UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Região e Regionalização do Espaço

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO026

Período/Série:

5º período

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Junior

Ano/Semestre:

2020/3º

Observações:

45 vagas

 

EMENTA

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica. Regionalização do espaço brasileiro. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional. Perspectivas contemporâneas da geografia regional.

JUSTIFICATIVA

Da ideia de paisagem, que expressa um espaço, à dimensão global das dinâmicas socioespaciais, a região é um dos mais importantes e significativos conceitos da Ciência Geográfica. Região natural, região-geográfica ou região-paisagem, região homogênea, funcional, de planejamento; região global são apenas algumas das terminologias utilizadas. A importância destas leituras está em entender as articulações presentes nos espaços regionais. Como importância, esta disciplina se destaca por ser uma das bases de fundamentação teórica do curso, juntamente com Teoria e Método e História do Pensamento Geográfico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de região, sua diversidade, importância e aplicabilidade na ciência geográfica.

Objetivos Específicos:

1. Entender os principais conceitos de região desenvolvidos no pensamento geográfico.
2. Inter-relacionar os fundamentos filosóficos da ciência Geográfica e o conceito de região e regionalização.
3. Refletir sobre a regionalização do território brasileiro tendo em vista os conceitos e conteúdos socioespaciais e políticos.

4. Analisar as principais regionalizações realizadas no território brasileiro.
5. Contribuir para a formação de uma consciência profissional que conduza o estudante à pesquisa em assuntos regionais.
6. Desenvolver questionamentos de natureza teórico-conceitual acerca da inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

 

PROGRAMA

1. Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica.

1.1. Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica.

1.2. Conceitos de região, seus pressupostos filosóficos e metodológicos no pensamento geográfico: da região natural aos ecossistemas; da região lablachiana à identidade regional; da região funcional ao planejamento regional.

2. A questão da regionalização

2.1. Conceituação

2.2. Regionalização como classificação.

2.3. Regionalização como instrumento de ação.

2.4. A relevância da questão regional e os processos de regionalização: escalas e relações sociais.

3. Regionalização do território brasileiro

3.1. Formação do espaço brasileiro e as desigualdades regionais.

3.2. Gênese e evolução da divisão político-administrativa: conceitos, métodos e realidades.

4. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional

4.1. O conceito de região na economia.

4.2. Dinâmica espacial e questão regional: as origens das disparidades territoriais de renda.

4.3. Análise regional como método de diferenciação do espaço geográfico.

4.4. Os critérios de diferenciação regional: homogeneidade, polarização e planejamento.

4.5. Aplicações da análise regional em distintas escalas geográficas: regiões de planejamento, regiões geoeconômicas.

5. Perspectivas contemporâneas da geografia regional

5.1. Região no contexto da contemporaneidade: Globalização e fragmentação territorial, redes e blocos de poder na regionalização do mundo contemporânea

5.2. Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

5.3. Regionalismos políticos e a questão das etnias e novas tecnologias e reordenamento territorial

 

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

Caso haja problemas técnicos com a plataforma Google, outra plataforma será selecionada.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, somente através de e-mail ou reuniões individuais através da plataforma Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

Serão ministradas 32 (trinta e duas) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas utilizando as plataformas Google Meet;
As atividades síncronas serão realizadas às segundas-feiras, das 18h às 22h30m

OBSERVAÇÃO: Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art. 8º e Art. 9º, § 1º, da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia.)

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA
28 (vinte e oito) horas-aula, através de atividades utilizando-se a plataforma Google Classroom. (https://cutt.ly/FaVRGHD)

INFORMAÇÕES DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO Nº 7/2020 DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO
a) Atividades síncronas: 20 horas
Horários das atividades síncronas: segunda-feira, das 8h às 10h (exceto os dias 10/08 e 05/10)
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: plataforma Google Meet

b) Atividades assíncronas: 40 horas
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Google Classroom (https://cutt.ly/FaVRGHD)
Endereço web de localização dos arquivos: Google Drive (https://cutt.ly/gaVRQUT)

c) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: Google Drive (https://cutt.ly/gaVRQUT)
Material de apoio a ser utilizado: está disponível nos sites institucionais do IBGE, IPEA, de periódicos eletrônicos nacionais, bando de teses das universidades brasileiras e canais do YouTube (Centro Celso Furtado, Agência Ippur, Nepes-Geografia, Instituto de Economia da Unicamp, Observatório das Metrópoles, Observatório Observa DR)

6.1. Atividades Síncronas – atividades teóricas

Semana

Data

Horário

Atividade (Nome ou Descrição)

