores realizados/ | 4 horas |
14/ago | Projetos de extensão | Delimitação das atividades de extensão, atribuições de cada grupo e elaboração de cronograma dos projetos | 4 horas |
21/ago | 1. Administração, organizações e trabalho do administrador/ Definição da atividade extensionista | Participação em evento (palestra) | 4 horas |
28/ago | 1. Administração, organizações e trabalho do administrador | Item 1.1, 1.2, 1.4 e 1.5 do programa Atividades dos projetos |
4 horas |
04/set | 1. Administração, organizações e trabalho do administrador | (EGEN 2023) - TDE (entrega relatório parcial) | 4 horas |
11/set | 1. Administração, organizações e trabalho do administrador |
Item 1.3 e 2.4 do programa/ Item 1.6 e 1.7 do programa |
4 horas |
18/set | 1. Administração, organizações e trabalho do administrador | Item 2.1 a 2.3 do programa Atividades dos projetos (entrega relatório parcial) |
4 horas |
25/set | 2. As organizações e o ambiente | Itens 3.1 a 3.3 do programa Atividades do projeto |
4 horas |
02/out | 3. Tomada de decisão em Administração | Itens 3.4 e 3.5 do programa Atividades dos projetos |
4 horas |
09/out | Desenvolvimento dos projetos | Atividades do projeto (entrega relatório parcial) | 4 horas |
16/out | Desenvolvimento do projeto | Atividades do projeto | 4 horas |
23/out | Desenvolvimento do projeto | Atividades do projeto | 4 horas |
30/out | Desenvolvimento do projeto | Atividades do projeto (entrega relatório parcial) | 4 horas |
06/nov | Entrega/ Apresentação do(s) produto(s) do projeto | Entrega dos produtos do projeto Entrega do Relatório Final |
4 horas |
13/nov | Encerramento disciplina | Feedback e respostas a questionário sober a disciplina | 4 horas |
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado mediante sua (i) frequência e mediante sua (ii) participação e envolvimento na disciplina.
A (i) frequência do aluno será avaliada mediante lista de presença realizada nas aulas e mediante entrega das atividades, quando estas estiverem previstas para serem realizadas durante horário da aula e entregues via Moodle. O aluno deve possuir frequência mínima de 75% para obter aprovação no quesito "Frequência".
A (ii) participação e envolvimento do aluno serão compreendidos por:
- Participação nas atividades planejadas;
- Discussão das atividades realizadas;
- 05 entregas, sendo elas: relatórios parciais (apenas 1 por grupo), em datas previamente estipuladas, informando: como foram aplicados, no atividade extensionista em desenvolvimento, os conceitos e teoria estudados em sala de aula; e um relatório final, contendo reflexões sobre: objetivo do projeto, aprendizado, de que forma o conteúdo auxiliou na prática e vice-versa, dificuldades enfrentadas, como elas foram contornadas (caso positivo) e sugestõesde melhorias para a realização de futuros projetos similares.
Nesta disciplina não se atribui notas aos alunos. Ao final. o estudante que atender aos critérios acima receberá o conceito de APROVADO, e aquele que não o fizer, receberá o conceito de REPROVADO na Atividade Curricular Extensionista: Fundamentos da Administração.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. São Paulo: Bookman, 2010.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2003.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prá tica no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2008.
Complementar
ARAUJO, L. C. G. Teoria geral da administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Sã o Paulo: Atlas, 2004.
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: liderança e colaboração no mundo competitivo. São Paulo: McGraw Hill, 2007.
DAFT, R.L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
DRUCKER, P. F. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984.
HALL, R. H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. Sã o Paulo: Atlas, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ananda Silva Singh, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4758544 e o código CRC 1DDE60BB. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4758544 |