Plataforma de TI

01

10.08

19h – 20h40m

Apresentação da disciplina

https://meet.google.com/pyi-woqy-iih

20h50m – 22h30m

Exposição do ponto 1

https://meet.google.com/agg-teyx-ieg

02

17.08

19h– 22h30m

Exposição do ponto 2

https://meet.google.com/ewh-adbu-ukc

03

24.08

19h– 22h30m

Exposição do ponto 3.1

https://meet.google.com/czm-jmva-zuo

04

31.08

19h– 22h30m

Exposição do ponto 3.2

https://meet.google.com/gzf-naii-ydq

05

07.09

FERIADO

06

14.09

19h– 22h30m

Exposição do ponto 4.1 e 4.2

https://meet.google.com/dgd-scrt-uhz

07

21.09

19h– 22h30m

Exposição do ponto 4.3 e 4.4

https://meet.google.com/iqp-cpnr-dwa

08

28.09

19h– 22h30m

Exposição do ponto 4.5

https://meet.google.com/fwg-baho-vbp

09

05.10

19h – 20h40m

Exposição do ponto 5

https://meet.google.com/prz-zqqv-cgi

20h50m – 22h30m

Avaliação Final

https://meet.google.com/age-mfsc-cga


6.2. Atividades Assíncronas

Semana

Atividade (Nome ou Descrição)

Plataforma de TI

Endereço web dos arquivos

(bibliografia e material)

01

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica

Google Classroom

As atividades serão postas semanalmente no endereço eletrônico da disciplina no GoogleClassroom

02

A questão da regionalização

03

Regionalização do território brasileiro

04

05

Regiões, regionalismos e métodos de análise regional

06

07

08

Perspectivas contemporâneas da geografia regional

09

 

AVALIAÇÃO

Todas as avaliações deverão ser enviadas SOMENTE para o email da disciplina (antoniodisciplinasgeo@gmail.com) ou para a  Plataforma Classroom;

1ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: até meia-noite de 31/08/2020

Entrega do resultado: 14/09/2020

Elaboração individual de uma síntese dos conceitos e processos trabalhados nas obras de Roberto Lobato Correa e de Rogério Haesbaert.

 

2ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: até meia-noite de 21/09/2020

Entrega do resultado: 05/10/2020

Elaboração individual de uma síntese dos conceitos, propostas e regionalizações do território.

 

3ª avaliação: 40 pontos - Data limite de entrega: até meia-noite de 05/10/2020

Entrega do resultado: 09/10/2020

Elaboração em grupos de até três aluno(a)s (em formato digital pdf) de uma análise comparativa das regionalizações território brasileiro, apresentadas no site do IBGE (https://cutt.ly/PaVTTot)

 

4ª avaliação: 20 pontos - Data 05/10/2020

Horário: 20h50 -22h30m

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/6494354/Roberto_Lobato_Corr%C3%AAa_Regi%C3%A3o_e_Organiza%C3%A7%C3%A3o_Espacial?auto=download

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. Disponível em: http://pdfhumanidades.com/sites/default/files/apuntes/Rog%C3%A9rio%20Haesbaert%20-%20Regional-Global.pdf

LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil, Século XXI – por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/43187259/BRASIL_S%C3%89CULO_XXI_por_uma_nova_regionaliza%C3%A7%C3%A3o_agentes_processos_escalas

Complementar

CONTEL, Fabio Betioli, As divisões regionais do IBGE no século XX (1942, 1970 e 1990), Terra Brasilis (Nova Série) [Online], 3|2014.URL: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/990

CORREA, Roberto Lobato. Algumas considerações sobre análise regional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 49, n.4, out/dez., 1987, pp.47-52. URL: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1987_v49_n4.pdf

CORREA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 57, n.3, jul/set, 1995. pp.21-28. URL: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1995_v57_n3.pdf

DUARTE, A. C. et al. O conceito de totalidade aplicado à identificação de uma região. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, p. 99-106, abr./jun. 1988. URL: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1988_v50_n2.pdf

DUARTE, Aluizio Capdeville. Projeto : transformações na divisão territorial do Brasil após 1940 e a produção do espaço geográfico : relatório de pesquisa - 1984.. URL: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv84471.pdf

VAINER, Carlos. Regionalismos e projeto nacional: uma reflexão sobre regionalismos velhos e novos. Cadernos IPPUR/UFRJ, ano VII, n.2, set. 1993, pp. 21-34. URL: https://revistas.ufrj.br/index.php/ippur/issue/viewFile/267/75

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2020, às 17:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2157768 e o código CRC 42E668BB.




Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2157768